Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11592 |
Resumo: | Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos. |
id |
RCAP_32d583cb6ccb1b41afb718f4a519aa8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em PortugalMoodleTICEstratégias de estudoEstratégias de ensinoICTAnalisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos.Editora Mundos Sociais2016-06-30T10:57:36Z2016-01-01T00:00:00Z20162019-04-12T15:04:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/11592por0873-652910.7458/SPP2016813145Dias, P.Alves, N. A.Abrantes, P.Rodrigues, C. F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:14.529805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
spellingShingle |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal Dias, P. Moodle TIC Estratégias de estudo Estratégias de ensino ICT |
title_short |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_full |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_fullStr |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_full_unstemmed |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
title_sort |
Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal |
author |
Dias, P. |
author_facet |
Dias, P. Alves, N. A. Abrantes, P. Rodrigues, C. F. |
author_role |
author |
author2 |
Alves, N. A. Abrantes, P. Rodrigues, C. F. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, P. Alves, N. A. Abrantes, P. Rodrigues, C. F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Moodle TIC Estratégias de estudo Estratégias de ensino ICT |
topic |
Moodle TIC Estratégias de estudo Estratégias de ensino ICT |
description |
Analisamos neste artigo a utilização, em Portugal, da plataforma Moodle. Por confronto com a literatura, perspetivamos o uso que lhe tem sido dado no âmbito das escolas selecionadas. Este estudo integra informação de um projeto de investigação com 2674 alunos e 324 docentes. Tanto os alunos como os professores foram inquiridos em profundidade quanto ao uso da plataforma Moodle. Em termos de resultados, verificámos que, embora esta plataforma esteja bastante difundida entre nós, o seu uso tem estado essencialmente confinado à complementação das aulas tradicionais, servindo meramente como suporte de informação. Outras utilizações mais ambiciosas da Moodle são ainda extremamente raras, por razões que nós apresentamos e problematizamos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30T10:57:36Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 2019-04-12T15:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/11592 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/11592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 10.7458/SPP2016813145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134884109746176 |