Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Vanda Maria Pattrício
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1755
Resumo: Todos os dias vivemos momentos de mudança, somos confrontados com uma heterogeneidade cada vez mais intensa de alunos, o que obriga o professor e ao professor estagiário ou ao orientador de estágio, a uma constante reformulação de estratégias a implementar na sua actividade profissional. Surge assim a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, no sentido de nos adaptarmos às novas exigências do mundo pós-moderno, e surge assim, a necessidade da formação inicial ou contínua de professores.
id RCAP_e1072935bac0dea198b6fa3c36408d13
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberesSupervisão pedagógicaFormação de professoresPrática pedagógicaTodos os dias vivemos momentos de mudança, somos confrontados com uma heterogeneidade cada vez mais intensa de alunos, o que obriga o professor e ao professor estagiário ou ao orientador de estágio, a uma constante reformulação de estratégias a implementar na sua actividade profissional. Surge assim a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, no sentido de nos adaptarmos às novas exigências do mundo pós-moderno, e surge assim, a necessidade da formação inicial ou contínua de professores.Vivimos tiempos de cambio y somos confrontados a diario con una población de alumnos cada vez más heterogénea en las escuelas, lo que obliga al profesor y al profesor principiante o al formador de profesores a una reformulación constante de las estrategias a implementar en su labor profesional. De esta manera surge la necesidad de poner en marcha un trabajo en equipo de todos los profesores, tan necesario para hacer frente a las transformaciones y exigencias del mundo posmoderno, y surge así la necesidad de la formación inicial o continua del profesorado.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumCardoso, Vanda Maria Pattrício2014-06-02T19:55:59Z2009-062009-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:32.843201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
title Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
spellingShingle Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
Cardoso, Vanda Maria Pattrício
Supervisão pedagógica
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
title_full Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
title_fullStr Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
title_full_unstemmed Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
title_sort Cenários de prática pedagógica: observação e reflexão como construção de saberes
author Cardoso, Vanda Maria Pattrício
author_facet Cardoso, Vanda Maria Pattrício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Vanda Maria Pattrício
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Supervisão pedagógica
Formação de professores
Prática pedagógica
description Todos os dias vivemos momentos de mudança, somos confrontados com uma heterogeneidade cada vez mais intensa de alunos, o que obriga o professor e ao professor estagiário ou ao orientador de estágio, a uma constante reformulação de estratégias a implementar na sua actividade profissional. Surge assim a necessidade de um trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, no sentido de nos adaptarmos às novas exigências do mundo pós-moderno, e surge assim, a necessidade da formação inicial ou contínua de professores.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06
2009-06-01T00:00:00Z
2014-06-02T19:55:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1755
url http://hdl.handle.net/10400.6/1755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136334426669056