O efeito da interferência contextual em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Wesley R.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Lage,Guilherme M., Silva,Alexandro B. da, Ugrinowitsch,Herbert, Benda,Rodolfo N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232007000200010
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da interferência contextual (EIC) na aquisição de habilidades motoras em idosos. Foi utilizada uma tarefa de posicionamento manual, caracterizada pelo transporte de três bolas de tênis em uma seqüência e tempo alvo pré-determinados. O experimento constou de 4 fases: 1) aquisição, 2) transferência 1 (T1), 3) transferência 2 (T2) e 4) retenção da aquisição. Os sujeitos foram divididos aleatoriamente em quatro grupos (n=12): grupo de prática aleatória-aleatória (A-A), que realizou a tarefa de forma aleatória na aquisição e na retenção; grupo de prática aleatória-blocos (A-B), que realizou a aquisição de forma aleatória e a retenção em blocos; grupo de prática em blocos-blocos (B-B), que realizou a aquisição e a retenção em blocos; grupo de prática em blocos-aleatória (B-A), que realizou a aquisição em blocos e a retenção de forma aleatória. Os resultados mostraram que um dos grupos que praticou em regime aleatório apresentou-se mais variável durante a fase de aquisição que os grupos que praticaram em blocos. Entretanto, este mesmo grupo aleatório, no primeiro bloco do teste de retenção da aquisição, mostrou-se mais preciso que um dos grupos em blocos. Esses resultados confirmaram parcialmente o EIC em idosos.
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