O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/78473 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_0169ac592126c7e49f72e824e913054f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78473 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógicaThe role of historical sources in the teaching of musical sciences: musical notation as a pedagogical toolCiências musicaisFerramenta pedagógicaFontes históricasNotação musicalHistorical sourcesMusical notationMusical sciencesPedagogical toolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório, intitulado O papel das fontes históricas no ensino das Ciências Musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Pretende refletir o trabalho de investigação musicológica e ainda o trabalho desempenhado no Estágio Profissional realizado no Conservatório de Guimarães nas disciplinas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes – História da Música, da área científica de Ciências Musicais. O tema do projeto de intervenção pedagógica incidiu sobre o papel das fontes históricas no processo de ensino-aprendizagem, particularizando a notação musical e sua evolução ao longo do tempo. Partindo dos pressupostos da investigação-ação, revisão da literatura e análise de conteúdo, a intervenção pedagógica incluiu a observação de aulas, a planificação e lecionação e a recolha de dados através de um inquérito ao grupo de alunos intervenientes e posterior análise. Os resultados alcançados evidenciam a utilização de fontes históricas na aprendizagem das ciências musicais como ferramentas pedagógicas de sucesso no campo da motivação e da aquisição de conhecimentos.This report entitled The role of historical sources in the teaching of Musical Sciences: musical notation as a pedagogical tool was developed in the scope of Master's Degree in Music Teaching at University of Minho. It concerns a musicological investigation and the Professional Internship held at Conservatório of Guimarães in the classes of Musical Education and History of Culture and Arts - History of Music, from scientific area of Musical Sciences. The theme of pedagogical intervention focused on the role of historical sources in teaching-learning process, particularly musical notation and its evolution over time. Through a methodology based on the principles of action-research, literature review and content analysis, this pedagogical intervention included classroom observation, planning and teaching, an inquiry to a group of intervening students and data analysis. The achieved results show the use of historical sources in the learning of Musical Sciences as a successful pedagogical tool in the field of motivation and knowledge acquisition.Lessa, ElisaMoreira, Pedro Filipe RussoUniversidade do MinhoGonçalves, Alexandre Xavier Silva2021-12-152021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78473por202996735info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:32:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:32:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica The role of historical sources in the teaching of musical sciences: musical notation as a pedagogical tool |
title |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica |
spellingShingle |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica Gonçalves, Alexandre Xavier Silva Ciências musicais Ferramenta pedagógica Fontes históricas Notação musical Historical sources Musical notation Musical sciences Pedagogical tool Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica |
title_full |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica |
title_sort |
O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica |
author |
Gonçalves, Alexandre Xavier Silva |
author_facet |
Gonçalves, Alexandre Xavier Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lessa, Elisa Moreira, Pedro Filipe Russo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Alexandre Xavier Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências musicais Ferramenta pedagógica Fontes históricas Notação musical Historical sources Musical notation Musical sciences Pedagogical tool Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências musicais Ferramenta pedagógica Fontes históricas Notação musical Historical sources Musical notation Musical sciences Pedagogical tool Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2021-12-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/78473 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/78473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202996735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544655605071872 |