Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Luiz Gustavo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, António Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157743
Resumo: Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão
id USP-11_c297161ef0a1a7c5074dc9ce5fe457d5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157743
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitárioConceptions of factors, functions, and problems of learning artistic drawing in university studentsLearningEvaluationConceptionsArtistic drawingPhenomenographyAprendizagemAvaliaçãoConcepçõesDesenho artísticoFenomenografiaEste artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensãoThis article presents part of the results of an investigation intended to explore Brazilian university students’ conceptions of learning artistic drawing, within the framework of phenomenography. Amongst other dimensions, a group of 16 students of Mathematics, Biological sciences and Humanities from a free course on drawing were questioned on the basis of a semi-structured interview about their conceptions of factors, functions, and problems of learning artistic drawing. The answers to the interviews were submitted to a thematic content analysis, which involved three phases: segmentation of responses into units to be categorized, development and application of a system of categories of analysis, and exploration of the categories found. The results show a wide differentiation of representations regarding factors of learning drawing (affective, cognitive, experiential, problematic, undifferentiated personal and contextual), its functions (artistic development, professionalization, affective, cognitive and interpersonal) and its problems (structural, experiential, affective, cognitive, interpersonal, and contextual). These representations are interpreted and presented in this paper as useful tools to understand and improve successful and quality learning in the field of artistic drawing.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15774310.1590/s1678-4634201945189793Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e189793Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e189793Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e1897931678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157743/153004https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157743/156290Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Luiz GustavoDuarte, António Manuel2021-06-13T21:31:26Zoai:revistas.usp.br:article/157743Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2021-06-13T21:31:26Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
Conceptions of factors, functions, and problems of learning artistic drawing in university students
title Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
spellingShingle Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
Freire, Luiz Gustavo
Learning
Evaluation
Conceptions
Artistic drawing
Phenomenography
Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Desenho artístico
Fenomenografia
title_short Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
title_full Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
title_fullStr Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
title_full_unstemmed Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
title_sort Concepções sobre os fatores, funções e problemas da aprendizagem do desenho artístico em estudantes universitário
author Freire, Luiz Gustavo
author_facet Freire, Luiz Gustavo
Duarte, António Manuel
author_role author
author2 Duarte, António Manuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Luiz Gustavo
Duarte, António Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Learning
Evaluation
Conceptions
Artistic drawing
Phenomenography
Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Desenho artístico
Fenomenografia
topic Learning
Evaluation
Conceptions
Artistic drawing
Phenomenography
Aprendizagem
Avaliação
Concepções
Desenho artístico
Fenomenografia
description Este artigo expõe parte dos resultados de uma investigação que teve como objetivo explorar as concepções de aprendizagem do desenho artístico de estudantes universitários brasileiros, à luz da perspectiva fenomenográfica. Entre outras dimensões, um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho, dos cursos de Matemática, Ciências biológicas e Letras, foi entrevistado com base num guia de entrevista semiestruturada acerca das suas concepções sobre os fatores, as funções e os problemas da aprendizagem do desenho artístico. As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática, que implicou três fases: segmentação das respostas em unidades a categorizar, desenvolvimento e aplicação de um sistema de categorias de análise e exploração das categorias encontradas. Os resultados evidenciam uma ampla diferenciação de representações quanto aos fatores (isto é, a aprendizagem do desenho é influenciada por fatores afetivos, cognitivos, experienciais, problemáticos, pessoais indiferenciados e contextuais), às funções (isto é, a aprendizagem do desenho tem a função de desenvolvimento artístico, profissionalizante, afetiva, cognitiva e interpessoal), e aos problemas (isto é, a aprendizagem do desenho é afetada por problemas estruturais, de experiência, afetivos, cognitivos, interpessoais e contextuais). Essas representações são aqui interpretadas e apresentadas como utilizáveis para a compreensão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157743
10.1590/s1678-4634201945189793
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157743
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201945189793
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157743/153004
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157743/156290
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 45 (2019); e189793
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e189793
Educação e Pesquisa; Vol. 45 (2019); e189793
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713813094596608