Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1829 |
Resumo: | O presente relatório dá a conhecer o meu percurso pelos dois contextos de educação de infância (creche e jardim-de-infância), relativos à Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015. Divide-se em quatro partes, as quais evidenciam as aprendizagens desenvolvidas ao longo deste ano letivo. As duas primeiras partes expõem as vivências e experiências realizadas em contexto de creche. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. A segunda apresenta o ensaio investigativo, de índole qualitativa, que consistiu em identificar e conhecer as interações que as crianças estabeleciam com os seus objetos de transição, num período antecedente ao momento do repouso. Os dados recolhidos permitiram-me concluir que ocorriam interações apenas não-verbais e que estas se subdividiam em três tipos: interações através do tato, interações através do paladar e interações através do olhar. Verificou-se que as que ocorriam com maior incidência, por parte dos dois participantes do ensaio investigativo, eram as interações através do tato. As duas últimas partes deste relatório apresentam as vivências experienciadas em contexto de jardim-de-infância. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. E a segunda diz respeito ao projeto realizado, com o grupo de crianças e com a colega de prática, e cujo tema tratado foram as abelhas. A realização deste projeto permitiu que as crianças ficassem a conhecer melhor estes insetos, nomeadamente em relação às suas vivências (como por exemplo onde é que transportam o pólen e como se fazem as colmeias) e ao modo como se reproduzem, se são ou não ovíparas |
id |
RCAP_8e8b913ea35889a3447d3e2800141f1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1829 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-InfânciaEducação Pré-escolarCrecheAprendizagemJardim de InfânciaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório dá a conhecer o meu percurso pelos dois contextos de educação de infância (creche e jardim-de-infância), relativos à Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015. Divide-se em quatro partes, as quais evidenciam as aprendizagens desenvolvidas ao longo deste ano letivo. As duas primeiras partes expõem as vivências e experiências realizadas em contexto de creche. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. A segunda apresenta o ensaio investigativo, de índole qualitativa, que consistiu em identificar e conhecer as interações que as crianças estabeleciam com os seus objetos de transição, num período antecedente ao momento do repouso. Os dados recolhidos permitiram-me concluir que ocorriam interações apenas não-verbais e que estas se subdividiam em três tipos: interações através do tato, interações através do paladar e interações através do olhar. Verificou-se que as que ocorriam com maior incidência, por parte dos dois participantes do ensaio investigativo, eram as interações através do tato. As duas últimas partes deste relatório apresentam as vivências experienciadas em contexto de jardim-de-infância. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. E a segunda diz respeito ao projeto realizado, com o grupo de crianças e com a colega de prática, e cujo tema tratado foram as abelhas. A realização deste projeto permitiu que as crianças ficassem a conhecer melhor estes insetos, nomeadamente em relação às suas vivências (como por exemplo onde é que transportam o pólen e como se fazem as colmeias) e ao modo como se reproduzem, se são ou não ovíparasFortunato, Maria Albertina CarvalhoIC-OnlineGomes, Mariana Isabel Costa2016-05-18T13:05:49Z2015-07-222015-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1829TID:201160536porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:48Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:21.111216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância |
title |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância |
spellingShingle |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância Gomes, Mariana Isabel Costa Educação Pré-escolar Creche Aprendizagem Jardim de Infância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância |
title_full |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância |
title_fullStr |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância |
title_full_unstemmed |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância |
title_sort |
Crescendo e refletindo com as crianças sobre a Prática Pedagógica: Aprendizagens da Creche ao Jardim-de-Infância |
author |
Gomes, Mariana Isabel Costa |
author_facet |
Gomes, Mariana Isabel Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fortunato, Maria Albertina Carvalho IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Mariana Isabel Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Creche Aprendizagem Jardim de Infância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Creche Aprendizagem Jardim de Infância Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório dá a conhecer o meu percurso pelos dois contextos de educação de infância (creche e jardim-de-infância), relativos à Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado de Educação Pré-Escolar, no ano letivo 2014/2015. Divide-se em quatro partes, as quais evidenciam as aprendizagens desenvolvidas ao longo deste ano letivo. As duas primeiras partes expõem as vivências e experiências realizadas em contexto de creche. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. A segunda apresenta o ensaio investigativo, de índole qualitativa, que consistiu em identificar e conhecer as interações que as crianças estabeleciam com os seus objetos de transição, num período antecedente ao momento do repouso. Os dados recolhidos permitiram-me concluir que ocorriam interações apenas não-verbais e que estas se subdividiam em três tipos: interações através do tato, interações através do paladar e interações através do olhar. Verificou-se que as que ocorriam com maior incidência, por parte dos dois participantes do ensaio investigativo, eram as interações através do tato. As duas últimas partes deste relatório apresentam as vivências experienciadas em contexto de jardim-de-infância. A primeira é constituída por uma dimensão reflexiva relativa às aprendizagens realizadas e às dificuldades sentidas. E a segunda diz respeito ao projeto realizado, com o grupo de crianças e com a colega de prática, e cujo tema tratado foram as abelhas. A realização deste projeto permitiu que as crianças ficassem a conhecer melhor estes insetos, nomeadamente em relação às suas vivências (como por exemplo onde é que transportam o pólen e como se fazem as colmeias) e ao modo como se reproduzem, se são ou não ovíparas |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-22 2015-07-22T00:00:00Z 2016-05-18T13:05:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1829 TID:201160536 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1829 |
identifier_str_mv |
TID:201160536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136958894571520 |