O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9977 |
Resumo: | O currículo de formação de professores primários é um bem bastante importante e atual, na medida em que, a sua operacionalização, vai definir o modelo de professores que a sociedade deseja bem como prepara os professores exigindo-lhes elevado nível de competências que serão as bases para serem capazes de transmitir os conteúdos aos seus educandos. O professor assume ainda um papel preponderante na transmissão dos valores enquanto cidadãos e profissionais inseridos numa determinada sociedade a serem, posteriormente, assimilados pelos educandos. Analisar o currículo e as suas diferentes visões permite discutir a importância deste e quais os seus principais objetivos e os critérios importantes na sua configuração. Esta investigação teve como principal objetivo compreender o processo de formação de professores, em particular o processo de formação de professores do ensino primário, face à qualidade de ensino e o resgaste dos valores morais e éticos na província do Bengo-Angola. A amostra foi constituída por 43 participantes, dos quais 5 professores e 38 alunos da Escola de Formação de Professores Kimamunenho no Bengo. A partir da operacionalização do currículo nacional nesta instituição, foi permitido construir questionários para compreender a perceção dos alunos e dos professores sobre o currículo de formação de professores e o currículo do ensino primário ou planos de estudo. Através da análise descritiva dos resultados verificou-se que os participantes consideram existir um ajuste entre o currículo de formação de professores e o currículo do ensino primário, sendo este o principal instrumento de trabalho do futuro professor e a reforma curricular como principal desafio e elevação da qualidade de ensino. |
id |
RCAP_ad07a414d1f19cc4f6b12f8656983e0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9977 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/BengoDesafios e perspetivasCurrículoEnsino Primário Em AngolaFormação de ProfessoresDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO currículo de formação de professores primários é um bem bastante importante e atual, na medida em que, a sua operacionalização, vai definir o modelo de professores que a sociedade deseja bem como prepara os professores exigindo-lhes elevado nível de competências que serão as bases para serem capazes de transmitir os conteúdos aos seus educandos. O professor assume ainda um papel preponderante na transmissão dos valores enquanto cidadãos e profissionais inseridos numa determinada sociedade a serem, posteriormente, assimilados pelos educandos. Analisar o currículo e as suas diferentes visões permite discutir a importância deste e quais os seus principais objetivos e os critérios importantes na sua configuração. Esta investigação teve como principal objetivo compreender o processo de formação de professores, em particular o processo de formação de professores do ensino primário, face à qualidade de ensino e o resgaste dos valores morais e éticos na província do Bengo-Angola. A amostra foi constituída por 43 participantes, dos quais 5 professores e 38 alunos da Escola de Formação de Professores Kimamunenho no Bengo. A partir da operacionalização do currículo nacional nesta instituição, foi permitido construir questionários para compreender a perceção dos alunos e dos professores sobre o currículo de formação de professores e o currículo do ensino primário ou planos de estudo. Através da análise descritiva dos resultados verificou-se que os participantes consideram existir um ajuste entre o currículo de formação de professores e o currículo do ensino primário, sendo este o principal instrumento de trabalho do futuro professor e a reforma curricular como principal desafio e elevação da qualidade de ensino.The primary teacher training curriculum is a rather important and current one insofar as its operationalization will define the model of teachers the society will have as well as the level of skills that will be able to convey in their learners. The teacher assumes a preponderant role in the transmission of values to be assimilated by the students as citizens and professionals inserted in a certain society. Analyzing the curriculum and its different views allows us to discuss the importance of this and its main objectives and the important criteria for its configuration. The main objective of this research was to understand the process of teacher education. Understand the process of teacher training in primary education in relation to the quality of teaching and the recovery of moral and ethical values in Bengo-Angola. The sample consisted of 43 participants, including 5 teachers and 38 students from the Kimamunenho Teacher Training School in Bengo. From the operationalization of the national curriculum in this institution it was allowed to construct questionnaires to understand the students 'and teachers' perception about the teacher training curriculum and the curriculum of primary education or study plans. Through the descriptive analysis of the results it was verified that the participants consider to see an adjustment of the curriculum of teacher training and the primary curriculum being this the main instrument of work of the future teacher and the curricular reform as the main challenge and the elevation of the quality of teaching.Silva, Sofia Santa Ana Lopes Malheiro daBranco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumCalunga, Walter Paulo de Oliveira Celestino2020-03-11T17:16:16Z2018-07-122018-06-082018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9977TID:202357945porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:03.118070Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo Desafios e perspetivas |
title |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo |
spellingShingle |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo Calunga, Walter Paulo de Oliveira Celestino Currículo Ensino Primário Em Angola Formação de Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo |
title_full |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo |
title_fullStr |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo |
title_full_unstemmed |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo |
title_sort |
O currículo de formação de professores do ensino primário em Angola/Bengo |
author |
Calunga, Walter Paulo de Oliveira Celestino |
author_facet |
Calunga, Walter Paulo de Oliveira Celestino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Sofia Santa Ana Lopes Malheiro da Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calunga, Walter Paulo de Oliveira Celestino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino Primário Em Angola Formação de Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Currículo Ensino Primário Em Angola Formação de Professores Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O currículo de formação de professores primários é um bem bastante importante e atual, na medida em que, a sua operacionalização, vai definir o modelo de professores que a sociedade deseja bem como prepara os professores exigindo-lhes elevado nível de competências que serão as bases para serem capazes de transmitir os conteúdos aos seus educandos. O professor assume ainda um papel preponderante na transmissão dos valores enquanto cidadãos e profissionais inseridos numa determinada sociedade a serem, posteriormente, assimilados pelos educandos. Analisar o currículo e as suas diferentes visões permite discutir a importância deste e quais os seus principais objetivos e os critérios importantes na sua configuração. Esta investigação teve como principal objetivo compreender o processo de formação de professores, em particular o processo de formação de professores do ensino primário, face à qualidade de ensino e o resgaste dos valores morais e éticos na província do Bengo-Angola. A amostra foi constituída por 43 participantes, dos quais 5 professores e 38 alunos da Escola de Formação de Professores Kimamunenho no Bengo. A partir da operacionalização do currículo nacional nesta instituição, foi permitido construir questionários para compreender a perceção dos alunos e dos professores sobre o currículo de formação de professores e o currículo do ensino primário ou planos de estudo. Através da análise descritiva dos resultados verificou-se que os participantes consideram existir um ajuste entre o currículo de formação de professores e o currículo do ensino primário, sendo este o principal instrumento de trabalho do futuro professor e a reforma curricular como principal desafio e elevação da qualidade de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 2018-06-08 2018-07-12T00:00:00Z 2020-03-11T17:16:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9977 TID:202357945 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9977 |
identifier_str_mv |
TID:202357945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136390930235392 |