Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16286 |
Resumo: | No presente Relatório de Estágio, concebido na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, procurou-se espelhar o percurso formativo desenvolvido nos níveis educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste percurso mobilizaram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos que serviram de bússola norteadora para a praxis pedagógica da mestranda, edificando-se numa interação dialética entre teoria e prática com vista ao desenvolvimento de um docente de perfil duplo, e de ações educativas fundamentadas e adequadas às crianças. Neste sentido, o desenvolvimento pessoal, académico e profissional sofreu um crescendo exponencial, dado que a oportunidade de vivenciar o quotidiano dos contextos educativos revelou-se como um desafio constante e um caminho de aprendizagem prazeroso e gratificante. Supletivamente, a vivência da Metodologia de Investigação-Ação permitiu uma postura crítica, indagadora e de reflexão constante, com a sua estrutura medular no ciclo dinâmico de observar–refletir–planificar–agir. As ações pedagógicas desenvolvidas em ambas as valências educativas foram ao encontro dos interesses, necessidades e dificuldades das crianças integradas num paradigma socioconstrutivista onde a criança esteve no núcleo da construção do seu conhecimento e o docente assumiu o papel de facilitador e mediador. Nesta perspetiva, as relações interpessoais e as emoções assumiram importância basilar em virtude do trabalho colaborativo entre todos os intervenientes educativos, pois na educação não existem caminhos isolados. |
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Relatório de EstágioEducaçãoDocente de perfil duploPrática Educativa SupervisionadaCriançaSocioconstrutivismoEducationDouble profile teacherSupervised Educational PracticeChildSocialconstructivismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo presente Relatório de Estágio, concebido na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, procurou-se espelhar o percurso formativo desenvolvido nos níveis educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste percurso mobilizaram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos que serviram de bússola norteadora para a praxis pedagógica da mestranda, edificando-se numa interação dialética entre teoria e prática com vista ao desenvolvimento de um docente de perfil duplo, e de ações educativas fundamentadas e adequadas às crianças. Neste sentido, o desenvolvimento pessoal, académico e profissional sofreu um crescendo exponencial, dado que a oportunidade de vivenciar o quotidiano dos contextos educativos revelou-se como um desafio constante e um caminho de aprendizagem prazeroso e gratificante. Supletivamente, a vivência da Metodologia de Investigação-Ação permitiu uma postura crítica, indagadora e de reflexão constante, com a sua estrutura medular no ciclo dinâmico de observar–refletir–planificar–agir. As ações pedagógicas desenvolvidas em ambas as valências educativas foram ao encontro dos interesses, necessidades e dificuldades das crianças integradas num paradigma socioconstrutivista onde a criança esteve no núcleo da construção do seu conhecimento e o docente assumiu o papel de facilitador e mediador. Nesta perspetiva, as relações interpessoais e as emoções assumiram importância basilar em virtude do trabalho colaborativo entre todos os intervenientes educativos, pois na educação não existem caminhos isolados.The present Internship Report, conceived in the Supervised Educational Practice Course Unit, integrated in Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto’s study plan of the 2nd Year of the PreSchool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education Master’s Degree, seeks to mirror the formative path developed in the educational levels of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. In this path, scientific, pedagogical, didactic and methodological knowledge were mobilized that served as a guiding compass for the pedagogical praxis of the master's student, building on a dialectical interaction between theory and practice in order for the development of a double profile teacher, and informed and appropriate educational actions for children. In this sense, personal, academic and professional development has undergone an exponential growth, given that the opportunity to experience the daily lives of educational contexts has proved to be a constant challenge and a pleasurable and rewarding learning path. Furthermore, the experience of the Action-Research Methodology allowed for a critical, questioning and constant reflecting posture, with its medullary structure in the dynamic cycle of observing-reflecting-planning-acting. The pedagogical actions developed in both educational areas were to meet the interests, needs and difficulties of children integrated in a socio constructivist paradigm where the child was at the core of the construction of their knowledge and the teacher had role of the facilitator and mediator. In this perspective, interpersonal relationships and emotions assumed a fundamental importance due to the collaborative work between all educational actors, since in education there are no isolated paths.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Ana Isabel Marques2020-09-23T13:02:03Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16286TID:202637131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:58.757773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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No presente Relatório de Estágio, concebido na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º Ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, procurou-se espelhar o percurso formativo desenvolvido nos níveis educativos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste percurso mobilizaram-se saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos que serviram de bússola norteadora para a praxis pedagógica da mestranda, edificando-se numa interação dialética entre teoria e prática com vista ao desenvolvimento de um docente de perfil duplo, e de ações educativas fundamentadas e adequadas às crianças. Neste sentido, o desenvolvimento pessoal, académico e profissional sofreu um crescendo exponencial, dado que a oportunidade de vivenciar o quotidiano dos contextos educativos revelou-se como um desafio constante e um caminho de aprendizagem prazeroso e gratificante. Supletivamente, a vivência da Metodologia de Investigação-Ação permitiu uma postura crítica, indagadora e de reflexão constante, com a sua estrutura medular no ciclo dinâmico de observar–refletir–planificar–agir. As ações pedagógicas desenvolvidas em ambas as valências educativas foram ao encontro dos interesses, necessidades e dificuldades das crianças integradas num paradigma socioconstrutivista onde a criança esteve no núcleo da construção do seu conhecimento e o docente assumiu o papel de facilitador e mediador. Nesta perspetiva, as relações interpessoais e as emoções assumiram importância basilar em virtude do trabalho colaborativo entre todos os intervenientes educativos, pois na educação não existem caminhos isolados. |
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