Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gama, Ana, Silva, Encarnação, Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3290
Resumo: A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem um largo historial ao serviço da formação contínua de professores. Neste artigo, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido e a desenvolver nesse âmbito. Apresentase, primeiro, o percurso seguido, equacionando os momentos mais significativos e que se constituíram como pontos de viragem ao longo do tempo, nomeadamente, a adesão ao Programa Foco, a constituição da ESELx como Centro de Formação e a colaboração da ESELx na implementação dos Programas Nacionais de Formação Contínua nas áreas da Matemática, Português e Ensino Experimental das Ciências. Seguidamente, analisam-se as implicações que a formação contínua tem tido na vida da instituição e perspetiva-se a estratégia a seguir no futuro, entendendo a formação contínua como um fator de desenvolvimento institucional.
id RCAP_00fa2c178a1305eb7dc8aa4c8355198f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostasFormação contínuaDesenvolvimento profissionalDesenvolvimento institucionalFormation continueDéveloppement professionnelDéveloppement institutionnelA Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem um largo historial ao serviço da formação contínua de professores. Neste artigo, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido e a desenvolver nesse âmbito. Apresentase, primeiro, o percurso seguido, equacionando os momentos mais significativos e que se constituíram como pontos de viragem ao longo do tempo, nomeadamente, a adesão ao Programa Foco, a constituição da ESELx como Centro de Formação e a colaboração da ESELx na implementação dos Programas Nacionais de Formação Contínua nas áreas da Matemática, Português e Ensino Experimental das Ciências. Seguidamente, analisam-se as implicações que a formação contínua tem tido na vida da instituição e perspetiva-se a estratégia a seguir no futuro, entendendo a formação contínua como um fator de desenvolvimento institucional.Résumé: L’ École Supérieur d’Éducation de Lisbonne a une longue histoire au service de la formation continue de professeurs. Dans cet article, nous prétendons montrer le travail developpé et à developper à ce propos. On présente d’abord le parcours suivi, en mettant en évidence les moments les plus significatifs qui ont constitué des points de virage, notamment, l’adhésion ao Programme Foco, la constitution de ESELx comme Centre de Formation et sa collaboration dans la mise en place de Programmes Nationaux de Formation Continue en Mathématiques, en Portugais et en Enseignement Expérimental des Sciences. Dans un second moment, on analisera les implications que la formation continue a dans la vie de l’institution et on concevra la stratégie à suivre dans le futur, tout en entendant la formation continue comme un facteur de développement institutionnel.EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSERCIPLLoureiro, CristinaGama, AnaSilva, EncarnaçãoRodrigues, Margarida2014-02-28T15:50:40Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3290porLoureiro, C., Gama, A., Silva, E., & Rodrigues, M. (2013). Formação contínua e desenvolvimento institucional: Desafios e respostas. In T. Estrela et al. (Eds.), Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (pp. 735-743). Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-17-1978-989-8272-17-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:55.171951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
title Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
spellingShingle Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
Loureiro, Cristina
Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento institucional
Formation continue
Développement professionnel
Développement institutionnel
title_short Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
title_full Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
title_fullStr Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
title_full_unstemmed Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
title_sort Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
author Loureiro, Cristina
author_facet Loureiro, Cristina
Gama, Ana
Silva, Encarnação
Rodrigues, Margarida
author_role author
author2 Gama, Ana
Silva, Encarnação
Rodrigues, Margarida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Cristina
Gama, Ana
Silva, Encarnação
Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento institucional
Formation continue
Développement professionnel
Développement institutionnel
topic Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Desenvolvimento institucional
Formation continue
Développement professionnel
Développement institutionnel
description A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem um largo historial ao serviço da formação contínua de professores. Neste artigo, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido e a desenvolver nesse âmbito. Apresentase, primeiro, o percurso seguido, equacionando os momentos mais significativos e que se constituíram como pontos de viragem ao longo do tempo, nomeadamente, a adesão ao Programa Foco, a constituição da ESELx como Centro de Formação e a colaboração da ESELx na implementação dos Programas Nacionais de Formação Contínua nas áreas da Matemática, Português e Ensino Experimental das Ciências. Seguidamente, analisam-se as implicações que a formação contínua tem tido na vida da instituição e perspetiva-se a estratégia a seguir no futuro, entendendo a formação contínua como um fator de desenvolvimento institucional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-28T15:50:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3290
url http://hdl.handle.net/10400.21/3290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loureiro, C., Gama, A., Silva, E., & Rodrigues, M. (2013). Formação contínua e desenvolvimento institucional: Desafios e respostas. In T. Estrela et al. (Eds.), Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas (pp. 735-743). Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. ISBN: 978-989-8272-17-1
978-989-8272-17-1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE
publisher.none.fl_str_mv EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133384648163328