Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Sara Lopes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Daniel, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6
Resumo: O objectivo deste artigo é descrever os instrumentos de medida utilizados na avaliação da satisfação profissional dos docentes. A pesquisa é baseada em estudos desenvolvidos, nesta área, em dois estabelecimentos de ensino superior público e privado de Coimbra (Universidade de Coimbra e Instituto Superior Miguel, respectivamente). Os estudos em causa avaliam a satisfação profissional com recurso a instrumentos de medida padronizados ou não (abordagem quantitativa) e amostras de professores, com relevância, no primeiro caso, para o Teacher Job Satisfaction Questionnaire. Teacher Professional Satisfaction: An Approach to Measurement Tools The purpose of this article is to describe the measuring instruments used in the evaluation of teacher professional satisfaction. The research is based on studies on this theme developed in public and private higher education institutions of Coimbra (University of Coimbra and Instituto Superior Miguel Torga, respectively). The studies under consideration evaluate professional satisfaction using patterned measuring instruments or not (quantitative approach) and samples of teachers, especially, in the first case, the Teacher Job Satisfaction Questionnaire.Keywords: Work; job satisfaction; teachers; research; measuring instruments. 
id RCAP_00311e6cf3e83f5102a5b34d54ebeb63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medidatrabalhosatisfação no trabalhodocentesinvestigaçãoinstrumentos de medidaO objectivo deste artigo é descrever os instrumentos de medida utilizados na avaliação da satisfação profissional dos docentes. A pesquisa é baseada em estudos desenvolvidos, nesta área, em dois estabelecimentos de ensino superior público e privado de Coimbra (Universidade de Coimbra e Instituto Superior Miguel, respectivamente). Os estudos em causa avaliam a satisfação profissional com recurso a instrumentos de medida padronizados ou não (abordagem quantitativa) e amostras de professores, com relevância, no primeiro caso, para o Teacher Job Satisfaction Questionnaire. Teacher Professional Satisfaction: An Approach to Measurement Tools The purpose of this article is to describe the measuring instruments used in the evaluation of teacher professional satisfaction. The research is based on studies on this theme developed in public and private higher education institutions of Coimbra (University of Coimbra and Instituto Superior Miguel Torga, respectively). The studies under consideration evaluate professional satisfaction using patterned measuring instruments or not (quantitative approach) and samples of teachers, especially, in the first case, the Teacher Job Satisfaction Questionnaire.Keywords: Work; job satisfaction; teachers; research; measuring instruments. Instituto Superior Miguel Torga2009-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 16Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 16Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 162184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6/7Borges, Sara LopesDaniel, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T19:44:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:48.635554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
title Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
spellingShingle Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
Borges, Sara Lopes
trabalho
satisfação no trabalho
docentes
investigação
instrumentos de medida
title_short Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
title_full Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
title_fullStr Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
title_full_unstemmed Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
title_sort Satisfação Profissional dos Docentes: Uma Abordagem sobre Instrumentos de Medida
author Borges, Sara Lopes
author_facet Borges, Sara Lopes
Daniel, Fernanda
author_role author
author2 Daniel, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Sara Lopes
Daniel, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho
satisfação no trabalho
docentes
investigação
instrumentos de medida
topic trabalho
satisfação no trabalho
docentes
investigação
instrumentos de medida
description O objectivo deste artigo é descrever os instrumentos de medida utilizados na avaliação da satisfação profissional dos docentes. A pesquisa é baseada em estudos desenvolvidos, nesta área, em dois estabelecimentos de ensino superior público e privado de Coimbra (Universidade de Coimbra e Instituto Superior Miguel, respectivamente). Os estudos em causa avaliam a satisfação profissional com recurso a instrumentos de medida padronizados ou não (abordagem quantitativa) e amostras de professores, com relevância, no primeiro caso, para o Teacher Job Satisfaction Questionnaire. Teacher Professional Satisfaction: An Approach to Measurement Tools The purpose of this article is to describe the measuring instruments used in the evaluation of teacher professional satisfaction. The research is based on studies on this theme developed in public and private higher education institutions of Coimbra (University of Coimbra and Instituto Superior Miguel Torga, respectively). The studies under consideration evaluate professional satisfaction using patterned measuring instruments or not (quantitative approach) and samples of teachers, especially, in the first case, the Teacher Job Satisfaction Questionnaire.Keywords: Work; job satisfaction; teachers; research; measuring instruments. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6
url https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6
https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/6/7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Miguel Torga
dc.source.none.fl_str_mv Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 16
Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 16
Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 16
2184-3929
0873-0725
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130362958315520