O modelo de negócio das empresas de contabilidade orientadas para PMEs: Tempo de mudança e reinvenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marracho, Ana Teresa Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21664
Resumo: Propósito: O propósito desta investigação é construir propostas de reinvenção do modelo de negócio das empresas de contabilidade orientadas para PMEs e, acessoriamente, apresentar o próximo skillset dos profissionais da contabilidade e inerentes linhas de orientação futuras sobre alterações na educação daqueles profissionais. Design: É um estudo qualitativo, híbrido - empírico e conceptual - e exploratório. Adota a metodologia construtivista, com ênfase no construtivismo pragmático. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas gravadas e documentação online. Foram entrevistados gestores de quatro empresas, duas de contabilidade e duas de tecnologia, que compreendem um portfólio de firmas associadas à transição digital. Utilizou-se a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Principais conclusões: Concluiu-se que não existe um modelo de negócio universal para as empresas de contabilidade, mas sim vários passíveis de boa execução. As tecnologias emergentes são determinantes para o modelo de negócio das empresas de contabilidade, existindo diversas possibilidades para enfrentar a transformação. Identificaram-se quatro ideias orientadoras da transformação do modelo de negócio das empresas de contabilidade: ecossistema empresarial; plataformas em nuvem; serviços de valor acrescentado e automatização e digitalização total. O profissional da contabilidade do futuro deve possuir um portfólio de competências tecnológicas, analíticas e de comunicação, sendo necessário repensar os currículos dos cursos de contabilidade e similares, perspetivando o futuro. Originalidade: É um dos primeiros estudos académicos sobre a transformação do modelo de negócio das empresas de contabilidade, propondo insights e possibilidades de aplicação prática úteis para os gestores das empresas de contabilidade.
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