Olhares e experiências de aprendizagem em séniores alfabetizados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11893 |
Resumo: | Este estudo pretende identificar concepções de aprendizagem em seniores, explorando eventuais variações ao nível do pensamento sobre o aprender. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 16 seniores entre os 65 e os 86 anos, a frequentarem a Universidade Sénior de Évora. Exploraram-se diversas dimensões do fenómeno aprendizagem: conceptualização geral, função, processo, facetas temporais, conteúdos, aspectos retrospectivos e prospectivos. Os dados foram obtidos através de questionários abertos, sujeitos a análise de conteúdo e análise frequencial. Os resultados permitem confirmar que as concepções de aprendizagem em seniores são comuns às identificadas em estudos anteriormente efectuados com populações mais jovens: aumento de conhecimentos; memorização; aplicação, compreensão, ver algo de forma diferente (Säljo, 1979;Grácio,2002; Purdie, Hattie & Douglas 1996) e mudar enquanto pessoa (Marton, Dall’ Alba & Beaty, 1993). Apesar de comuns, algumas destas concepções apresentam tonalidades e realces distintos como sejam a visão holística da aprendizagem, a transcendência e a espiritualidade; ###ABSTRACT: This study aims to identify the learning concepts in seniors, exploring possible changes to the level of thinking about learning. The investigation was performed in a phenomenographic perspective with 16 seniors among the 65 to 86 years old, attending the Senior University of Évora. Is explored various dimensions of the learning phenomenon: general conceptualization, function, process, temporal aspects, content, retrospective and prospective aspects. Data were obtained through open questionnaires, subjected to content analysis and frequency analysis. The results confirm that the conceptions of learning are common with those identified in earlier studies conducted with younger populations, increase knowledge, memorization, application, understanding, see something differently (Säljö, 1979; Grácio, 2002; Purdie, Hattie & Douglas 1996) and change as a person (Marton, Dall 'Alba & Beaty, 1993). Although common, some of these concepts have different tones and accents such as the holistic view of learning, spirituality and transcendence |
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