Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006 |
Resumo: | Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos. |
id |
RCAP_0112e29283fbfe6f1d777381eb428327 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292016000200006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em PortugalMoodleTICestratégias de estudoestratégias de ensinoAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.Editora Mundos Sociais2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006Sociologia, Problemas e Práticas n.81 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006Dias,Paulo CoelhoAlves,Nuno de AlmeidaAbrantes,PedroRodrigues,Carla F.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:58Zoai:scielo:S0873-65292016000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:17.234129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
spellingShingle |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal Dias,Paulo Coelho Moodle TIC estratégias de estudo estratégias de ensino |
title_short |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_full |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_fullStr |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_full_unstemmed |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_sort |
Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
author |
Dias,Paulo Coelho |
author_facet |
Dias,Paulo Coelho Alves,Nuno de Almeida Abrantes,Pedro Rodrigues,Carla F. |
author_role |
author |
author2 |
Alves,Nuno de Almeida Abrantes,Pedro Rodrigues,Carla F. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Paulo Coelho Alves,Nuno de Almeida Abrantes,Pedro Rodrigues,Carla F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moodle TIC estratégias de estudo estratégias de ensino |
topic |
Moodle TIC estratégias de estudo estratégias de ensino |
description |
Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.81 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551350215475200 |