Efeitos da interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes testes de retenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jefferson John dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-27032012-082959/
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito da interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes testes de retenção. Quatro diferentes intervalos de retenção foram empregados: (10m) 10 minutos (24h) 24 horas, (07d) sete dias, e (30d) 30 dias após a fase de aquisição. Cento e quarenta e quatro estudantes universitários, homens (n=88) e mulheres (n=56), com idade média de 21,9 anos (±3,2), todos voluntários e sem experiência com a tarefa, foram divididos em dois grupos de prática variada: aleatória e blocos. A tarefa consistiu em arremessar dardos de salão em um alvo circular com a mão dominante, a fim de acertar o seu centro. Participantes realizaram a tarefa em três distâncias diferentes do alvo (2,00m, 2,60m e 3,20m). O experimento consistiu de duas fases: aquisição (90 tentativas) e retenção (18 tentativas). O desempenho foi analisado em termos de magnitude (somatória de pontos) e variabilidade (coeficiente de variação dos pontos). Os resultados mostraram que todos os grupos melhoraram o desempenho na fase de aquisição e o mantiveram na fase de retenção. Além disso, concernente ao objetivo deste estudo, nenhuma diferença entre os grupos foi verificada no teste de retenção
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spelling Efeitos da interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes testes de retençãoContextual interference effects in the motor skills learning in function of different retention tests learning motor skillsAprendizagem motoraContextual interferenceInterferência contextualMotor learningPractice organizationRetençãoRetentionTipo de práticaO objetivo do presente estudo foi investigar o efeito da interferência contextual na aprendizagem de habilidades motoras em função de diferentes testes de retenção. Quatro diferentes intervalos de retenção foram empregados: (10m) 10 minutos (24h) 24 horas, (07d) sete dias, e (30d) 30 dias após a fase de aquisição. Cento e quarenta e quatro estudantes universitários, homens (n=88) e mulheres (n=56), com idade média de 21,9 anos (±3,2), todos voluntários e sem experiência com a tarefa, foram divididos em dois grupos de prática variada: aleatória e blocos. A tarefa consistiu em arremessar dardos de salão em um alvo circular com a mão dominante, a fim de acertar o seu centro. Participantes realizaram a tarefa em três distâncias diferentes do alvo (2,00m, 2,60m e 3,20m). O experimento consistiu de duas fases: aquisição (90 tentativas) e retenção (18 tentativas). O desempenho foi analisado em termos de magnitude (somatória de pontos) e variabilidade (coeficiente de variação dos pontos). Os resultados mostraram que todos os grupos melhoraram o desempenho na fase de aquisição e o mantiveram na fase de retenção. Além disso, concernente ao objetivo deste estudo, nenhuma diferença entre os grupos foi verificada no teste de retençãoThe objective of the present study was to investigate the contextual interference effect in the motor skills learning in function of different retention tests. Four different retention intervals were employed: (10m) ten minutes, (24h) twenty-four hours, (07d) seven days, and (30d) thirty days after the acquisition phase. One hundred and forty-four college students, men (n=88) and women (n=56), mean age 21.9 years (±3.2), all volunteers and without experience with the task, were divided into two groups of varied practice: random and blocks. The ask consisted of throwing darts at a circular target (dartboard), with the dominant hand, in order to hit its center. Participants performed the task at three different target distances (2,00m, 2,60m, and 3,20m). The experiment consisted of two phases: acquisition (90 trials) and retention (18 trials). Performance was analyzed by magnitude (sum of points) and variability (coefficient of variation of points). Results showed that all groups improved the performance in the acquisition phase, and that it was kept in the retention test. Moreover, concerned to the aim of this study, no difference between the groups was found in the retention testBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Umberto CesarSantos, Jefferson John dos2012-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-27032012-082959/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-27032012-082959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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