Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Paula Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, José António, Araújo, Cláudia Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20845
Resumo: A preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.
id RCAP_0175412c910e0139b220cbf413ed2785
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linearEvaluate to overcome mistakes and difficulties in linear algebraÁlgebra linearEnsino superiorAvaliaçãoA preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.Universidad de A CoruñaBiblioteca Digital do IPBBarros, Paula MariaFernandes, José AntónioAraújo, Cláudia Mendes2020-03-06T11:44:15Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20845porBarros, Paula Maria; Fernandes, José António; Araújo, Cláudia Mendes (2017). Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Universidad de A Coruña. ISSN 2386-7418. 1010.17979/reipe.2017.0.10.2379info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:47:13Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:50.852795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
Evaluate to overcome mistakes and difficulties in linear algebra
title Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
spellingShingle Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
Barros, Paula Maria
Álgebra linear
Ensino superior
Avaliação
title_short Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_full Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_fullStr Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_full_unstemmed Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
title_sort Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear
author Barros, Paula Maria
author_facet Barros, Paula Maria
Fernandes, José António
Araújo, Cláudia Mendes
author_role author
author2 Fernandes, José António
Araújo, Cláudia Mendes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Paula Maria
Fernandes, José António
Araújo, Cláudia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra linear
Ensino superior
Avaliação
topic Álgebra linear
Ensino superior
Avaliação
description A preocupação com a promoção de aprendizagens significativas em álgebra linear esteve na base de uma intervenção de ensino que visou, essencialmente, estudar o impacto sobre a aprendizagem dos alunos de um ensino centrado na exploração dos erros e dificuldades. Em sintonia com esta perspetiva, integrou-se na avaliação a reformulação dos trabalhos de grupo e a revisão dos minitestes, de modo a incentivar os alunos a identificar e tomar consciência dos seus erros e a desenvolver aptidões para os corrigir e ultrapassar as dificuldades. Neste texto descreve-se essa componente formativa e retratam-se as opiniões dos alunos sobre o processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-03-06T11:44:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20845
url http://hdl.handle.net/10198/20845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Paula Maria; Fernandes, José António; Araújo, Cláudia Mendes (2017). Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación. Universidad de A Coruña. ISSN 2386-7418. 10
10.17979/reipe.2017.0.10.2379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135388350021632