Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.13918 |
Resumo: | Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram — após a Segunda Guerra Mundial — a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la. Palavras-chave: Ensino público; Fracasso escolar; História da educação; Escola pública |
id |
RCAP_0034be238244ebb588d05d71cda46539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatóriaArtigosEste estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram — após a Segunda Guerra Mundial — a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la. Palavras-chave: Ensino público; Fracasso escolar; História da educação; Escola públicaInstituto de Educação - Universidade do Minho2018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13918por2183-04520871-9187Barroso, Geraldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:18Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:02.108821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória |
title |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória |
spellingShingle |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória Barroso, Geraldo Artigos |
title_short |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória |
title_full |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória |
title_fullStr |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória |
title_full_unstemmed |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória |
title_sort |
Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória |
author |
Barroso, Geraldo |
author_facet |
Barroso, Geraldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso, Geraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram — após a Segunda Guerra Mundial — a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la. Palavras-chave: Ensino público; Fracasso escolar; História da educação; Escola pública |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.13918 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.13918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130225902092288 |