“Do agir ao pensar”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Clara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Cristina, Gamito, Dolores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3507
https://doi.org/10.34628/t00x-xy54
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 137-153.
id RCAP_009a14cda51fb5691401432c921c49cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3507
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Do agir ao pensar”Crianças em risco - PsicologiaCrianças em risco - Serviços para - PortugalRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 137-153.Apresentação do projeto desenvolvido durante 4 anos no "CENTRO DOUTOR JOÃO DOS SANTOS” e apoiado pela Direção Geral da Saúde. O Projeto teve como objetivo a diminuição das queixas de comportamento em meio escolar, das dificuldades emocionais severas, bem como das dificuldades globais na iniciação à aprendizagem escolar (leitura, escrita, cálculo, nível gráfico), assim como uma melhor integração individual e social em meio escolar. Abrangeu 42 crianças e respetivas famílias. Para além da integração das crianças em grupo pedagógico-terapêutico, foi possível reforçar a intervenção pelas expressões (plásticas, teatro, psicomotricidade, música) e os apoios psicológicos. O impacto foi estudado através de diversos testes (psicológicos, psicomotores, pedagógicos e familiares) e questionários externos aos professores. Verificou-se uma clara evolução global em todas as áreas estudadas. Os resultados vieram reforçar a ideia de que o peso das experiências emocionais nos primeiros anos de vida são determinantes na evolução individual, familiar, escolar e social de cada criança. Foi visível a influência das perturbações familiares nos contextos de vida, constituindo um risco nas queixas de comportamento e aprendizagem apresentadas por muitas crianças. As práticas de intervenção pela pedagogiaterapêutica, reforçadas por atividades lúdico expressivas, fizeram a diferença na evolução das “prestações” destas crianças, como demonstram as avaliações pedagógica, psicológica e psicomotora.2017-08-03T10:06:02Z2017-08-032016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/3507http://hdl.handle.net/11067/3507https://doi.org/10.34628/t00x-xy54porCastilho, Clara ; Cunha, Cristina ; Gamito, Dolores (2016) - “Do agir ao pensar.” Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 137-153.1647-4120“Do agir ao pensar”Castilho, ClaraCunha, CristinaGamito, DoloresCastilho, ClaraCunha, CristinaGamito, Doloresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:33Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3507Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:13.359624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Do agir ao pensar”
title “Do agir ao pensar”
spellingShingle “Do agir ao pensar”
Castilho, Clara
Crianças em risco - Psicologia
Crianças em risco - Serviços para - Portugal
title_short “Do agir ao pensar”
title_full “Do agir ao pensar”
title_fullStr “Do agir ao pensar”
title_full_unstemmed “Do agir ao pensar”
title_sort “Do agir ao pensar”
author Castilho, Clara
author_facet Castilho, Clara
Cunha, Cristina
Gamito, Dolores
author_role author
author2 Cunha, Cristina
Gamito, Dolores
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Clara
Cunha, Cristina
Gamito, Dolores
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças em risco - Psicologia
Crianças em risco - Serviços para - Portugal
topic Crianças em risco - Psicologia
Crianças em risco - Serviços para - Portugal
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 7, n. 1-2 (Janeiro-Dezembro 2016). - p. 137-153.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2017-08-03T10:06:02Z
2017-08-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/3507
http://hdl.handle.net/11067/3507
https://doi.org/10.34628/t00x-xy54
url http://hdl.handle.net/11067/3507
https://doi.org/10.34628/t00x-xy54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castilho, Clara ; Cunha, Cristina ; Gamito, Dolores (2016) - “Do agir ao pensar.” Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 7:1-2 (Janeiro-Dezembro 2016) 137-153.
1647-4120
“Do agir ao pensar”
Castilho, Clara
Cunha, Cristina
Gamito, Dolores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136752576757760