Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8461 |
Resumo: | O presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do saber. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura. |
id |
RCAP_005ba1e3bcdd08b0e0aaa8f45c513c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/8461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básicoEnsino de línguasEnsino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)Língua portuguesaEnsino da leituraEstratégias da aprendizagemO presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do saber. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura.The foreseen study aimed to determine the role that the use of certain reading strategies could play in developing skills in reading comprehension in primary school students concerning various content areas. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on tasks involving the use of certain reading strategies: producing strategies before reading, gathering information while reading and validating the hypotheses after reading. This intervention also included tasks promoting the use of knowledge gathered through reading with several purposes. This intervention concerned two content areas: mother tongue and sciences. We collected data on the performance of the primary school students that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that students revealed that the students had improved in reading comprehension, but still had some problems concerning the identification of main ideas in the texts. In parallel, we observed that previous knowledge on the subject played a main role on the use of these reading strategies.Universidade de Aveiro2012-05-07T09:33:01Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8461porRodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:12Zoai:ria.ua.pt:10773/8461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:34.681053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
title |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos Ensino de línguas Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal) Língua portuguesa Ensino da leitura Estratégias da aprendizagem |
title_short |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal) Língua portuguesa Ensino da leitura Estratégias da aprendizagem |
topic |
Ensino de línguas Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal) Língua portuguesa Ensino da leitura Estratégias da aprendizagem |
description |
O presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do saber. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-05-07T09:33:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/8461 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/8461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137507781115904 |