Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zoltowski, Ana Paula Couto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Marco Antonio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261800
Resumo: Estudantes autorregulados tendem a gerenciar suas demandas acadêmicas de modo flexível e crítico a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Foi realizado um estudo de caso coletivo, sendo entrevistados três estudantes de graduação em três momentos distintos durante suas participações em uma intervenção com foco na promoção de competências autorregulatórias. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, seguindo categorias teóricas a partir do ciclo autorregulatório: fase de antecipação, de desempenho e de autorreflexão. Foi possível observar trajetórias particulares de desenvolvimento, caracterizadas pelo papel da autoeficácia como motivadora para proposição de objetivos e de estratégias. Além disso, conforme esperado teoricamente, o desenvolvimento autorregulatório pareceu depender inicialmente de reguladores externos para sua consolidação. Discute-se a importância de se promover feedbacks acadêmicos relacionados não apenas aos resultados das avaliações, mas também ao processo de estudos, para colaborar na construção de um estudante mais autônomo, crítico e autorregulado.
id UFRGS-2_209ff3e64dede86a46b3b92abb051510
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261800
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zoltowski, Ana Paula CoutoTeixeira, Marco Antonio Pereira2023-07-05T03:48:55Z20201413-7372http://hdl.handle.net/10183/261800001169283Estudantes autorregulados tendem a gerenciar suas demandas acadêmicas de modo flexível e crítico a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Foi realizado um estudo de caso coletivo, sendo entrevistados três estudantes de graduação em três momentos distintos durante suas participações em uma intervenção com foco na promoção de competências autorregulatórias. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, seguindo categorias teóricas a partir do ciclo autorregulatório: fase de antecipação, de desempenho e de autorreflexão. Foi possível observar trajetórias particulares de desenvolvimento, caracterizadas pelo papel da autoeficácia como motivadora para proposição de objetivos e de estratégias. Além disso, conforme esperado teoricamente, o desenvolvimento autorregulatório pareceu depender inicialmente de reguladores externos para sua consolidação. Discute-se a importância de se promover feedbacks acadêmicos relacionados não apenas aos resultados das avaliações, mas também ao processo de estudos, para colaborar na construção de um estudante mais autônomo, crítico e autorregulado.Self-regulated learners manage their academic demands in a flexible and critical way in order to achieve their goals. The aim of this research was to understand the development of self-regulated learning in college students. It was conducted a collective case study, with three undergraduate students interviewed at three different times during their participation in an intervention focused on the promotion of self-regulatory skills. Data were analyzed using content analysis, following theoretical categories based on the self-regulation cycle: anticipation, performance and self-reflection phases. Particular development trajectories were observed and self-efficacy was a motivator to propose objectives and strategies. Self-regulated learning seems to initially depend on external regulators for its consolidation. It was noted the importance of promoting academic feedbacks related not only to the results of the evaluations, but also to the process of studies, thus contributing to building a more autonomous, critical and self-regulated learner.Estudiantes autorregulados tienden a gestionar sus demandas académicas de forma flexible y crítico. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación fue comprender el proceso de desarrollo de la autorregulación del aprendizaje en los estudiantes universitarios. Se llevó a cabo un estudio de caso colectivo con tres estudiantes universitarios en tres ocasiones distintas durante su participación en una intervención centrada en la promoción de las habilidades de autorregulación. Los datos se analizaron utilizando análisis de contenido, siguiendo categorías teóricas a partir del ciclo autorregulatorio: fase de anticipación, de desempeño y de autorreflexión. Observaron trayectorias de desarrollo individuales que se caracterizan por el papel de la autoeficacia y la motivación para proponer metas y estrategias. El desarrollo de autorregulación apareció inicialmente depender de los reguladores externos para su consolidación. Se hace hincapié en la importancia de promover evaluaciones académicas relacionadas no sólo con los resultados de las evaluaciones, sino también el proceso de estudios, contribuyendo así a la construcción de un estudiante más autónomo, autorregulado y crítica.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 25 (2020), e47501, 14 f.AutorregulaçãoAprendizagemEstudantes universitáriosDevelopmentSelf-regulationLearningDesarrolloAutorregulaciónAprendizajeDesenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativoDevelopment of self-regulated learning in college students : a qualitative studyDesarrollo del aprendizaje autorregulación en los estudiantes universitarios : un estudio cualitativoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169283.pdf.txt001169283.pdf.txtExtracted Texttext/plain45957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/3/001169283.pdf.txtaf5067ef15f248dddd56ef1dbff28ed6MD53001169283-02.pdf.txt001169283-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain43727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/4/001169283-02.pdf.txt3f25a5b883420062b16d53e9779e4c67MD54ORIGINAL001169283.pdfTexto completoapplication/pdf246728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/1/001169283.pdfb6b98935b022441de98b9e6f8d9d8168MD51001169283-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf244656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/2/001169283-02.pdfcaa8c989adaca0fe9f59085b5ed63e87MD5210183/2618002023-07-06 03:53:35.149208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Development of self-regulated learning in college students : a qualitative study
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Desarrollo del aprendizaje autorregulación en los estudiantes universitarios : un estudio cualitativo
title Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
spellingShingle Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
Zoltowski, Ana Paula Couto
Autorregulação
Aprendizagem
Estudantes universitários
Development
Self-regulation
Learning
Desarrollo
Autorregulación
Aprendizaje
title_short Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
title_full Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
title_fullStr Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
title_full_unstemmed Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
title_sort Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
author Zoltowski, Ana Paula Couto
author_facet Zoltowski, Ana Paula Couto
Teixeira, Marco Antonio Pereira
author_role author
author2 Teixeira, Marco Antonio Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zoltowski, Ana Paula Couto
Teixeira, Marco Antonio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Aprendizagem
Estudantes universitários
topic Autorregulação
Aprendizagem
Estudantes universitários
Development
Self-regulation
Learning
Desarrollo
Autorregulación
Aprendizaje
dc.subject.eng.fl_str_mv Development
Self-regulation
Learning
dc.subject.spa.fl_str_mv Desarrollo
Autorregulación
Aprendizaje
description Estudantes autorregulados tendem a gerenciar suas demandas acadêmicas de modo flexível e crítico a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Foi realizado um estudo de caso coletivo, sendo entrevistados três estudantes de graduação em três momentos distintos durante suas participações em uma intervenção com foco na promoção de competências autorregulatórias. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, seguindo categorias teóricas a partir do ciclo autorregulatório: fase de antecipação, de desempenho e de autorreflexão. Foi possível observar trajetórias particulares de desenvolvimento, caracterizadas pelo papel da autoeficácia como motivadora para proposição de objetivos e de estratégias. Além disso, conforme esperado teoricamente, o desenvolvimento autorregulatório pareceu depender inicialmente de reguladores externos para sua consolidação. Discute-se a importância de se promover feedbacks acadêmicos relacionados não apenas aos resultados das avaliações, mas também ao processo de estudos, para colaborar na construção de um estudante mais autônomo, crítico e autorregulado.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:48:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261800
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7372
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169283
identifier_str_mv 1413-7372
001169283
url http://hdl.handle.net/10183/261800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 25 (2020), e47501, 14 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/3/001169283.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/4/001169283-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/1/001169283.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/2/001169283-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv af5067ef15f248dddd56ef1dbff28ed6
3f25a5b883420062b16d53e9779e4c67
b6b98935b022441de98b9e6f8d9d8168
caa8c989adaca0fe9f59085b5ed63e87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225091144482816