Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Paulo Coelho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves,Nuno de Almeida, Abrantes,Pedro, Rodrigues,Carla F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006
Resumo: Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
id RCAP_0112e29283fbfe6f1d777381eb428327
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-65292016000200006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em PortugalMoodleTICestratégias de estudoestratégias de ensinoAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.Editora Mundos Sociais2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006Sociologia, Problemas e Práticas n.81 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006Dias,Paulo CoelhoAlves,Nuno de AlmeidaAbrantes,PedroRodrigues,Carla F.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:58Zoai:scielo:S0873-65292016000200006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:17.234129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
spellingShingle Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Dias,Paulo Coelho
Moodle
TIC
estratégias de estudo
estratégias de ensino
title_short Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_full Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_fullStr Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_full_unstemmed Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_sort Utilização da plataforma Moodle em portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
author Dias,Paulo Coelho
author_facet Dias,Paulo Coelho
Alves,Nuno de Almeida
Abrantes,Pedro
Rodrigues,Carla F.
author_role author
author2 Alves,Nuno de Almeida
Abrantes,Pedro
Rodrigues,Carla F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Paulo Coelho
Alves,Nuno de Almeida
Abrantes,Pedro
Rodrigues,Carla F.
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle
TIC
estratégias de estudo
estratégias de ensino
topic Moodle
TIC
estratégias de estudo
estratégias de ensino
description Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292016000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia, Problemas e Práticas n.81 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551350215475200