A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Jorge Felgueiras de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1815
Resumo: Numa sociedade cada vez mais globalizada e a atravessar desafios constantes na área do ambiente, é desejável que o currículo que os alunos desenvolvem na escola englobe temáticas que contribuam para uma efetiva educação ambiental. Para implementar este estudo, a metodologia seguida baseou-se na investigação-ação, centrada nas práticas da Educação Artística do 2º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se numa turma do 6º ano de escolaridade, no Colégio do Minho, do concelho de Viana do Castelo, com a participação do professor/ investigador e de um professor colaborante. Os resultados desta investigação sugerem que, o recurso à técnica do “aprender fazendo”, contribui significativamente como ferramenta cognitiva para aquisição e mobilização de conceitos e um conhecimento mais profundo dos alunos sobre formas de preservação ambiental. No balanço das atividades observou-se nos alunos uma maior preocupação e responsabilidade com a temática do ambiente abrindo, dessa forma, perspetiva de uma alteração de comportamentos podendo através de gestos simples contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental.
id RCAP_00581b232952c44ccfa60c6cce0ca8d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação artística na escola: Projeto de educação ambientalEducação artísticaEducação ambientalArtistic educationEnvironmental educationNuma sociedade cada vez mais globalizada e a atravessar desafios constantes na área do ambiente, é desejável que o currículo que os alunos desenvolvem na escola englobe temáticas que contribuam para uma efetiva educação ambiental. Para implementar este estudo, a metodologia seguida baseou-se na investigação-ação, centrada nas práticas da Educação Artística do 2º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se numa turma do 6º ano de escolaridade, no Colégio do Minho, do concelho de Viana do Castelo, com a participação do professor/ investigador e de um professor colaborante. Os resultados desta investigação sugerem que, o recurso à técnica do “aprender fazendo”, contribui significativamente como ferramenta cognitiva para aquisição e mobilização de conceitos e um conhecimento mais profundo dos alunos sobre formas de preservação ambiental. No balanço das atividades observou-se nos alunos uma maior preocupação e responsabilidade com a temática do ambiente abrindo, dessa forma, perspetiva de uma alteração de comportamentos podendo através de gestos simples contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental.In an increasingly globalized society, and through constant challenges in the area of environment, it is desirable that the curriculum that students develop in school encompasses themes that contribute to effective environmental education. To implement this study, the methodology used was based on action-research, and was centered on artistic education practices in the 2nd cycle of basic education. Developed a class of 6th grade, the College of Minho, in the municipality of Viana do Castelo, with the participation of the teacher/ researcher and a collaborating teacher. The results of this investigation suggest that the use of the technique of "learning by doing", contributes significantly student as a cognitive tool for the acquisition of concepts and a deeper knowledge of the students on ways After the activities we observed a greater environment concern and responsability, in students, leading to a prospect of a change in behavior that, through simple gestures can contribute to greater environmental sustainability.2017-03-28T13:42:05Z2016-08-05T00:00:00Z2016-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1815TID:201667550porCarvalho, Jorge Felgueiras deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:07Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:38.815447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
title A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
spellingShingle A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
Carvalho, Jorge Felgueiras de
Educação artística
Educação ambiental
Artistic education
Environmental education
title_short A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
title_full A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
title_fullStr A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
title_full_unstemmed A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
title_sort A Educação artística na escola: Projeto de educação ambiental
author Carvalho, Jorge Felgueiras de
author_facet Carvalho, Jorge Felgueiras de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Jorge Felgueiras de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação ambiental
Artistic education
Environmental education
topic Educação artística
Educação ambiental
Artistic education
Environmental education
description Numa sociedade cada vez mais globalizada e a atravessar desafios constantes na área do ambiente, é desejável que o currículo que os alunos desenvolvem na escola englobe temáticas que contribuam para uma efetiva educação ambiental. Para implementar este estudo, a metodologia seguida baseou-se na investigação-ação, centrada nas práticas da Educação Artística do 2º Ciclo do Ensino Básico. Desenvolveu-se numa turma do 6º ano de escolaridade, no Colégio do Minho, do concelho de Viana do Castelo, com a participação do professor/ investigador e de um professor colaborante. Os resultados desta investigação sugerem que, o recurso à técnica do “aprender fazendo”, contribui significativamente como ferramenta cognitiva para aquisição e mobilização de conceitos e um conhecimento mais profundo dos alunos sobre formas de preservação ambiental. No balanço das atividades observou-se nos alunos uma maior preocupação e responsabilidade com a temática do ambiente abrindo, dessa forma, perspetiva de uma alteração de comportamentos podendo através de gestos simples contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-05T00:00:00Z
2016-08-05
2017-03-28T13:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1815
TID:201667550
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1815
identifier_str_mv TID:201667550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131522531328000