A consciência sintática: contributo para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Margarida Cláudia Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10375
Resumo: O presente estudo, intitulado Consciência sintática: contributo para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende verificar e descrever o nível de consciência sintática dos alunos do 1.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2011/2012. Tendo por base essa finalidade, o enquadramento teórico encontra-se estruturado em dois capítulos. A primeira parte centra-se nas consciências linguística e metalínguistica, uma vez que remetem para situações distintas de tratamento da linguagem. O prefixo meta- significa “para além de”. Neste sentido, a consciência metalinguística consiste numa reflexão sobre o uso da linguagem. Na segunda parte, procedeu-se ao desenvolvimento de uma das componentes da consciência metalinguística, nomeadamente a consciência sintática, sobretudo no conceito e na aproximação que esta consciência detém em relação à leitura e à escrita. A fim de dar resposta à problemática identificada no nosso estudo, concebeu-se a implementação de um projeto de intervenção didática, composto por quatro sessões, nas quais aplicámos testes. O estudo enquadra-se numa metodologia mista, a saber: quantitativa e qualitativa. A metodologia quantitativa permitiu a elaboração de tabelas e posteriormente de gráficos, com o intuito de quantificar, em percentagem, a realização das tarefas reveladoras do grau de consciência sintática dos alunos; numa fase ulterior, aplicou-se a metodologia qualitativa, com o objetivo de descrever e explicar esses valores. 4 Os resultados mostram que os alunos possuem uma consciência epissintática. Apenas um grupo muito pequeno de alunos tem consciência metasintática, quando se realizam as tarefas. O nível de desempenho dos alunos é diferente ao longo das três tarefas. A tarefa de manipulação foi aquela em que os alunos apresentaram menor dificuldade. Seguiu-se a tarefa de reconstituição, com 50 % de sucesso. A tarefa de supressão foi aquela em que os alunos verificaram maior dificuldade. Deve primar-se pela reflexão e sensibilização em torno da temática da consciência sintática – em todas as componentes – ao serviço da educação. É necessário promover o desenvolvimento desta consciência junto dos alunos, uma vez que as crianças detentoras de uma consciência sintática desenvolvida apresentam melhores resultados nas diversas áreas do 1.º ano. Para além do mais, a Língua Portuguesa, nas vertentes da compreensão e da produção, abrange as restantes áreas.
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Na segunda parte, procedeu-se ao desenvolvimento de uma das componentes da consciência metalinguística, nomeadamente a consciência sintática, sobretudo no conceito e na aproximação que esta consciência detém em relação à leitura e à escrita. A fim de dar resposta à problemática identificada no nosso estudo, concebeu-se a implementação de um projeto de intervenção didática, composto por quatro sessões, nas quais aplicámos testes. O estudo enquadra-se numa metodologia mista, a saber: quantitativa e qualitativa. A metodologia quantitativa permitiu a elaboração de tabelas e posteriormente de gráficos, com o intuito de quantificar, em percentagem, a realização das tarefas reveladoras do grau de consciência sintática dos alunos; numa fase ulterior, aplicou-se a metodologia qualitativa, com o objetivo de descrever e explicar esses valores. 4 Os resultados mostram que os alunos possuem uma consciência epissintática. Apenas um grupo muito pequeno de alunos tem consciência metasintática, quando se realizam as tarefas. O nível de desempenho dos alunos é diferente ao longo das três tarefas. A tarefa de manipulação foi aquela em que os alunos apresentaram menor dificuldade. Seguiu-se a tarefa de reconstituição, com 50 % de sucesso. A tarefa de supressão foi aquela em que os alunos verificaram maior dificuldade. Deve primar-se pela reflexão e sensibilização em torno da temática da consciência sintática – em todas as componentes – ao serviço da educação. É necessário promover o desenvolvimento desta consciência junto dos alunos, uma vez que as crianças detentoras de uma consciência sintática desenvolvida apresentam melhores resultados nas diversas áreas do 1.º ano. Para além do mais, a Língua Portuguesa, nas vertentes da compreensão e da produção, abrange as restantes áreas.The present study, entitled Syntactic awareness: contribution to 1. º Primary School, intends to verify and describe the syntactic awareness level of students from the 1.º year from the 1.º Basic Education Cycle, on a school from the Aveiro’s district in the school year 2011/2012. Based on this purpose, the theoretical framework is structured into two chapters. The first part focuses on the linguistic and metalinguistic awareness, since they refer to different situations of language processing. The prefix meta- means "beyond of". In this sense, the metalinguistic awareness consist on a reflection about the use of language. In the second part, we proceeded to the development of one of the components from metalinguistic awareness, namely the syntactic awareness, mainly on the concept and on the approach that this awareness holds regarding to reading and writing. In order to answer the problematic identified in our study, a didactic intervention project was implemented, consisting on four sessions, in which we applied tests. The study fit into a mixed methodology, namely: quantitative and qualitative. The quantitative methodology allowed the elaboration of tables and posteriorly, graphics in order to quantify in percentage the achievement of tasks that reveal the degree of students syntactic awareness; at a later stage, the qualitative methodology was applied, with the objective of describe and explain these values. 6 The results show that students have an epissyntatic awareness. Only a very small group of students have metasyntatic awareness, when performing the tasks. The students performance level is different across the three tasks. The manipulation task was the one in which students had less difficulty. This was followed by the reconstituting task, with 50% of success. The suppression task was the one in which students had greater difficulty. Must excel up through reflection and sensibilization around the tematic of syntactic awareness - in all components – on the service of education. It is necessary to promote the development of this awareness among students, since children who hold a developed syntactic awareness present better results in the various areas of 1. Grade. Furthermore, the Portuguese Language, in the areas of comprehension and production, covers the remaining areas.Universidade de Aveiro2013-05-08T10:28:43Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10375porSilva, Margarida Cláudia Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:09Zoai:ria.ua.pt:10773/10375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:59.871375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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