Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Ana Isabel Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18210
Resumo: O presente relatório de estágio surge enquanto documento final indispensável à conclusão da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) e como requisito parcial para a obtenção de grau de Mestre. Partindo da vertente marcadamente prática da unidade curricular supramencionada, o presente documento escrito resulta da observação, descrição, análise e reflexão acerca das experiências vividas nos dois contextos educativos, onde a componente de estágio da PES se desenvolveu, tendo por base o conhecimento teórico construído no decorrer dos últimos cinco anos, ao longo da licenciatura em Educação Básica, e do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde a criança teve um papel central no desenvolvimento das suas aprendizagens inscritas numa pedagogia de escuta e de participação. A habilitação para docência de perfil duplo, conferida pelo referido mestrado, reveste-se de uma particular importância, por permitir o contacto com os dois ciclos educativos e o conhecimento dos estádios do desenvolvimento em que as crianças se encontram em cada um destes ciclos, representando uma mais-valia no futuro profissional. Realça-se, ainda, o trabalho colaborativo entre estudantes, levado a cabo por meio do desenvolvimento da componente de estágio em díade pedagógica, permitindo a constante partilha e articulação de saberes, para uma verdadeira e exímia construção do eu profissional de ambos os elementos da mesma. O trabalho colaborativo estende-se aos docentes cooperantes e às supervisaras institucionais que,com a sua vasta experiência pessoal e profissional, orientaram o trabalho desenvolvido pelo par pedagógico ao longo de toda a prática educativa.
id RCAP_9799958e4b9a251bd2bf9816abbd099d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18210
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaAprendizagem pela açãoPerfil duploTrabalho colaborativoSupervised educational practiceLearning through actionDouble profileCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge enquanto documento final indispensável à conclusão da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) e como requisito parcial para a obtenção de grau de Mestre. Partindo da vertente marcadamente prática da unidade curricular supramencionada, o presente documento escrito resulta da observação, descrição, análise e reflexão acerca das experiências vividas nos dois contextos educativos, onde a componente de estágio da PES se desenvolveu, tendo por base o conhecimento teórico construído no decorrer dos últimos cinco anos, ao longo da licenciatura em Educação Básica, e do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde a criança teve um papel central no desenvolvimento das suas aprendizagens inscritas numa pedagogia de escuta e de participação. A habilitação para docência de perfil duplo, conferida pelo referido mestrado, reveste-se de uma particular importância, por permitir o contacto com os dois ciclos educativos e o conhecimento dos estádios do desenvolvimento em que as crianças se encontram em cada um destes ciclos, representando uma mais-valia no futuro profissional. Realça-se, ainda, o trabalho colaborativo entre estudantes, levado a cabo por meio do desenvolvimento da componente de estágio em díade pedagógica, permitindo a constante partilha e articulação de saberes, para uma verdadeira e exímia construção do eu profissional de ambos os elementos da mesma. O trabalho colaborativo estende-se aos docentes cooperantes e às supervisaras institucionais que,com a sua vasta experiência pessoal e profissional, orientaram o trabalho desenvolvido pelo par pedagógico ao longo de toda a prática educativa.This internship report emerges as the final document indispensable to the conclusion of the curricular unit of Supervised Educational Practice (SEP) and as a partial requirement for obtaining a master's degree. Departing from the markedly practical component of the previously mentioned curricular unit, this written document results from the observation, description, analysis and reflection on the experiences lived in the two educational contexts, where the internship component of the SEP was developed, based on the theoretical knowledge built during of the last five years, throughout the bachelor's degree in Basic Education, and the professional master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, where the children had a central role in the development of their learning, enrolled in a pedagogy of listening and participation. The qualification for dual-profile teaching, conferred by the previously mentioned master's degree, carries particular importance, as it allows contact with the two educational cycles and the developmental stages in which children are in each of these cycles, representing an added value at the future professional. The collaborative work between students, carried out through the development of the internship component in a pedagogical pairis also highlighted, allowing the constant sharing and articulation of knowledge for a real and excellent construction of the professional identity of both its elements. The collaborative work extends to the cooperating teachers and to the institutional supervisors who, with their vast personal and professional experience, guided the work developed by the pedagogical pair throughout their educational practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarneiro, Ana Isabel Marques2021-07-29T13:20:25Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18210TID:202775259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:48:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.702040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Carneiro, Ana Isabel Marques
Prática educativa supervisionada
Aprendizagem pela ação
Perfil duplo
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Learning through action
Double profile
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Carneiro, Ana Isabel Marques
author_facet Carneiro, Ana Isabel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Ana Isabel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Aprendizagem pela ação
Perfil duplo
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Learning through action
Double profile
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Aprendizagem pela ação
Perfil duplo
Trabalho colaborativo
Supervised educational practice
Learning through action
Double profile
Collaborative work
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge enquanto documento final indispensável à conclusão da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) e como requisito parcial para a obtenção de grau de Mestre. Partindo da vertente marcadamente prática da unidade curricular supramencionada, o presente documento escrito resulta da observação, descrição, análise e reflexão acerca das experiências vividas nos dois contextos educativos, onde a componente de estágio da PES se desenvolveu, tendo por base o conhecimento teórico construído no decorrer dos últimos cinco anos, ao longo da licenciatura em Educação Básica, e do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde a criança teve um papel central no desenvolvimento das suas aprendizagens inscritas numa pedagogia de escuta e de participação. A habilitação para docência de perfil duplo, conferida pelo referido mestrado, reveste-se de uma particular importância, por permitir o contacto com os dois ciclos educativos e o conhecimento dos estádios do desenvolvimento em que as crianças se encontram em cada um destes ciclos, representando uma mais-valia no futuro profissional. Realça-se, ainda, o trabalho colaborativo entre estudantes, levado a cabo por meio do desenvolvimento da componente de estágio em díade pedagógica, permitindo a constante partilha e articulação de saberes, para uma verdadeira e exímia construção do eu profissional de ambos os elementos da mesma. O trabalho colaborativo estende-se aos docentes cooperantes e às supervisaras institucionais que,com a sua vasta experiência pessoal e profissional, orientaram o trabalho desenvolvido pelo par pedagógico ao longo de toda a prática educativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:20:25Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18210
TID:202775259
url http://hdl.handle.net/10400.22/18210
identifier_str_mv TID:202775259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468145885184