Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/4645 https://doi.org/10.34628/647e-9t43 |
Resumo: | Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 201-218. |
id |
RCAP_7769a53b616b8aba6e5adffdf5dc6b6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de riscoThe impact of a personal and social skills program on students at riskCrianças em risco - PortugalCompetências sociais em crianças - PortugalRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 201-218.Esta investigação teve por finalidade avaliar o impacto de um programa de competências pessoais e sociais junto de 80 alunos, do 2º e 4º anos de escolaridade em risco educacional. O programa de caráter preventivo compreendeu uma intervenção semanal de 90 minutos, durante 12 semanas. Neste estudo quase-experimental foram utilizados inquéritos por questionários, com o objetivo de se conhecerem as caraterísticas, as competências e os progressos dos alunos. O impacto do programa foi obtido através da análise dos resultados inferenciais e correlacionais do pré-teste/pós-teste no grupo experimental e no grupo de controlo, com vista a estabelecer relações entre variáveis, e na verificação de diferenças significativas entre grupos. De acordo com os resultados o grupo experimental desenvolveu significativamente todas as competências que constituíam o programa deste estudo, contrariamente ao grupo de controlo.The goal of this study was to assess the impact of a personal and social skills programme on 80 second and fourth grade students at risk. The preventive programme was composed of a 90-minute weekly basis intervention for a period of 12 weeks. In this quasi-experimental design we used questionnaires to collect data on student’s characteristics, skills and progress. Inferential and correlational statistics were used to evaluate the impact of the programme, to stablish correlations between variables and to analyse differences between groups. Results showed that the group significantly developed the skills promoted by the preventive program, which did not happened to the control group.2019-07-11T15:34:40Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4645http://hdl.handle.net/11067/4645https://doi.org/10.34628/647e-9t43porFreitas, Eunice ; Martins, Ana Paula Loução ; Simões, Celeste (2017) - Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 201-218.Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de riscoFreitas, EuniceMartins, Ana Paula LouçãoSimões, CelesteFreitas, EuniceMartins, Ana Paula LouçãoSimões, Celesteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:47Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:50.797916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco The impact of a personal and social skills program on students at risk |
title |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco |
spellingShingle |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco Freitas, Eunice Crianças em risco - Portugal Competências sociais em crianças - Portugal |
title_short |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco |
title_full |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco |
title_fullStr |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco |
title_full_unstemmed |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco |
title_sort |
Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco |
author |
Freitas, Eunice |
author_facet |
Freitas, Eunice Martins, Ana Paula Loução Simões, Celeste |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ana Paula Loução Simões, Celeste |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Eunice Martins, Ana Paula Loução Simões, Celeste |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças em risco - Portugal Competências sociais em crianças - Portugal |
topic |
Crianças em risco - Portugal Competências sociais em crianças - Portugal |
description |
Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 201-218. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2019-07-11T15:34:40Z 2019-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/4645 http://hdl.handle.net/11067/4645 https://doi.org/10.34628/647e-9t43 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/4645 https://doi.org/10.34628/647e-9t43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Freitas, Eunice ; Martins, Ana Paula Loução ; Simões, Celeste (2017) - Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 201-218. Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em alunos de risco Freitas, Eunice Martins, Ana Paula Loução Simões, Celeste |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136748874235904 |