As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2615 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”. |
id |
RCAP_01333c2f373606cd5f1cb0ab2bd7c976 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2615 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarCrecheJardim de InfânciaJogos educativosMúsicaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”.Fortunato, Maria Albertina CarvalhoIC-OnlineCordeiro, Ana Filipa Rosário2017-06-21T13:34:13Z2017-06-192017-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2615TID:201707144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:56.710700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância |
title |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância |
spellingShingle |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância Cordeiro, Ana Filipa Rosário Educação Pré-escolar Creche Jardim de Infância Jogos educativos Música Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância |
title_full |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância |
title_fullStr |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância |
title_sort |
As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância |
author |
Cordeiro, Ana Filipa Rosário |
author_facet |
Cordeiro, Ana Filipa Rosário |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fortunato, Maria Albertina Carvalho IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Ana Filipa Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Creche Jardim de Infância Jogos educativos Música Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Creche Jardim de Infância Jogos educativos Música Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-21T13:34:13Z 2017-06-19 2017-06-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2615 TID:201707144 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2615 |
identifier_str_mv |
TID:201707144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136963648815104 |