Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sílvia Serra
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11920
Resumo: O ingresso no Ensino Superior impõe aos jovens uma série de desafios que tanto podem ser encarados como estimulantes, como contribuir para o seu insucesso e insatisfação. Nesta investigação pretendemos identificar/estudar as necessidades de apoio psicopedagógico dos alunos da Universidade de Évora. Sessenta estudantes desta instituição responderam a uma entrevista semi-estruturada, visando identificar as suas necessidades psicopedagógicas inerentes ao processo de adaptação e numa dimensão pessoal, social, académica e vocacional e de desenvolvimento de carreira. Os resultados evidenciam que as principais necessidades dos alunos prendem-se com o desconhecimento dos novos espaços, a falta de informação sobre o mercado de trabalho, a existência de factores sociais e pessoais inibidores do estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias e do bem-estar emocional e a aquisição de competências de estudo. Os resultados são discutidos com base na revisão de literatura, em função dos objectivos delineados e visando a satisfação das necessidades referidas; ### Abstract: The entrance in Higher Education confronts the young adult with a series of challenges that can be faced as stimulating, as well as contribute to their lack of success and satisfaction. In this investigation, we intended to study the needs of psychopedagogical support of the students at University of Évora (Portugal). Sixty students were interviewed, trying to understand their psychopedagogical needs, inherent of their adaptation’s process and at personal, social, academic and vocational dimensions of their career development. The results show that the main needs of these students are the lack of knowledge of the new spaces, the lack of information about the job’s market, the existence of social and personal factors that inhibit the establishment of satisfactory interpersonal relations and of the emotional well-being and the acquisition of study competences. The results are discussed considering previous studies and the goals that were previously established, as well as intending to satisfact those needs.
id RCAP_5e4305193d49520976183166d0725242
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11920
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de ÉvoraAdaptação ao ensino superiorNecessidades de apoio psicopedagógicoIntervenção psicopedagógicaHigher education's adaptationPshycopedagogical needsPshycopedagogical interventionO ingresso no Ensino Superior impõe aos jovens uma série de desafios que tanto podem ser encarados como estimulantes, como contribuir para o seu insucesso e insatisfação. Nesta investigação pretendemos identificar/estudar as necessidades de apoio psicopedagógico dos alunos da Universidade de Évora. Sessenta estudantes desta instituição responderam a uma entrevista semi-estruturada, visando identificar as suas necessidades psicopedagógicas inerentes ao processo de adaptação e numa dimensão pessoal, social, académica e vocacional e de desenvolvimento de carreira. Os resultados evidenciam que as principais necessidades dos alunos prendem-se com o desconhecimento dos novos espaços, a falta de informação sobre o mercado de trabalho, a existência de factores sociais e pessoais inibidores do estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias e do bem-estar emocional e a aquisição de competências de estudo. Os resultados são discutidos com base na revisão de literatura, em função dos objectivos delineados e visando a satisfação das necessidades referidas; ### Abstract: The entrance in Higher Education confronts the young adult with a series of challenges that can be faced as stimulating, as well as contribute to their lack of success and satisfaction. In this investigation, we intended to study the needs of psychopedagogical support of the students at University of Évora (Portugal). Sixty students were interviewed, trying to understand their psychopedagogical needs, inherent of their adaptation’s process and at personal, social, academic and vocational dimensions of their career development. The results show that the main needs of these students are the lack of knowledge of the new spaces, the lack of information about the job’s market, the existence of social and personal factors that inhibit the establishment of satisfactory interpersonal relations and of the emotional well-being and the acquisition of study competences. The results are discussed considering previous studies and the goals that were previously established, as well as intending to satisfact those needs.Universidade de Évora2014-12-10T12:10:59Z2014-12-102011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11920http://hdl.handle.net/10174/11920porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt681Lopes, Sílvia Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11920Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:40.014469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
title Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
spellingShingle Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
Lopes, Sílvia Serra
Adaptação ao ensino superior
Necessidades de apoio psicopedagógico
Intervenção psicopedagógica
Higher education's adaptation
Pshycopedagogical needs
Pshycopedagogical intervention
title_short Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
title_full Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
title_fullStr Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
title_full_unstemmed Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
title_sort Necessidades psicopedagógicas dos alunos da Universidade de Évora
author Lopes, Sílvia Serra
author_facet Lopes, Sílvia Serra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sílvia Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação ao ensino superior
Necessidades de apoio psicopedagógico
Intervenção psicopedagógica
Higher education's adaptation
Pshycopedagogical needs
Pshycopedagogical intervention
topic Adaptação ao ensino superior
Necessidades de apoio psicopedagógico
Intervenção psicopedagógica
Higher education's adaptation
Pshycopedagogical needs
Pshycopedagogical intervention
description O ingresso no Ensino Superior impõe aos jovens uma série de desafios que tanto podem ser encarados como estimulantes, como contribuir para o seu insucesso e insatisfação. Nesta investigação pretendemos identificar/estudar as necessidades de apoio psicopedagógico dos alunos da Universidade de Évora. Sessenta estudantes desta instituição responderam a uma entrevista semi-estruturada, visando identificar as suas necessidades psicopedagógicas inerentes ao processo de adaptação e numa dimensão pessoal, social, académica e vocacional e de desenvolvimento de carreira. Os resultados evidenciam que as principais necessidades dos alunos prendem-se com o desconhecimento dos novos espaços, a falta de informação sobre o mercado de trabalho, a existência de factores sociais e pessoais inibidores do estabelecimento de relações interpessoais satisfatórias e do bem-estar emocional e a aquisição de competências de estudo. Os resultados são discutidos com base na revisão de literatura, em função dos objectivos delineados e visando a satisfação das necessidades referidas; ### Abstract: The entrance in Higher Education confronts the young adult with a series of challenges that can be faced as stimulating, as well as contribute to their lack of success and satisfaction. In this investigation, we intended to study the needs of psychopedagogical support of the students at University of Évora (Portugal). Sixty students were interviewed, trying to understand their psychopedagogical needs, inherent of their adaptation’s process and at personal, social, academic and vocational dimensions of their career development. The results show that the main needs of these students are the lack of knowledge of the new spaces, the lack of information about the job’s market, the existence of social and personal factors that inhibit the establishment of satisfactory interpersonal relations and of the emotional well-being and the acquisition of study competences. The results are discussed considering previous studies and the goals that were previously established, as well as intending to satisfact those needs.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-10T12:10:59Z
2014-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11920
http://hdl.handle.net/10174/11920
url http://hdl.handle.net/10174/11920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136541564469248