Aprendizagem do conceito de limite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Rita Catarina Correia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10437
Resumo: Este estudo tem como principal finalidade analisar as dificuldades que alunos do 12º ano de escolaridade revelam durante o desenvolvimento da unidade de ensino: Teoria de limites. Para atingir esta finalidade, pretendo dar resposta às três questões de investigação seguintes: i) Que dificuldades revelam os alunos sobre o conceito de limite de uma função? ii) Que estratégias utilizam os alunos na determinação do limite de uma função, para a qual a utilização das regras operatórias conduz a situações de indeterminação?; iii) Qual a adequação didática da planificação e implementação da unidade de ensino Teoria de Limites, no que se refere ao estudo do conceito de limite e das situações de indeterminação? Considerando a natureza das questões de investigação, realizou-se uma investigação do tipo qualitativo, baseada no estudo de caso de uma turma do 12º ano de uma escola de Aveiro. Para isso, na unidade de ensino Teoria de Limites, foram recolhidos dados através da resolução das tarefas pelos alunos, do registo áudio das aulas e da elaboração de notas de campo. Os resultados mostram que, na aprendizagem do conceito de limite, os alunos revelam dificuldade em relacionar a noção intuitiva de limite com a definição de limite de uma função, segundo Heine e na utilização da definição, quando lhes são pedidas justificações. No que diz respeito às situações de indeterminação, são utilizadas maioritariamente representações gráficas das funções em causa, em detrimento de manipulação algébrica. A análise da adequação didática desta unidade de ensino focou-se, essencialmente, nas dimensões epistémica, cognitiva, interacional e mediacional, revelando-se, estas dimensões, adequadas.
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