Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18210 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge enquanto documento final indispensável à conclusão da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) e como requisito parcial para a obtenção de grau de Mestre. Partindo da vertente marcadamente prática da unidade curricular supramencionada, o presente documento escrito resulta da observação, descrição, análise e reflexão acerca das experiências vividas nos dois contextos educativos, onde a componente de estágio da PES se desenvolveu, tendo por base o conhecimento teórico construído no decorrer dos últimos cinco anos, ao longo da licenciatura em Educação Básica, e do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde a criança teve um papel central no desenvolvimento das suas aprendizagens inscritas numa pedagogia de escuta e de participação. A habilitação para docência de perfil duplo, conferida pelo referido mestrado, reveste-se de uma particular importância, por permitir o contacto com os dois ciclos educativos e o conhecimento dos estádios do desenvolvimento em que as crianças se encontram em cada um destes ciclos, representando uma mais-valia no futuro profissional. Realça-se, ainda, o trabalho colaborativo entre estudantes, levado a cabo por meio do desenvolvimento da componente de estágio em díade pedagógica, permitindo a constante partilha e articulação de saberes, para uma verdadeira e exímia construção do eu profissional de ambos os elementos da mesma. O trabalho colaborativo estende-se aos docentes cooperantes e às supervisaras institucionais que,com a sua vasta experiência pessoal e profissional, orientaram o trabalho desenvolvido pelo par pedagógico ao longo de toda a prática educativa. |
id |
RCAP_9799958e4b9a251bd2bf9816abbd099d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18210 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioPrática educativa supervisionadaAprendizagem pela açãoPerfil duploTrabalho colaborativoSupervised educational practiceLearning through actionDouble profileCollaborative workDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge enquanto documento final indispensável à conclusão da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) e como requisito parcial para a obtenção de grau de Mestre. Partindo da vertente marcadamente prática da unidade curricular supramencionada, o presente documento escrito resulta da observação, descrição, análise e reflexão acerca das experiências vividas nos dois contextos educativos, onde a componente de estágio da PES se desenvolveu, tendo por base o conhecimento teórico construído no decorrer dos últimos cinco anos, ao longo da licenciatura em Educação Básica, e do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde a criança teve um papel central no desenvolvimento das suas aprendizagens inscritas numa pedagogia de escuta e de participação. A habilitação para docência de perfil duplo, conferida pelo referido mestrado, reveste-se de uma particular importância, por permitir o contacto com os dois ciclos educativos e o conhecimento dos estádios do desenvolvimento em que as crianças se encontram em cada um destes ciclos, representando uma mais-valia no futuro profissional. Realça-se, ainda, o trabalho colaborativo entre estudantes, levado a cabo por meio do desenvolvimento da componente de estágio em díade pedagógica, permitindo a constante partilha e articulação de saberes, para uma verdadeira e exímia construção do eu profissional de ambos os elementos da mesma. O trabalho colaborativo estende-se aos docentes cooperantes e às supervisaras institucionais que,com a sua vasta experiência pessoal e profissional, orientaram o trabalho desenvolvido pelo par pedagógico ao longo de toda a prática educativa.This internship report emerges as the final document indispensable to the conclusion of the curricular unit of Supervised Educational Practice (SEP) and as a partial requirement for obtaining a master's degree. Departing from the markedly practical component of the previously mentioned curricular unit, this written document results from the observation, description, analysis and reflection on the experiences lived in the two educational contexts, where the internship component of the SEP was developed, based on the theoretical knowledge built during of the last five years, throughout the bachelor's degree in Basic Education, and the professional master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, where the children had a central role in the development of their learning, enrolled in a pedagogy of listening and participation. The qualification for dual-profile teaching, conferred by the previously mentioned master's degree, carries particular importance, as it allows contact with the two educational cycles and the developmental stages in which children are in each of these cycles, representing an added value at the future professional. The collaborative work between students, carried out through the development of the internship component in a pedagogical pairis also highlighted, allowing the constant sharing and articulation of knowledge for a real and excellent construction of the professional identity of both its elements. The collaborative work extends to the cooperating teachers and to the institutional supervisors who, with their vast personal and professional experience, guided the work developed by the pedagogical pair throughout their educational practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarneiro, Ana Isabel Marques2021-07-29T13:20:25Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18210TID:202775259porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:48:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.702040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Carneiro, Ana Isabel Marques Prática educativa supervisionada Aprendizagem pela ação Perfil duplo Trabalho colaborativo Supervised educational practice Learning through action Double profile Collaborative work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Carneiro, Ana Isabel Marques |
author_facet |
Carneiro, Ana Isabel Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Ana Isabel Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Aprendizagem pela ação Perfil duplo Trabalho colaborativo Supervised educational practice Learning through action Double profile Collaborative work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Aprendizagem pela ação Perfil duplo Trabalho colaborativo Supervised educational practice Learning through action Double profile Collaborative work Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge enquanto documento final indispensável à conclusão da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES) e como requisito parcial para a obtenção de grau de Mestre. Partindo da vertente marcadamente prática da unidade curricular supramencionada, o presente documento escrito resulta da observação, descrição, análise e reflexão acerca das experiências vividas nos dois contextos educativos, onde a componente de estágio da PES se desenvolveu, tendo por base o conhecimento teórico construído no decorrer dos últimos cinco anos, ao longo da licenciatura em Educação Básica, e do mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde a criança teve um papel central no desenvolvimento das suas aprendizagens inscritas numa pedagogia de escuta e de participação. A habilitação para docência de perfil duplo, conferida pelo referido mestrado, reveste-se de uma particular importância, por permitir o contacto com os dois ciclos educativos e o conhecimento dos estádios do desenvolvimento em que as crianças se encontram em cada um destes ciclos, representando uma mais-valia no futuro profissional. Realça-se, ainda, o trabalho colaborativo entre estudantes, levado a cabo por meio do desenvolvimento da componente de estágio em díade pedagógica, permitindo a constante partilha e articulação de saberes, para uma verdadeira e exímia construção do eu profissional de ambos os elementos da mesma. O trabalho colaborativo estende-se aos docentes cooperantes e às supervisaras institucionais que,com a sua vasta experiência pessoal e profissional, orientaram o trabalho desenvolvido pelo par pedagógico ao longo de toda a prática educativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29T13:20:25Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18210 TID:202775259 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18210 |
identifier_str_mv |
TID:202775259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468145885184 |