Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andreia Patrícia Pereira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/156
http://hdl.handle.net/20.500.11816/156
Resumo: A verdadeira influência dos processos cerebrais na Dislexia permanece, actualmente, pouco investigada, no contexto nacional e internacional ainda que nos últimos anos tenha vindo a ser alvo de alguma notoriedade. É indispensável uma evolução na compreensão de todas as dinâmicas associadas a este processo para que se inicie um diagnóstico precoce e, neste sentido uma intervenção multidisciplinar mais focalizada a nível cognitivo. Este trabalho integra um estudo empírico, cujo objectivo é avaliar as implicações que as funções cerebrais anteriores, como a memória e a atenção e as posteriores, como a percepção, apresentam para a dislexia de desenvolvimento. Para o efeito, procedeu-se à aplicação de quatro subprovas da Visual Object and Space Perception Battery (VOSP), das subprovas Pesquisa de Símbolos, parte B e Memória de Dígitos da WISC-III, do Test de Aprendizaje Verbal España – Complutense Infantil (TAVECI), do Test de los Cinco Dígitos, do Trail Making Test parte A e B, e do Test de Exploración de Dislexia Específica (TEDE). A VOSP avalia a capacidade visuo-perceptual, nomeadamente a percepção espacial e de objectos. A subprova Pesquisa de Símbolos parte B apela a uma boa capacidade de discriminação perceptiva. Depende da capacidade de atenção visual e da memória de trabalho. A subprova Memória de Dígitos está associada ao processamento verbal auditivo. A Memória de Dígitos na Ordem Directa avalia a memória auditiva sequencial e na Ordem Inversa mede a capacidade de memória de trabalho. O Trail Making Test é composto por duas partes: A e B e, globalmente avalia a flexibilidade mental, a destreza motora, bem como a memória operacional e visual. O TAVECI avalia os componentes do sistema que sustenta as habilidades de aprendizagem e a memória infantil. Permite assim avaliar a curva e a estabilidade da aprendizagem, a retenção da informação a curto e a longo prazo, o uso de estratégias de aprendizagem e a susceptibilidade à interferência. O Test de los Cinco Dígitos pretende avaliar a eficiência e a alternância mental do sujeito, bem como a sua velocidade de processamento. Finalmente, o TEDE, determina o nível de leitura de crianças, sobre a base da leitura em complexidade crescente e explora sinais disléxicos na leitura oral. Terminada a recolha e posterior tratamento de dados, comprovamos que os dois grupos apresentam diferenças estatisticamente significativas na concretização de múltiplas provas. Este acontecimento poderá então reflectir uma grande influência de processos atencionais, mnésicos e de percepção na dislexia de desenvolvimento.
id RCAP_0479dc255780a63138e471d3f6da2df1
oai_identifier_str oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimentodislexia de desenvolvimentomemóriaatençãopercepçãoA verdadeira influência dos processos cerebrais na Dislexia permanece, actualmente, pouco investigada, no contexto nacional e internacional ainda que nos últimos anos tenha vindo a ser alvo de alguma notoriedade. É indispensável uma evolução na compreensão de todas as dinâmicas associadas a este processo para que se inicie um diagnóstico precoce e, neste sentido uma intervenção multidisciplinar mais focalizada a nível cognitivo. Este trabalho integra um estudo empírico, cujo objectivo é avaliar as implicações que as funções cerebrais anteriores, como a memória e a atenção e as posteriores, como a percepção, apresentam para a dislexia de desenvolvimento. Para o efeito, procedeu-se à aplicação de quatro subprovas da Visual Object and Space Perception Battery (VOSP), das subprovas Pesquisa de Símbolos, parte B e Memória de Dígitos da WISC-III, do Test de Aprendizaje Verbal España – Complutense Infantil (TAVECI), do Test de los Cinco Dígitos, do Trail Making Test parte A e B, e do Test de Exploración de Dislexia Específica (TEDE). A VOSP avalia a capacidade visuo-perceptual, nomeadamente a percepção espacial e de objectos. A subprova Pesquisa de Símbolos parte B apela a uma boa capacidade de discriminação perceptiva. Depende da capacidade de atenção visual e da memória de trabalho. A subprova Memória de Dígitos está associada ao processamento verbal auditivo. A Memória de Dígitos na Ordem Directa avalia a memória auditiva sequencial e na Ordem Inversa mede a capacidade de memória de trabalho. O Trail Making Test é composto por duas partes: A e B e, globalmente avalia a flexibilidade mental, a destreza motora, bem como a memória operacional e visual. O TAVECI avalia os componentes do sistema que sustenta as habilidades de aprendizagem e a memória infantil. Permite assim avaliar a curva e a estabilidade da aprendizagem, a retenção da informação a curto e a longo prazo, o uso de estratégias de aprendizagem e a susceptibilidade à interferência. O Test de los Cinco Dígitos pretende avaliar a eficiência e a alternância mental do sujeito, bem como a sua velocidade de processamento. Finalmente, o TEDE, determina o nível de leitura de crianças, sobre a base da leitura em complexidade crescente e explora sinais disléxicos na leitura oral. Terminada a recolha e posterior tratamento de dados, comprovamos que os dois grupos apresentam diferenças estatisticamente significativas na concretização de múltiplas provas. Este acontecimento poderá então reflectir uma grande influência de processos atencionais, mnésicos e de percepção na dislexia de desenvolvimento.2011-11-04T10:59:32Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/156http://hdl.handle.net/20.500.11816/156porPinto, Andreia Patrícia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:58:29Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:57.741223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
title Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
spellingShingle Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
Pinto, Andreia Patrícia Pereira
dislexia de desenvolvimento
memória
atenção
percepção
title_short Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
title_full Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
title_fullStr Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
title_full_unstemmed Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
title_sort Perfil neurocognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento
author Pinto, Andreia Patrícia Pereira
author_facet Pinto, Andreia Patrícia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Andreia Patrícia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv dislexia de desenvolvimento
memória
atenção
percepção
topic dislexia de desenvolvimento
memória
atenção
percepção
description A verdadeira influência dos processos cerebrais na Dislexia permanece, actualmente, pouco investigada, no contexto nacional e internacional ainda que nos últimos anos tenha vindo a ser alvo de alguma notoriedade. É indispensável uma evolução na compreensão de todas as dinâmicas associadas a este processo para que se inicie um diagnóstico precoce e, neste sentido uma intervenção multidisciplinar mais focalizada a nível cognitivo. Este trabalho integra um estudo empírico, cujo objectivo é avaliar as implicações que as funções cerebrais anteriores, como a memória e a atenção e as posteriores, como a percepção, apresentam para a dislexia de desenvolvimento. Para o efeito, procedeu-se à aplicação de quatro subprovas da Visual Object and Space Perception Battery (VOSP), das subprovas Pesquisa de Símbolos, parte B e Memória de Dígitos da WISC-III, do Test de Aprendizaje Verbal España – Complutense Infantil (TAVECI), do Test de los Cinco Dígitos, do Trail Making Test parte A e B, e do Test de Exploración de Dislexia Específica (TEDE). A VOSP avalia a capacidade visuo-perceptual, nomeadamente a percepção espacial e de objectos. A subprova Pesquisa de Símbolos parte B apela a uma boa capacidade de discriminação perceptiva. Depende da capacidade de atenção visual e da memória de trabalho. A subprova Memória de Dígitos está associada ao processamento verbal auditivo. A Memória de Dígitos na Ordem Directa avalia a memória auditiva sequencial e na Ordem Inversa mede a capacidade de memória de trabalho. O Trail Making Test é composto por duas partes: A e B e, globalmente avalia a flexibilidade mental, a destreza motora, bem como a memória operacional e visual. O TAVECI avalia os componentes do sistema que sustenta as habilidades de aprendizagem e a memória infantil. Permite assim avaliar a curva e a estabilidade da aprendizagem, a retenção da informação a curto e a longo prazo, o uso de estratégias de aprendizagem e a susceptibilidade à interferência. O Test de los Cinco Dígitos pretende avaliar a eficiência e a alternância mental do sujeito, bem como a sua velocidade de processamento. Finalmente, o TEDE, determina o nível de leitura de crianças, sobre a base da leitura em complexidade crescente e explora sinais disléxicos na leitura oral. Terminada a recolha e posterior tratamento de dados, comprovamos que os dois grupos apresentam diferenças estatisticamente significativas na concretização de múltiplas provas. Este acontecimento poderá então reflectir uma grande influência de processos atencionais, mnésicos e de percepção na dislexia de desenvolvimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04T10:59:32Z
2011-01-01T00:00:00Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/156
http://hdl.handle.net/20.500.11816/156
url https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/156
http://hdl.handle.net/20.500.11816/156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131643874639872