Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25502 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_5a33468ae22f935600a95fa98c0c1641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/25502 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-IIIDislexia, criançaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraDe forma a caracterizar o perfil cognitivo das crianças com dislexia e, em simultâneo, analisar a validade discriminante de alguns perfis de resultados observados na WISC-III, que poderão atuar como marcadores auxiliares no diagnóstico da dislexia, comparou-se o desempenho intelectual de 30 crianças com Dislexia de Desenvolvimento (DD) e 30 crianças normoleitoras. Os resultados obtidos sugerem diferenças no perfil cognitivo das crianças com dislexia de desenvolvimento, que denunciam um conjunto de alterações em funções mentais específicas, que se poderão traduzir num perfil de desenvolvimento intelectual diferenciado e que poderá ter algum valor clínico.In order to characterize the cognitive profile of children with dyslexia and simultaneously analyze the discriminant validity of some observed results profiles on WISC-III, which may act as auxiliary markers in the diagnosis of dyslexia, we compared the intellectual performance of 30 children with Development Dyslexia (DD) and 30 normal readerchildren. The results obtained suggest differences in the cognitive profile of the children with developmental dyslexia, denouncing a number of changes in specific mental functions, which could result in a differentiated profile of intellectual development and may have some clinical value.2013-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25502http://hdl.handle.net/10316/25502TID:201443635porNeves, Carolina Filipa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:26.375144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III |
title |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III |
spellingShingle |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III Neves, Carolina Filipa dos Santos Dislexia, criança |
title_short |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III |
title_full |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III |
title_fullStr |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III |
title_full_unstemmed |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III |
title_sort |
Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III |
author |
Neves, Carolina Filipa dos Santos |
author_facet |
Neves, Carolina Filipa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Carolina Filipa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia, criança |
topic |
Dislexia, criança |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/25502 http://hdl.handle.net/10316/25502 TID:201443635 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/25502 |
identifier_str_mv |
TID:201443635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133774651326464 |