Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12704 |
Resumo: | Ao longo dos tempos, a indústria automóvel tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente a nível global, sendo necessário reagir de forma rápida e eficiente para conseguir atender aos pedidos dos clientes. Sendo a indústria de componentes a fornecedora deste ramo competitivo, também ela tem de responder da mesma forma e fornecer componentes de elevada qualidade, num curto prazo de tempo. No entanto, muitas vezes, mesmo com tecnologias avançadas, não é possível alcançar a satisfação plena dos seus clientes. Desta forma, a estratégia passa por, não só melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade diária das linhas de produção, mas também aumentar a eficiência das máquinas e operadores, assim como na redução de desperdícios, através de métodos e ferramentas que permitam otimizar e alcançar esses objetivos. Este estudo teve como objetivo principal a otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem que fabrica componentes para os sistemas de ar condicionado, nomeadamente DS1, através da aplicação de ferramentas de melhoria contínua, de forma a reduzir a sucata elevada e melhorar produtividade e disponibilidade da área. Começou-se então por analisar as três linhas de produção, nomeadamente AA10, AA12 e AA14, de forma a determinar a linha mais crítica no que dizia respeito a sucata. De seguida, é identificada a linha onde foi feita uma análise aos defeitos que contribuíam mais para o elevado valor de sucata, e identificar onde é que eles podiam ser produzidos. Chegou-se à conclusão que as fugas eram o defeito mais problemático da linha, devido a uma má soldadura. Com isto, viu-se que a zona DS1 é que era a zona que fornecia os componentes a esta linha, pelo que era a zona de preparação onde era necessário atuar. Através da aplicação de ferramentas de melhoria contínua, identificaram-se quais os maiores problemas daquela zona e quais as suas potenciais causas. A partir daí, foi elaborado um plano de ações, de forma a minimizar ou eliminar as causas raiz do problema. Após realizado o estudo, pode-se concluir que os objetivos propostos foram alcançados, tendo havido uma redução do valor de sucata em 12%, e aumento da produtividade da zona em 29% para a referência T.70430, 55% para a referência T.70429 e 22,5% para a referência T.70620, para um objetivo alvo de 5% em ambos. Permitiu também fazer ajustes aos objetivos da produção, da capacidade produtiva e da eficiência da zona de preparação DS1. |
id |
RCAP_017b55a62ed1946144cefbf60aab10a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagemIndústria automóvelIndústria de componentesSucataProdutividadeLeanAutomotive industryComponent industryScrapProductivityGestão IndustrialAo longo dos tempos, a indústria automóvel tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente a nível global, sendo necessário reagir de forma rápida e eficiente para conseguir atender aos pedidos dos clientes. Sendo a indústria de componentes a fornecedora deste ramo competitivo, também ela tem de responder da mesma forma e fornecer componentes de elevada qualidade, num curto prazo de tempo. No entanto, muitas vezes, mesmo com tecnologias avançadas, não é possível alcançar a satisfação plena dos seus clientes. Desta forma, a estratégia passa por, não só melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade diária das linhas de produção, mas também aumentar a eficiência das máquinas e operadores, assim como na redução de desperdícios, através de métodos e ferramentas que permitam otimizar e alcançar esses objetivos. Este estudo teve como objetivo principal a otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem que fabrica componentes para os sistemas de ar condicionado, nomeadamente DS1, através da aplicação de ferramentas de melhoria contínua, de forma a reduzir a sucata elevada e melhorar produtividade e disponibilidade da área. Começou-se então por analisar as três linhas de produção, nomeadamente AA10, AA12 e AA14, de forma a determinar a linha mais crítica no que dizia respeito a sucata. De seguida, é identificada a linha onde foi feita uma análise aos defeitos que contribuíam mais para o elevado valor de sucata, e identificar onde é que eles podiam ser produzidos. Chegou-se à conclusão que as fugas eram o defeito mais problemático da linha, devido a uma má soldadura. Com isto, viu-se que a zona DS1 é que era a zona que fornecia os componentes a esta linha, pelo que era a zona de preparação onde era necessário atuar. Através da aplicação de ferramentas de melhoria contínua, identificaram-se quais os maiores problemas daquela zona e quais as suas potenciais causas. A partir daí, foi elaborado um plano de ações, de forma a minimizar ou eliminar as causas raiz do problema. Após realizado o estudo, pode-se concluir que os objetivos propostos foram alcançados, tendo havido uma redução do valor de sucata em 12%, e aumento da produtividade da zona em 29% para a referência T.70430, 55% para a referência T.70429 e 22,5% para a referência T.70620, para um objetivo alvo de 5% em ambos. Permitiu também fazer ajustes aos objetivos da produção, da capacidade produtiva e da eficiência da zona de preparação DS1.The automotive industry has become increasingly demanding globally, which requires a higher need to quickly and efficiently react to meet customer requests. As the component industry is the supplier of this competitive business, it also has to respond in the same way and provide high quality components in a short delivery time. However, even with advanced technologies being often used, it is not enough to achieve the satisfaction of the customers. In this way, the strategy is not only to improve the quality of products and increase the daily productivity of production lines, but also to increase the efficiency of machines and operators, and to reduce waste, through methods and tools that allow these objectives to be achieved. The main goal of this study was the optimization of a preparation area for an assembly line that manufactures components for air conditioning systems, namely DS1, through the application of continuous improvement tools in order to reduce high scrap and improve the productivity and the availability of the area. The process began by analyzing the three production lines, namely AA10, AA12 and AA14, in order to determine the most critical line with regard to scrap. Having identified the critical line, an analysis was made to the defects that contributed more for the high value of scrap and to identify which machines were responsible for that production. It was concluded that a leakage was the most problematic defect of the line due to poor welding. Thus, it was seen that the zone DS1 was the zone that supplied the components to this line, indicating that this was the one of preparation where actions needed to be taken. Through the application of tools of continuous improvement, the major problems were identified in that zone and corresponding root-causes could be. From there, a plan of actions was elaborated to minimize or eliminate the root causes of the problem. At the final, it was concluded that the proposed objectives were partially achieved, with a 12% reduction in the value of scrap and a productivity increase of the area by 29% for the reference T.70430, 55% for the reference T.70429 and 22,5% for the reference T.70620 for a target objective of 5% in both. It was also possible to make adjustments to the production objectives, the production capacity and the efficiency of the DS1 preparation area.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Rúben Miguel Paiva2019-11-05T01:30:25Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12704TID:202026612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-19T01:46:45Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:00.703962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem |
title |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem |
spellingShingle |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem Lopes, Rúben Miguel Paiva Indústria automóvel Indústria de componentes Sucata Produtividade Lean Automotive industry Component industry Scrap Productivity Gestão Industrial |
title_short |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem |
title_full |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem |
title_fullStr |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem |
title_full_unstemmed |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem |
title_sort |
Otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem |
author |
Lopes, Rúben Miguel Paiva |
author_facet |
Lopes, Rúben Miguel Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Francisco José Gomes da Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rúben Miguel Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria automóvel Indústria de componentes Sucata Produtividade Lean Automotive industry Component industry Scrap Productivity Gestão Industrial |
topic |
Indústria automóvel Indústria de componentes Sucata Produtividade Lean Automotive industry Component industry Scrap Productivity Gestão Industrial |
description |
Ao longo dos tempos, a indústria automóvel tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente a nível global, sendo necessário reagir de forma rápida e eficiente para conseguir atender aos pedidos dos clientes. Sendo a indústria de componentes a fornecedora deste ramo competitivo, também ela tem de responder da mesma forma e fornecer componentes de elevada qualidade, num curto prazo de tempo. No entanto, muitas vezes, mesmo com tecnologias avançadas, não é possível alcançar a satisfação plena dos seus clientes. Desta forma, a estratégia passa por, não só melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a produtividade diária das linhas de produção, mas também aumentar a eficiência das máquinas e operadores, assim como na redução de desperdícios, através de métodos e ferramentas que permitam otimizar e alcançar esses objetivos. Este estudo teve como objetivo principal a otimização de uma zona de preparação para uma linha de montagem que fabrica componentes para os sistemas de ar condicionado, nomeadamente DS1, através da aplicação de ferramentas de melhoria contínua, de forma a reduzir a sucata elevada e melhorar produtividade e disponibilidade da área. Começou-se então por analisar as três linhas de produção, nomeadamente AA10, AA12 e AA14, de forma a determinar a linha mais crítica no que dizia respeito a sucata. De seguida, é identificada a linha onde foi feita uma análise aos defeitos que contribuíam mais para o elevado valor de sucata, e identificar onde é que eles podiam ser produzidos. Chegou-se à conclusão que as fugas eram o defeito mais problemático da linha, devido a uma má soldadura. Com isto, viu-se que a zona DS1 é que era a zona que fornecia os componentes a esta linha, pelo que era a zona de preparação onde era necessário atuar. Através da aplicação de ferramentas de melhoria contínua, identificaram-se quais os maiores problemas daquela zona e quais as suas potenciais causas. A partir daí, foi elaborado um plano de ações, de forma a minimizar ou eliminar as causas raiz do problema. Após realizado o estudo, pode-se concluir que os objetivos propostos foram alcançados, tendo havido uma redução do valor de sucata em 12%, e aumento da produtividade da zona em 29% para a referência T.70430, 55% para a referência T.70429 e 22,5% para a referência T.70620, para um objetivo alvo de 5% em ambos. Permitiu também fazer ajustes aos objetivos da produção, da capacidade produtiva e da eficiência da zona de preparação DS1. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-11-05T01:30:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12704 TID:202026612 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12704 |
identifier_str_mv |
TID:202026612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131422777147392 |