O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alexandre Xavier Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78473
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_0169ac592126c7e49f72e824e913054f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógicaThe role of historical sources in the teaching of musical sciences: musical notation as a pedagogical toolCiências musicaisFerramenta pedagógicaFontes históricasNotação musicalHistorical sourcesMusical notationMusical sciencesPedagogical toolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório, intitulado O papel das fontes históricas no ensino das Ciências Musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Pretende refletir o trabalho de investigação musicológica e ainda o trabalho desempenhado no Estágio Profissional realizado no Conservatório de Guimarães nas disciplinas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes – História da Música, da área científica de Ciências Musicais. O tema do projeto de intervenção pedagógica incidiu sobre o papel das fontes históricas no processo de ensino-aprendizagem, particularizando a notação musical e sua evolução ao longo do tempo. Partindo dos pressupostos da investigação-ação, revisão da literatura e análise de conteúdo, a intervenção pedagógica incluiu a observação de aulas, a planificação e lecionação e a recolha de dados através de um inquérito ao grupo de alunos intervenientes e posterior análise. Os resultados alcançados evidenciam a utilização de fontes históricas na aprendizagem das ciências musicais como ferramentas pedagógicas de sucesso no campo da motivação e da aquisição de conhecimentos.This report entitled The role of historical sources in the teaching of Musical Sciences: musical notation as a pedagogical tool was developed in the scope of Master's Degree in Music Teaching at University of Minho. It concerns a musicological investigation and the Professional Internship held at Conservatório of Guimarães in the classes of Musical Education and History of Culture and Arts - History of Music, from scientific area of Musical Sciences. The theme of pedagogical intervention focused on the role of historical sources in teaching-learning process, particularly musical notation and its evolution over time. Through a methodology based on the principles of action-research, literature review and content analysis, this pedagogical intervention included classroom observation, planning and teaching, an inquiry to a group of intervening students and data analysis. The achieved results show the use of historical sources in the learning of Musical Sciences as a successful pedagogical tool in the field of motivation and knowledge acquisition.Lessa, ElisaMoreira, Pedro Filipe RussoUniversidade do MinhoGonçalves, Alexandre Xavier Silva2021-12-152021-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78473por202996735info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:32:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:32:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
The role of historical sources in the teaching of musical sciences: musical notation as a pedagogical tool
title O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
spellingShingle O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
Gonçalves, Alexandre Xavier Silva
Ciências musicais
Ferramenta pedagógica
Fontes históricas
Notação musical
Historical sources
Musical notation
Musical sciences
Pedagogical tool
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
title_full O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
title_fullStr O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
title_full_unstemmed O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
title_sort O papel das fontes históricas no ensino das ciências musicais: a notação musical como ferramenta pedagógica
author Gonçalves, Alexandre Xavier Silva
author_facet Gonçalves, Alexandre Xavier Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lessa, Elisa
Moreira, Pedro Filipe Russo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alexandre Xavier Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências musicais
Ferramenta pedagógica
Fontes históricas
Notação musical
Historical sources
Musical notation
Musical sciences
Pedagogical tool
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências musicais
Ferramenta pedagógica
Fontes históricas
Notação musical
Historical sources
Musical notation
Musical sciences
Pedagogical tool
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2021-12-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78473
url https://hdl.handle.net/1822/78473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996735
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544655605071872