Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261800 |
Resumo: | Estudantes autorregulados tendem a gerenciar suas demandas acadêmicas de modo flexível e crítico a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Foi realizado um estudo de caso coletivo, sendo entrevistados três estudantes de graduação em três momentos distintos durante suas participações em uma intervenção com foco na promoção de competências autorregulatórias. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, seguindo categorias teóricas a partir do ciclo autorregulatório: fase de antecipação, de desempenho e de autorreflexão. Foi possível observar trajetórias particulares de desenvolvimento, caracterizadas pelo papel da autoeficácia como motivadora para proposição de objetivos e de estratégias. Além disso, conforme esperado teoricamente, o desenvolvimento autorregulatório pareceu depender inicialmente de reguladores externos para sua consolidação. Discute-se a importância de se promover feedbacks acadêmicos relacionados não apenas aos resultados das avaliações, mas também ao processo de estudos, para colaborar na construção de um estudante mais autônomo, crítico e autorregulado. |
id |
UFRGS-2_209ff3e64dede86a46b3b92abb051510 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261800 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zoltowski, Ana Paula CoutoTeixeira, Marco Antonio Pereira2023-07-05T03:48:55Z20201413-7372http://hdl.handle.net/10183/261800001169283Estudantes autorregulados tendem a gerenciar suas demandas acadêmicas de modo flexível e crítico a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Foi realizado um estudo de caso coletivo, sendo entrevistados três estudantes de graduação em três momentos distintos durante suas participações em uma intervenção com foco na promoção de competências autorregulatórias. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, seguindo categorias teóricas a partir do ciclo autorregulatório: fase de antecipação, de desempenho e de autorreflexão. Foi possível observar trajetórias particulares de desenvolvimento, caracterizadas pelo papel da autoeficácia como motivadora para proposição de objetivos e de estratégias. Além disso, conforme esperado teoricamente, o desenvolvimento autorregulatório pareceu depender inicialmente de reguladores externos para sua consolidação. Discute-se a importância de se promover feedbacks acadêmicos relacionados não apenas aos resultados das avaliações, mas também ao processo de estudos, para colaborar na construção de um estudante mais autônomo, crítico e autorregulado.Self-regulated learners manage their academic demands in a flexible and critical way in order to achieve their goals. The aim of this research was to understand the development of self-regulated learning in college students. It was conducted a collective case study, with three undergraduate students interviewed at three different times during their participation in an intervention focused on the promotion of self-regulatory skills. Data were analyzed using content analysis, following theoretical categories based on the self-regulation cycle: anticipation, performance and self-reflection phases. Particular development trajectories were observed and self-efficacy was a motivator to propose objectives and strategies. Self-regulated learning seems to initially depend on external regulators for its consolidation. It was noted the importance of promoting academic feedbacks related not only to the results of the evaluations, but also to the process of studies, thus contributing to building a more autonomous, critical and self-regulated learner.Estudiantes autorregulados tienden a gestionar sus demandas académicas de forma flexible y crítico. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación fue comprender el proceso de desarrollo de la autorregulación del aprendizaje en los estudiantes universitarios. Se llevó a cabo un estudio de caso colectivo con tres estudiantes universitarios en tres ocasiones distintas durante su participación en una intervención centrada en la promoción de las habilidades de autorregulación. Los datos se analizaron utilizando análisis de contenido, siguiendo categorías teóricas a partir del ciclo autorregulatorio: fase de anticipación, de desempeño y de autorreflexión. Observaron trayectorias de desarrollo individuales que se caracterizan por el papel de la autoeficacia y la motivación para proponer metas y estrategias. El desarrollo de autorregulación apareció inicialmente depender de los reguladores externos para su consolidación. Se hace hincapié en la importancia de promover evaluaciones académicas relacionadas no sólo con los resultados de las evaluaciones, sino también el proceso de estudios, contribuyendo así a la construcción de un estudiante más autónomo, autorregulado y crítica.application/pdfporPsicologia em estudo. Maringá. Vol. 25 (2020), e47501, 14 f.AutorregulaçãoAprendizagemEstudantes universitáriosDevelopmentSelf-regulationLearningDesarrolloAutorregulaciónAprendizajeDesenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativoDevelopment of self-regulated learning in college students : a qualitative studyDesarrollo del aprendizaje autorregulación en los estudiantes universitarios : un estudio cualitativoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169283.pdf.txt001169283.pdf.txtExtracted Texttext/plain45957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/3/001169283.pdf.txtaf5067ef15f248dddd56ef1dbff28ed6MD53001169283-02.pdf.txt001169283-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain43727http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/4/001169283-02.pdf.txt3f25a5b883420062b16d53e9779e4c67MD54ORIGINAL001169283.pdfTexto completoapplication/pdf246728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/1/001169283.pdfb6b98935b022441de98b9e6f8d9d8168MD51001169283-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf244656http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/2/001169283-02.pdfcaa8c989adaca0fe9f59085b5ed63e87MD5210183/2618002023-07-06 03:53:35.149208oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261800Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Development of self-regulated learning in college students : a qualitative study |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Desarrollo del aprendizaje autorregulación en los estudiantes universitarios : un estudio cualitativo |
title |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo |
spellingShingle |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo Zoltowski, Ana Paula Couto Autorregulação Aprendizagem Estudantes universitários Development Self-regulation Learning Desarrollo Autorregulación Aprendizaje |
title_short |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo |
title_full |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo |
title_fullStr |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo |
title_sort |
Desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários : um estudo qualitativo |
author |
Zoltowski, Ana Paula Couto |
author_facet |
Zoltowski, Ana Paula Couto Teixeira, Marco Antonio Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Marco Antonio Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zoltowski, Ana Paula Couto Teixeira, Marco Antonio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação Aprendizagem Estudantes universitários |
topic |
Autorregulação Aprendizagem Estudantes universitários Development Self-regulation Learning Desarrollo Autorregulación Aprendizaje |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Development Self-regulation Learning |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Desarrollo Autorregulación Aprendizaje |
description |
Estudantes autorregulados tendem a gerenciar suas demandas acadêmicas de modo flexível e crítico a fim de alcançar suas metas. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários. Foi realizado um estudo de caso coletivo, sendo entrevistados três estudantes de graduação em três momentos distintos durante suas participações em uma intervenção com foco na promoção de competências autorregulatórias. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, seguindo categorias teóricas a partir do ciclo autorregulatório: fase de antecipação, de desempenho e de autorreflexão. Foi possível observar trajetórias particulares de desenvolvimento, caracterizadas pelo papel da autoeficácia como motivadora para proposição de objetivos e de estratégias. Além disso, conforme esperado teoricamente, o desenvolvimento autorregulatório pareceu depender inicialmente de reguladores externos para sua consolidação. Discute-se a importância de se promover feedbacks acadêmicos relacionados não apenas aos resultados das avaliações, mas também ao processo de estudos, para colaborar na construção de um estudante mais autônomo, crítico e autorregulado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T03:48:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261800 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7372 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169283 |
identifier_str_mv |
1413-7372 001169283 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia em estudo. Maringá. Vol. 25 (2020), e47501, 14 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/3/001169283.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/4/001169283-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/1/001169283.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261800/2/001169283-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
af5067ef15f248dddd56ef1dbff28ed6 3f25a5b883420062b16d53e9779e4c67 b6b98935b022441de98b9e6f8d9d8168 caa8c989adaca0fe9f59085b5ed63e87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225091144482816 |