O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, José Manuel da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1538
Resumo: Numa sociedade cada vez mais regida pelo paradigma económico, em que se valoriza cada vez mais a competitividade e o individualismo, a educação artística assume, no contexto da educação para a cidadania, um papel fulcral na formação do indivíduo e do ser social, através da transmissão e consolidação de valores, tais como a solidariedade, a amizade, a justiça, o pluralismo e o diálogo intercultural, com vista à inclusão, compreensão e tolerância, como princípios reguladores do bom funcionamento das sociedades democráticas. Assim, a presente dissertação apresenta um estudo no âmbito da educação, partindo da construção de um projeto artístico, desenvolvido em contexto escolar, por um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valdevez, sob a orientação de uma equipa pedagógica, formada por docentes e técnicos daquele estabelecimento. Partindo do pressuposto que a formação da personalidade e o desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos devem constituir uma preocupação das entidades reguladoras do sistema educativo, cabendo a responsabilidade a todos os atores educativos envolverem-se neste processo, este estudo tem como enfoque principal a descrição e avaliação das práticas pedagógicas e os seus efeitos resultantes da construção de um espetáculo musical e teatral. O tipo de metodologia utilizado é o estudo de caso. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando o questionário por inquérito e a entrevista. Os resultados obtidos comprovam que o projeto artístico serve de instrumento valioso no processo de aquisição de saberes, promoção de destrezas e afetos no contexto particular do ensino profissional, contribuindo para a formação de novos públicos culturais. Neste sentido, pensamos que este estudo é uma proposta válida no panorama da Educação artística capaz de servir de exemplo e orientação para uma melhoria significativa da Educação e exercício de cidadania no mundo atual.
id RCAP_d393fd7dd99ac6301ca4298f5ad7f2af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetosEducação artísticaEducação para a cidadaniaProjeto artísticoAs artes na escolaArtistic educationEducation for citizenshipArtistic projectArts in schoolNuma sociedade cada vez mais regida pelo paradigma económico, em que se valoriza cada vez mais a competitividade e o individualismo, a educação artística assume, no contexto da educação para a cidadania, um papel fulcral na formação do indivíduo e do ser social, através da transmissão e consolidação de valores, tais como a solidariedade, a amizade, a justiça, o pluralismo e o diálogo intercultural, com vista à inclusão, compreensão e tolerância, como princípios reguladores do bom funcionamento das sociedades democráticas. Assim, a presente dissertação apresenta um estudo no âmbito da educação, partindo da construção de um projeto artístico, desenvolvido em contexto escolar, por um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valdevez, sob a orientação de uma equipa pedagógica, formada por docentes e técnicos daquele estabelecimento. Partindo do pressuposto que a formação da personalidade e o desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos devem constituir uma preocupação das entidades reguladoras do sistema educativo, cabendo a responsabilidade a todos os atores educativos envolverem-se neste processo, este estudo tem como enfoque principal a descrição e avaliação das práticas pedagógicas e os seus efeitos resultantes da construção de um espetáculo musical e teatral. O tipo de metodologia utilizado é o estudo de caso. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando o questionário por inquérito e a entrevista. Os resultados obtidos comprovam que o projeto artístico serve de instrumento valioso no processo de aquisição de saberes, promoção de destrezas e afetos no contexto particular do ensino profissional, contribuindo para a formação de novos públicos culturais. Neste sentido, pensamos que este estudo é uma proposta válida no panorama da Educação artística capaz de servir de exemplo e orientação para uma melhoria significativa da Educação e exercício de cidadania no mundo atual.In a society that is ruled, more and more, by an economical paradigm where competitiveness and individualism have become important values, artistic education undertakes, in the context of education for citizenship, an important role in the development of the individual and social being by transmitting and consolidating values like solidarity, friendship, justice, the pluralism of intercultural dialogues that aim for inclusion, understanding and tolerance as principles that ensure a more effective democratic society. Thus, the present dissertation presents a study within the educational field. A project that was developed in school settings by a group of students from a professional course - “Técnico de Apoio Psicossocial” in the school, Agrupamento de Escolas de Valdevez. Under the supervision and orientation of a pedagogical team comprised of teachers and technical experts part of the school staff. Considering the assumption that contributing for a balanced personality and developing creativity should be one of the main concerns of the entities responsible for the educational system, and that all educational participants should be involved in this process, this study focuses primarily on describing and evaluating pedagogical practices and their effects upon the construction of theatrical and musical performance. The methodology used is a study case. The investigation makes use of various instruments to collect data, favoring the survey questionnaire and interviews. The results show that an artistic project is a valuable instrument in the process of acquiring knowledge, developing skills and affections in this specific type of course, contributing for a new, a more educated and cultural audience. Hence, we believe this study is a valid proposition for the educational outlook that may be used as illustration or direction for improved education as well as citizenship in today’s world.2016-04-14T16:36:58Z2013-07-17T00:00:00Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1538porBarros, José Manuel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:32:50Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:59.095945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
title O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
spellingShingle O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
Barros, José Manuel da Silva
Educação artística
Educação para a cidadania
Projeto artístico
As artes na escola
Artistic education
Education for citizenship
Artistic project
Arts in school
title_short O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
title_full O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
title_fullStr O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
title_full_unstemmed O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
title_sort O projeto artístico como instrumento de promoção de saberes, destrezas e afetos
author Barros, José Manuel da Silva
author_facet Barros, José Manuel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, José Manuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação para a cidadania
Projeto artístico
As artes na escola
Artistic education
Education for citizenship
Artistic project
Arts in school
topic Educação artística
Educação para a cidadania
Projeto artístico
As artes na escola
Artistic education
Education for citizenship
Artistic project
Arts in school
description Numa sociedade cada vez mais regida pelo paradigma económico, em que se valoriza cada vez mais a competitividade e o individualismo, a educação artística assume, no contexto da educação para a cidadania, um papel fulcral na formação do indivíduo e do ser social, através da transmissão e consolidação de valores, tais como a solidariedade, a amizade, a justiça, o pluralismo e o diálogo intercultural, com vista à inclusão, compreensão e tolerância, como princípios reguladores do bom funcionamento das sociedades democráticas. Assim, a presente dissertação apresenta um estudo no âmbito da educação, partindo da construção de um projeto artístico, desenvolvido em contexto escolar, por um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valdevez, sob a orientação de uma equipa pedagógica, formada por docentes e técnicos daquele estabelecimento. Partindo do pressuposto que a formação da personalidade e o desenvolvimento da criatividade dos nossos alunos devem constituir uma preocupação das entidades reguladoras do sistema educativo, cabendo a responsabilidade a todos os atores educativos envolverem-se neste processo, este estudo tem como enfoque principal a descrição e avaliação das práticas pedagógicas e os seus efeitos resultantes da construção de um espetáculo musical e teatral. O tipo de metodologia utilizado é o estudo de caso. A investigação neste campo recorre a diversos instrumentos de recolha de dados, privilegiando o questionário por inquérito e a entrevista. Os resultados obtidos comprovam que o projeto artístico serve de instrumento valioso no processo de aquisição de saberes, promoção de destrezas e afetos no contexto particular do ensino profissional, contribuindo para a formação de novos públicos culturais. Neste sentido, pensamos que este estudo é uma proposta válida no panorama da Educação artística capaz de servir de exemplo e orientação para uma melhoria significativa da Educação e exercício de cidadania no mundo atual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-17T00:00:00Z
2013-07-17
2016-04-14T16:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1538
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131515873918976