Diários abertos ao mundo: os blogues dos adolescentes portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/2446 |
Resumo: | O papel desempenhado pelo grupo de pares em termos relacionais durante a adolescência e a forma como transformaram a tecnologia associada aos media num distintivo geracional, através da apropriação das suas potencialidades para se manterem em contacto permanente constituem a base do presente trabalho de investigação, focado na análise específica de um desses mecanismos: os blogues. O estudo delimita a amostra a um público específico em termos etários, ao considerar apenas os adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Poder-se-á considerar como um estudo de caso específico dentro do universo abrangente e diversificado que é o mundo dos blogues, uma vez que podem ser utilizados de diferentes formas e com diferentes funções consoante a idade e o género dos seus criadores. A metodologia de análise de conteúdo utilizada permitiu inferir que no caso dos blogues criados por adolescentes, funcionam como espaços de reflexão, partilha e interacção, onde se expressam, dão a conhecer e a comentar emoções, tendências e gostos pessoais que anteriormente pertenciam à esfera privada e que actualmente constituem mecanismos de interacção social, que conjuntamente com os mails, envio de sms através do telemóvel ou a participação nas redes sociais como o hi5, complementam as comunicações face a face na ausência dos intervenientes. |
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