A Prática Pedagógica em escolas de aplicação na Província do Bengo-Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nzinga, Bunga Félix
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9973
Resumo: As Práticas Pedagógicas fazem parte da grelha curricular de formação de professores da Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB), assim como de outras Instituições de Ensino Superior de Educação a nível nacional. Na ESPB, a referida Unidade Curricular é ministrada a partir do terceiro ano de 5 Licenciaturas em Ensino (Ensino de Pedagogia, Ensino de Matemática, Ensino de Psicologia, Ensino de História e Ensino de Língua Portuguesa), com a finalidade de iniciar os estudantes nas práticas de ensino em escolas de aplicação da referida província, propriamente no município do Dande, promovendo neles competências necessárias ao oficio de professor, sendo o principal perfil de saída de cada especialidade. Como é sabido, as Práticas Pedagógicas ou Prática de Ensino, é um processo de iniciação mediante o qual o professor-mestre ajuda o estudante a adquirir e desenvolver um conjunto de competências, atitudes e conhecimentos, o seu próprio estilo docente, o qual é assimilado pelos estudantes através da observação, da imitação e da prática dirigida. A presente pesquisa foca-se nas perceções dos estudantes e supervisores sobre as Práticas Pedagógicas realizadas em escolas de aplicação na Província do Bengo-Angola. O estudo realizado, de natureza exploratória, descritiva e correlacional, suporta-se numa metodologia quantitativa e qualitativa na recolha e análise dos dados. Participaram no estudo 135 estudantes do 3º ano, que frequentam a Unidade Curricular de Práticas Pedagógicas, de 4 cursos, assim como 4 supervisores, distribuídos pelos 4 cursos. Foram construídos e aplicados dois questionários, com versões diferentes para estudantes e professores. Os principais resultados apontaram para uma perceção positiva na maioria dos aspetos referentes ao funcionamento da Unidade Curricular, tais como as competências que ela promoveu nos estudantes, as competências reveladas pelos supervisores no desempenho de suas funções, a atuação dos professores cooperantes das escolas de aplicação, o progresso e aproveitamento académico dos próprios estudantes, assim como a avaliação geral da própria Unidade Curricular pelos próprios estudantes e supervisores. Por outro lado, verificou-se que a realização das atividades práticas tem sido um desafio, tanto para os supervisores quanto para os estudantes, no que refere aos obstáculos relativamente à aceitação das escolas de aplicação para a realização das referidas atividades, a falta de recursos, sobretudo tecnológicos e internet para a pesquisa, o excessivo número de estudantes por supervisores, o pouco tempo semanal para o acompanhamento dos estudantes devido ao rácio supervisor/estudantes, e ainda o incumprimento dos objetivos da Unidade Curricular por parte de 2 supervisores, condicionados de igual modo ao excessivo número de estudantes por supervisores e o escasso tempo semanal. Algumas implicações práticas são discutidas, apontando-se a sua relevância particular no contexto onde a investigação foi realizada.
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Como é sabido, as Práticas Pedagógicas ou Prática de Ensino, é um processo de iniciação mediante o qual o professor-mestre ajuda o estudante a adquirir e desenvolver um conjunto de competências, atitudes e conhecimentos, o seu próprio estilo docente, o qual é assimilado pelos estudantes através da observação, da imitação e da prática dirigida. A presente pesquisa foca-se nas perceções dos estudantes e supervisores sobre as Práticas Pedagógicas realizadas em escolas de aplicação na Província do Bengo-Angola. O estudo realizado, de natureza exploratória, descritiva e correlacional, suporta-se numa metodologia quantitativa e qualitativa na recolha e análise dos dados. Participaram no estudo 135 estudantes do 3º ano, que frequentam a Unidade Curricular de Práticas Pedagógicas, de 4 cursos, assim como 4 supervisores, distribuídos pelos 4 cursos. Foram construídos e aplicados dois questionários, com versões diferentes para estudantes e professores. Os principais resultados apontaram para uma perceção positiva na maioria dos aspetos referentes ao funcionamento da Unidade Curricular, tais como as competências que ela promoveu nos estudantes, as competências reveladas pelos supervisores no desempenho de suas funções, a atuação dos professores cooperantes das escolas de aplicação, o progresso e aproveitamento académico dos próprios estudantes, assim como a avaliação geral da própria Unidade Curricular pelos próprios estudantes e supervisores. Por outro lado, verificou-se que a realização das atividades práticas tem sido um desafio, tanto para os supervisores quanto para os estudantes, no que refere aos obstáculos relativamente à aceitação das escolas de aplicação para a realização das referidas atividades, a falta de recursos, sobretudo tecnológicos e internet para a pesquisa, o excessivo número de estudantes por supervisores, o pouco tempo semanal para o acompanhamento dos estudantes devido ao rácio supervisor/estudantes, e ainda o incumprimento dos objetivos da Unidade Curricular por parte de 2 supervisores, condicionados de igual modo ao excessivo número de estudantes por supervisores e o escasso tempo semanal. Algumas implicações práticas são discutidas, apontando-se a sua relevância particular no contexto onde a investigação foi realizada.The Pedagogical Practices are part of the teacher training curriculum of the Pedagogic Higher School of Bengo (PHSB), as well as other Higher Education Institutions at national level. At the PHSB, this course is taught in the third year of the 5 existing courses in the institution, since 2011 (Pedagogy teaching degree, Mathematics teaching degree, Psychology teaching degree, History teaching degree and Portuguese Language). The main purpose of the course is initiating the students in teaching practices in some schools of the province, properly in the municipality of Dande, thus promoting the necessary skills to the teacher practice. As it is well known, the Pedagogical Practices or Teaching Practice is a process of initiation through which the teacher support the student in the acquisition and development of a set of skills, attitudes, knowledge and, ultimately, his own teaching style, which is assimilated by students through observation, imitation and directed practice. The present research is focused on students and supervisors perceptions on the Pedagogical Practices carried out in application schools in the Province of Bengo-Angola. This is an exploratory, descriptive and correlational study, grounded in a quantitative and qualitative methodology of data collection and treatment. A sample of 135 students participated in the study, from the 3rd year of higher education, who were attending the Curricular Unit of Pedagogical Practices in 4 courses, as well as 4 teacher supervisors of the same courses. The participants answered to a questionnaire, intentionally constructed for this study, with two different versions (one directed to students and another directed to teachers). The main results showed a positive perception in most of the aspects related to the functioning of this Curricular Unit, by most of the respondents, such as the skills promoted in the Curricular Unit, the performance of the teachers (supervisors and cooperators), the progress and academic achievement of the students themselves, as well as the overall evaluation of the Course were generally positive. On the other hand, the implementation of these practices has been a challenge for both supervisors and students, particularly regarding the difficulty in collaborative work with the schools where the training is performed, the lack of resources, the excessive number of students by supervisors, the insufficient amount of time for monitoring the students (due to the ratio teacher/students), and also the non-fulfillment of the Curricular Unit objectives by 2 supervisors, related to the limitations mentioned previously. Some practical implications are discussed, considering its particular relevance in the context where the research was developed.Oliveira, Ema Patricia de LimauBibliorumNzinga, Bunga Félix2020-03-11T17:16:13Z2018-07-122018-06-202018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9973TID:202357856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:20Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:02.943791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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