Competitividade da indústria automóvel portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11987 |
Resumo: | A indústria automóvel é em Portugal um setor significativamente importante para a sociedade, quer na criação de emprego como também para o desenvolvimento económico do País. No entanto, para continuarem no mercado, as organizações devem assegurar a sua competitividade não só em relação a empresas Portuguesas, mas sobretudo em relação às empresas estrangeiras, uma vez que a maioria da produção desta indústria tem como destino o resto do mundo através da exportação. Esta dissertação tem como objetivo investigar os fatores que contribuem para a competitividade da indústria automóvel Portuguesa através da criação de valor, mais concretamente a indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços. Com base na revisão das principais teorias de vantagem competitiva, recorreu-se a uma pesquisa quantitativa, através de um questionário on-line, para validar as hipóteses de investigação propostas. Através do tratamento estatístico dos resultados aplicando metodologias de estatística descritiva, análise de componentes principais e análise de correlação, foi possível concluir que na indústria em análise a criação de valor é influenciada pela adoção de uma estratégia de diferenciação/focalização e pelo contexto externo favorável, não tendo sido possível concluir se as caraterísticas específicas da organização influenciam, ou não, a criação de valor. Do ponto de vista teórico, as conclusões demonstram a relevância da adoção de uma estratégia de diferenciação e focalização, e do contexto externo, para a competitividade das organizações, suportando os pressupostos da Teoria Baseada na Indústria de Porter. Quanto ao ponto de vista prático, os resultados destacam a importância da monitorização do contexto externo e do investimento na investigação e desenvolvimento, imagem de marca e especialização de mercado, para potenciar a criação de valor e competitividade da indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços, para o setor automóvel. |
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Competitividade da indústria automóvel portuguesaIndústria AutomóvelVantagem CompetitivaGestãoEstratégiaAnálise das Componentes PrincipaisAutomotive IndustryCompetitive AdvantageManagementStrategyPrinciple Component AnalysisGestão IndustrialA indústria automóvel é em Portugal um setor significativamente importante para a sociedade, quer na criação de emprego como também para o desenvolvimento económico do País. No entanto, para continuarem no mercado, as organizações devem assegurar a sua competitividade não só em relação a empresas Portuguesas, mas sobretudo em relação às empresas estrangeiras, uma vez que a maioria da produção desta indústria tem como destino o resto do mundo através da exportação. Esta dissertação tem como objetivo investigar os fatores que contribuem para a competitividade da indústria automóvel Portuguesa através da criação de valor, mais concretamente a indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços. Com base na revisão das principais teorias de vantagem competitiva, recorreu-se a uma pesquisa quantitativa, através de um questionário on-line, para validar as hipóteses de investigação propostas. Através do tratamento estatístico dos resultados aplicando metodologias de estatística descritiva, análise de componentes principais e análise de correlação, foi possível concluir que na indústria em análise a criação de valor é influenciada pela adoção de uma estratégia de diferenciação/focalização e pelo contexto externo favorável, não tendo sido possível concluir se as caraterísticas específicas da organização influenciam, ou não, a criação de valor. Do ponto de vista teórico, as conclusões demonstram a relevância da adoção de uma estratégia de diferenciação e focalização, e do contexto externo, para a competitividade das organizações, suportando os pressupostos da Teoria Baseada na Indústria de Porter. Quanto ao ponto de vista prático, os resultados destacam a importância da monitorização do contexto externo e do investimento na investigação e desenvolvimento, imagem de marca e especialização de mercado, para potenciar a criação de valor e competitividade da indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços, para o setor automóvel.The automotive industry in Portugal is a significant sector for the society, both in job creation and in the country's economic development. However, to remain in the market, organizations must ensure their competitiveness not only in relation to Portuguese companies, but especially in relation to foreign companies, since most of the production of this industry is destined to the rest of the world through export. This dissertation aims to investigate the factors that contribute for the competitiveness of the Portuguese automotive industry, more specifically the components and tooling manufacturing and service rendering, through the creation of value. Based on the review of the main theories of competitive advantage, a quantitative research was done through an online questionnaire to validate the proposed research hypotheses. The statistical analysis of the results, based on the application of descriptive statistics methodologies, principle components analysis and correlation analysis, it was possible to conclude that in the industry in study, the value creation is influenced by the adoption of a strategy of differentiation/focalization and the external context. Based on the results and the test performed, it was not possible to conclude if the specific characteristics of the organization influences, or not, the creation of value. From the theoretical point of view, the conclusions demonstrate the relevance of the adoption of a strategy of differentiation and focalization and the external context for the competitiveness of the organizations, supporting the assumptions of the Porter’s Theory Based on the Industry. From the practical point of view, the results highlight the importance of monitoring the external context and investing in research and development, brand image and market expertise, to enhance the value creation and competitiveness of the components, tools, and services providers for the automotive sector.Fonseca, Luis Miguel Ciravegna Martins daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Jorge Luís Ferreira2018-09-19T11:20:04Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11987TID:201767554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:20.068489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A indústria automóvel é em Portugal um setor significativamente importante para a sociedade, quer na criação de emprego como também para o desenvolvimento económico do País. No entanto, para continuarem no mercado, as organizações devem assegurar a sua competitividade não só em relação a empresas Portuguesas, mas sobretudo em relação às empresas estrangeiras, uma vez que a maioria da produção desta indústria tem como destino o resto do mundo através da exportação. Esta dissertação tem como objetivo investigar os fatores que contribuem para a competitividade da indústria automóvel Portuguesa através da criação de valor, mais concretamente a indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços. Com base na revisão das principais teorias de vantagem competitiva, recorreu-se a uma pesquisa quantitativa, através de um questionário on-line, para validar as hipóteses de investigação propostas. Através do tratamento estatístico dos resultados aplicando metodologias de estatística descritiva, análise de componentes principais e análise de correlação, foi possível concluir que na indústria em análise a criação de valor é influenciada pela adoção de uma estratégia de diferenciação/focalização e pelo contexto externo favorável, não tendo sido possível concluir se as caraterísticas específicas da organização influenciam, ou não, a criação de valor. Do ponto de vista teórico, as conclusões demonstram a relevância da adoção de uma estratégia de diferenciação e focalização, e do contexto externo, para a competitividade das organizações, suportando os pressupostos da Teoria Baseada na Indústria de Porter. Quanto ao ponto de vista prático, os resultados destacam a importância da monitorização do contexto externo e do investimento na investigação e desenvolvimento, imagem de marca e especialização de mercado, para potenciar a criação de valor e competitividade da indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços, para o setor automóvel. |
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