O percurso escolar de um aluno com trissomia 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Armando Jorge Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23697
Resumo: Com o presente relatório reflexivo pretende-se descrever o percurso escolar de um aluno com Trissomia 21 (T21), na perspetiva de um professor de Educação Especial (EE). Trata-se de um caminho a dois, no qual é descrito o percurso de ambos e qual foi o momento em que se cruzaram. Para que a descrição do caminho fosse clarividente e sensata, foi necessário entender alguns fatores extrínsecos ao dito percurso formal, e perceber como o influenciaram. Ao longo do caminho, de outra forma não poderia ser, esteve sempre presente, não o conceito de inclusão, porque palavras “leva-as o vento”, mas a inclusão aplicada no terreno, neste caso concreto a todos os níveis através de um vínculo entre escola e sociedade. Esta realidade só foi possível com o envolvimento da família, escola, colegas e com a aplicação da legislação dando cumprimento ao Decreto - Lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro e à Portaria n.º 201-C/2015, de 10 de junho. Desta forma, e com a inclusão aplicada no terreno, predomina a abertura face às diferenças e ao direito à igualdade de oportunidades numa sociedade, em que o aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE) tem imperiosamente direito a estar incluído na “multidão social”. É esta inclusão que vai dissipar diferenças, originar oportunidades e dignificar a condição humana. Palavras-chave: Inclusão, Escola, Necessidades Educativas Especiais, Trissomia 21 (T21), Transição para a Vida Pós - Escolar (TVPE).
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