Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Margarida Penela de Deus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12956
Resumo: O presente Relatório Final debruça-se na implementação de um projeto de desenvolvimento do processo criativo e capacidade de resolução de problemas, nos alunos do 9ºano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Para isso fez-se uso da Metodologia Projetual do designer Bruno Munari. De forma a desenvolver o pensamento criativo, serão estudados e aplicados os aspetos da fantasia, imaginação e criatividade referidos por Munari no livro Fantasia. O projeto consiste na utilização da Metodologia Projetual como ferramenta didática, criando assim diferentes etapas onde a exploração de ideias e novas soluções foram uma constante na aprendizagem do aluno. A análise dos dados foi realizada recorrendo a dois questionários, construídos pela investigadora, que permitiram conhecer a opinião dos alunos quanto ao projeto e o seu desenvolvimento. Apesar da amostra na qual foi aplicado este estudo ter sido muito reduzida, permitiu verificar, nos alunos, um aumento na produção de ideias criativas e novas soluções.
id RCAP_00f6fd0bd0ecf9a24109bab0379bb62c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visualEducação artísticaEducação visual - Ensino básico 3º cicloMétodos pedagógicosProcessos criativosDesenhoImaginaçãoPensamento críticoDesenvolvimento da criatividadeO presente Relatório Final debruça-se na implementação de um projeto de desenvolvimento do processo criativo e capacidade de resolução de problemas, nos alunos do 9ºano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Para isso fez-se uso da Metodologia Projetual do designer Bruno Munari. De forma a desenvolver o pensamento criativo, serão estudados e aplicados os aspetos da fantasia, imaginação e criatividade referidos por Munari no livro Fantasia. O projeto consiste na utilização da Metodologia Projetual como ferramenta didática, criando assim diferentes etapas onde a exploração de ideias e novas soluções foram uma constante na aprendizagem do aluno. A análise dos dados foi realizada recorrendo a dois questionários, construídos pela investigadora, que permitiram conhecer a opinião dos alunos quanto ao projeto e o seu desenvolvimento. Apesar da amostra na qual foi aplicado este estudo ter sido muito reduzida, permitiu verificar, nos alunos, um aumento na produção de ideias criativas e novas soluções.The current Final Report is focused on the implementation of a project aimend to develop the creative process and problem solving capacity of students from the 9th year of scholarship, 3º cycle of Basic School, under the course of Visual Education. For that it appealed to the Project Methodology advocated by the designer Bruno Munari. In order to develop the creative mind, fantasy, imagination and creativity aspects referred by Munari on his book Fantasia will be studied and applied. The project consists on the use of Project Methodology as a didactic tool, creating therefore different stages where exploration of ideas and new solutions to problems were a constant during students’ learning process. Data analysis was performed using two surveys, both built by the investigator, that allowed understanding students’ opinions regarding the project and its development. Despite the fact that the sample used for this study had been small, it allowed to verify an increase on the production of creative ideas and new solutions on the part of the students.Universidade de Aveiro2014-12-09T14:51:16Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12956TID:201563800porAntunes, Ana Margarida Penela de Deusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:43Zoai:ria.ua.pt:10773/12956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:00.559896Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
title Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
spellingShingle Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
Antunes, Ana Margarida Penela de Deus
Educação artística
Educação visual - Ensino básico 3º ciclo
Métodos pedagógicos
Processos criativos
Desenho
Imaginação
Pensamento crítico
Desenvolvimento da criatividade
title_short Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
title_full Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
title_fullStr Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
title_full_unstemmed Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
title_sort Aspetos de criatividade, fantasia e imaginação na educação visual
author Antunes, Ana Margarida Penela de Deus
author_facet Antunes, Ana Margarida Penela de Deus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Margarida Penela de Deus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Educação visual - Ensino básico 3º ciclo
Métodos pedagógicos
Processos criativos
Desenho
Imaginação
Pensamento crítico
Desenvolvimento da criatividade
topic Educação artística
Educação visual - Ensino básico 3º ciclo
Métodos pedagógicos
Processos criativos
Desenho
Imaginação
Pensamento crítico
Desenvolvimento da criatividade
description O presente Relatório Final debruça-se na implementação de um projeto de desenvolvimento do processo criativo e capacidade de resolução de problemas, nos alunos do 9ºano de escolaridade do 3º ciclo do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de Educação Visual. Para isso fez-se uso da Metodologia Projetual do designer Bruno Munari. De forma a desenvolver o pensamento criativo, serão estudados e aplicados os aspetos da fantasia, imaginação e criatividade referidos por Munari no livro Fantasia. O projeto consiste na utilização da Metodologia Projetual como ferramenta didática, criando assim diferentes etapas onde a exploração de ideias e novas soluções foram uma constante na aprendizagem do aluno. A análise dos dados foi realizada recorrendo a dois questionários, construídos pela investigadora, que permitiram conhecer a opinião dos alunos quanto ao projeto e o seu desenvolvimento. Apesar da amostra na qual foi aplicado este estudo ter sido muito reduzida, permitiu verificar, nos alunos, um aumento na produção de ideias criativas e novas soluções.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-12-09T14:51:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12956
TID:201563800
url http://hdl.handle.net/10773/12956
identifier_str_mv TID:201563800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137541112201216