Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1755 |
Resumo: | Todos os dias vivemos momentos de mudança, somos confrontados com uma heterogeneidade cada vez mais intensa de alunos, o que obriga o professor e ao professor estagiário ou ao orientador de estágio, a uma constante reformulação de estratégias a implementar na sua actividade profissional. Surge assim a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, no sentido de nos adaptarmos às novas exigências do mundo pós-moderno, e surge assim, a necessidade da formação inicial ou contínua de professores. |
id |
RCAP_e1072935bac0dea198b6fa3c36408d13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberesSupervisão pedagógicaFormação de professoresPrática pedagógicaTodos os dias vivemos momentos de mudança, somos confrontados com uma heterogeneidade cada vez mais intensa de alunos, o que obriga o professor e ao professor estagiário ou ao orientador de estágio, a uma constante reformulação de estratégias a implementar na sua actividade profissional. Surge assim a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, no sentido de nos adaptarmos às novas exigências do mundo pós-moderno, e surge assim, a necessidade da formação inicial ou contínua de professores.Vivimos tiempos de cambio y somos confrontados a diario con una población de alumnos cada vez más heterogénea en las escuelas, lo que obliga al profesor y al profesor principiante o al formador de profesores a una reformulación constante de las estrategias a implementar en su labor profesional. De esta manera surge la necesidad de poner en marcha un trabajo en equipo de todos los profesores, tan necesario para hacer frente a las transformaciones y exigencias del mundo posmoderno, y surge así la necesidad de la formación inicial o continua del profesorado.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumCardoso, Vanda Maria Pattrício2014-06-02T19:55:59Z2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:32.843201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes |
title |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes |
spellingShingle |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes Cardoso, Vanda Maria Pattrício Supervisão pedagógica Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes |
title_full |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes |
title_fullStr |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes |
title_full_unstemmed |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes |
title_sort |
Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes |
author |
Cardoso, Vanda Maria Pattrício |
author_facet |
Cardoso, Vanda Maria Pattrício |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Vanda Maria Pattrício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Supervisão pedagógica Formação de professores Prática pedagógica |
description |
Todos os dias vivemos momentos de mudança, somos confrontados com uma heterogeneidade cada vez mais intensa de alunos, o que obriga o professor e ao professor estagiário ou ao orientador de estágio, a uma constante reformulação de estratégias a implementar na sua actividade profissional. Surge assim a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, no sentido de nos adaptarmos às novas exigências do mundo pós-moderno, e surge assim, a necessidade da formação inicial ou contínua de professores. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06 2009-06-01T00:00:00Z 2014-06-02T19:55:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1755 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136334426669056 |