As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana Filipa Rosário
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2615
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”.
id RCAP_01333c2f373606cd5f1cb0ab2bd7c976
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2615
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarCrecheJardim de InfânciaJogos educativosMúsicaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”.Fortunato, Maria Albertina CarvalhoIC-OnlineCordeiro, Ana Filipa Rosário2017-06-21T13:34:13Z2017-06-192017-06-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2615TID:201707144porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:45:30Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:56.710700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
title As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
spellingShingle As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
Cordeiro, Ana Filipa Rosário
Educação Pré-escolar
Creche
Jardim de Infância
Jogos educativos
Música
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
title_full As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
title_fullStr As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
title_full_unstemmed As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
title_sort As minhas aprendizagens, da Creche ao Jardim de Infância
author Cordeiro, Ana Filipa Rosário
author_facet Cordeiro, Ana Filipa Rosário
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortunato, Maria Albertina Carvalho
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Ana Filipa Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Creche
Jardim de Infância
Jogos educativos
Música
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação Pré-escolar
Creche
Jardim de Infância
Jogos educativos
Música
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica de Ensino Supervisionada pertencente ao Mestrado de Educação Pré-Escolar. Este dividi-se em três partes: a primeira parte relaciona-se com as vivências ocorridas em contexto de creche, a segunda está direcionada para os momentos vivenciados em contexto de Jardim de Infância e a terceira parte é referente ao meu percurso no Jardim de Infância de rede pública A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, apresento a caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala dos Rouxinóis. Posteriormente, apresento uma dimensão reflexiva onde evidencio as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas e as experiências que para mim foram as mais significativas na creche. A segunda parte é composta por quatro tópicos. Incialmente, apresento uma caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças vivenciado na Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, na sala Pré-2. Apresento também uma reflexão onde dou a conhecer alguns dos momentos mais significativos experienciados em contexto de Jardim de Infância. Apresento ainda o projeto “À descoberta dos bichos- da- seda”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Por último, apresento um ensaio investigativo realizado com quatro crianças de cinco anos com a finalidade de conhecer as competências socias evidenciadas pelas crianças, durante a exploração de jogos tradicionais. Os resultados evidenciam competências de cooperação, de competetitividade, de (in) cumprimento pelas regras do jogo e de comunicação entre pares. A terceira parte é dividida em três tópicos. Primeiro apresento uma breve caraterização do contexto educativo e do grupo de crianças, vivenciado no Jardim de Infância de Marrazes, na sala B. De seguida, apresento uma dimensão reflexiva onde reflito sobre o meu percurso enquanto estagiária em contexto de Jardim de Infância de rede pública. Por fim, dou a conhecer o trabalho de projeto intitulado “Pequenos Músicos”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-21T13:34:13Z
2017-06-19
2017-06-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2615
TID:201707144
url http://hdl.handle.net/10400.8/2615
identifier_str_mv TID:201707144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136963648815104