Júnior empresas: que cultura organizacional? : um estudo com base no modelo dos valores contrastantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana Rita Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25988
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Júnior empresas: que cultura organizacional? : um estudo com base no modelo dos valores contrastantesCultura organizacional, empresaDissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA presente investigação foi desenvolvida em torno dos conceitos de cultura organizacional e Júnior Empresa (JE). Com o intuito de estudar o padrão cultural que caracteriza as JEs em Portugal, foram recolhidos dados através do questionário FOCUS, alicerçado no Modelo dos Valores Contrastantes (MVC). A amostra considerada é composta por 11 JEs, abrangendo um total de 111 respondentes. Com base nos Alphas de Cronbach, avaliou-se a consistência interna do instrumento adaptado, a qual se revelou satisfatória. Posteriormente, foram calculados os índices AD para avaliar a homogeneidade das respostas dos sujeitos, que, no geral, se mostraram homogéneas, indiciando a existência de uma cultura “forte” na maioria das JEs. Os resultados sugeriram que o padrão cultural que melhor caracteriza a realidade júnior empresária portuguesa é o Apoio. Por outro lado, o padrão com pontuações médias mais baixas foi a orientação Regras. Contudo, realizou-se uma ANOVA unifactorial com o fim de testar a existência de diferenças estatísticas significativas entre as JEs em relação a cada um dos quatro padrões culturais (Apoio, Inovação, Objectivos e Regras) sugeridos pelo MVC. Constataram-se diferenças significativas e, para localizar essas diferenças, recorreu-se a testes post hoc, com base no teste Tukey HSD.The present investigation was developed around the concepts of organizational culture and Junior Enterprise (JE). With the intent of studying the cultural pattern that characterises the JEs in Portugal, data was collected through the FOCUS questionnaire based on the Competing Values Framework (CVF). 11 JEs, including 111 respondents, compose the considered sample. Based on the Cronbach’s Alphas, the internal consistency of the adapted instrument was evaluated, revelling itself satisfactory. AD indexes were calculated to verify the homogeneity of the subjects’ answers, which, in general, turned to be homogeneous, indicating the existence of a “strong” culture in the majority of the JEs. The results pointed that the cultural pattern that best characterizes the Portuguese JEs reality is Support. On the other hand, the pattern with lower average scores was the Rules orientation. However, a one-way ANOVA was performed to test the existence of significant statistic differences between the JEs about each of the four cultural patterns (Support, Innovation, Means and Rules) suggested by the CFV. Significant differences were noted and, to locate those differences, post hoc tests were performed based on Tukey HSD test.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25988http://hdl.handle.net/10316/25988porMarques, Joana Rita Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:32.834277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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