Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Paulo Coelho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Nuno de Almeida, Abrantes, Pedro, Rodrigues, Carla F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11200
Resumo: Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
id RCAP_591adb1f228f793f1f5ffe6304a8280d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11200
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em PortugalMoodleTICEstratégias de estudoEstratégias de ensinoICTLearning strategiesTeaching strategiesODS::04:Educação de QualidadeAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.In this paper we analyze the use that is given to Moodle Platform in Portugal. Analyzing what are the more widespread uses of this platform in terms of literature, we confront the use given to it in our country. This study integrates information from one research project with 2674 students and 324 teachers. Both the students and the teachers were interviewed in a deep way about the use they do of the Moodle Platform. In terms of results, we find that although the Moodle Platform is already widespread among us, however, its use is essentially limited to the completion of traditional classes merely serving to put information. Other more ambitious features of Moodle are still extremely rare for reasons that we present and problematize.Repositório AbertoDias, Paulo CoelhoAlves, Nuno de AlmeidaAbrantes, PedroRodrigues, Carla F.2021-10-04T12:48:33Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11200por0873-652910.7458/SPP20168131452182-7907info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:38.554740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
spellingShingle Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Dias, Paulo Coelho
Moodle
TIC
Estratégias de estudo
Estratégias de ensino
ICT
Learning strategies
Teaching strategies
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_full Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_fullStr Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_full_unstemmed Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
title_sort Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
author Dias, Paulo Coelho
author_facet Dias, Paulo Coelho
Alves, Nuno de Almeida
Abrantes, Pedro
Rodrigues, Carla F.
author_role author
author2 Alves, Nuno de Almeida
Abrantes, Pedro
Rodrigues, Carla F.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Paulo Coelho
Alves, Nuno de Almeida
Abrantes, Pedro
Rodrigues, Carla F.
dc.subject.por.fl_str_mv Moodle
TIC
Estratégias de estudo
Estratégias de ensino
ICT
Learning strategies
Teaching strategies
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Moodle
TIC
Estratégias de estudo
Estratégias de ensino
ICT
Learning strategies
Teaching strategies
ODS::04:Educação de Qualidade
description Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2021-10-04T12:48:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11200
url http://hdl.handle.net/10400.2/11200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
10.7458/SPP2016813145
2182-7907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135094462480384