Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomaz, Guilherme Mendes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bettoni, Eduardo Michelotti, Biz, Alexandre Augusto, Santos, Clara Kamila Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11547
Resumo: The present paper aims to present social media content mining methodologies, its challenges and analyze Knowledge Discovery in Databases (KDD) models. Social media has brought significant changes in tourism, particularly the User Generated Content (UGC). With the exponential growth of online data, social media has become a potential source of relevant information and knowledge to organizational decision making. In this scenario, content mining is considered a challenging activity that requires the development of new techniques and tools to collect and transform in a fast and automated manner, a large volume of data into knowledge. This exploratory study was grounded in papers and researches of Science and Information Management, Information Systems, Technology and Internet, Computer Science, InformationRetrieval and Data Mining areas. The result was the development of a social media content mining methodology to assist in the management of tourist destinations.  
id RCAP_003a481b9a7c547167cc1388b580b254
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/11547
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológicaThe present paper aims to present social media content mining methodologies, its challenges and analyze Knowledge Discovery in Databases (KDD) models. Social media has brought significant changes in tourism, particularly the User Generated Content (UGC). With the exponential growth of online data, social media has become a potential source of relevant information and knowledge to organizational decision making. In this scenario, content mining is considered a challenging activity that requires the development of new techniques and tools to collect and transform in a fast and automated manner, a large volume of data into knowledge. This exploratory study was grounded in papers and researches of Science and Information Management, Information Systems, Technology and Internet, Computer Science, InformationRetrieval and Data Mining areas. The result was the development of a social media content mining methodology to assist in the management of tourist destinations.  No presente artigo objetivou-se apresentar as metodologias de mineração de conteúdos em mídias sociais e seus os desafios, além de analisar modelos de descoberta de conhecimento (Knowledge Discovery in Databases – KDD). As mídias sociais provocaram mudanças significativas na atividade turística, principalmente em relação aos conteúdos gerados por usuários (User Generated Conten – UGC). A expansão exponencial de dados online fez com que as mídias sociais se tornassem uma potencial fonte de informações e conhecimentos relevantes para a tomada de decisão organizacional. Nesse cenário, a mineração de conteúdo é considerada uma atividade desafiadora e exige o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas capazes de coletar e transformar, de forma rápida e automatizada, um grande volume dedados em conhecimento. Este estudo exploratório de base documental e bibliográfica foi alicerçado em artigos científicos das áreas de Ciência e Gestão da Informação, Sistemas de Informação, Tecnologia e Internet, Ciência da Computação, Recuperação de Informação e Mineração de Dados. O resultado foi a proposição de uma metodologia de mineração de conteúdos em mídias sociais para auxiliar na gestão de destinos turísticos.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2014-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11547oai:proa.ua.pt:article/11547Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 21/22 (2014); 223-235Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 21/22 (2014); 223-2352182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11547https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11547https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11547/7575https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessThomaz, Guilherme MendesBettoni, Eduardo MichelottiBiz, Alexandre AugustoSantos, Clara Kamila Batista2022-09-26T10:56:53Zoai:proa.ua.pt:article/11547Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:37.047969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
title Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
spellingShingle Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
Thomaz, Guilherme Mendes
title_short Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
title_full Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
title_fullStr Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
title_full_unstemmed Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
title_sort Mineração de conteúdos em mídias sociais: uma construção metodológica
author Thomaz, Guilherme Mendes
author_facet Thomaz, Guilherme Mendes
Bettoni, Eduardo Michelotti
Biz, Alexandre Augusto
Santos, Clara Kamila Batista
author_role author
author2 Bettoni, Eduardo Michelotti
Biz, Alexandre Augusto
Santos, Clara Kamila Batista
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomaz, Guilherme Mendes
Bettoni, Eduardo Michelotti
Biz, Alexandre Augusto
Santos, Clara Kamila Batista
description The present paper aims to present social media content mining methodologies, its challenges and analyze Knowledge Discovery in Databases (KDD) models. Social media has brought significant changes in tourism, particularly the User Generated Content (UGC). With the exponential growth of online data, social media has become a potential source of relevant information and knowledge to organizational decision making. In this scenario, content mining is considered a challenging activity that requires the development of new techniques and tools to collect and transform in a fast and automated manner, a large volume of data into knowledge. This exploratory study was grounded in papers and researches of Science and Information Management, Information Systems, Technology and Internet, Computer Science, InformationRetrieval and Data Mining areas. The result was the development of a social media content mining methodology to assist in the management of tourist destinations.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11547
oai:proa.ua.pt:article/11547
url https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11547
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/11547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11547
https://doi.org/10.34624/rtd.v2i21/22.11547
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/11547/7575
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 2 No 21/22 (2014); 223-235
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 2 n.º 21/22 (2014); 223-235
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130518026977280