Propostas de otimização de processos produtivos numa linha de montagem automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Miguel dos Santos Folques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86048
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Propostas de otimização de processos produtivos numa linha de montagem automóvelProposals of productive processes’optimization in an automotive assembly lineProdutividadeRobótica colaborativaIndústria automóvelIndústria 4.0ProductivityCollaborative roboticsAutomotive industryIndustry 4.0Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEsta dissertação foi desenvolvida em ambiente industrial no âmbito de um estágio curricular realizado no Centro de Produção de Mangualde da empresa PSA Groupe. O principal objetivo do trabalho foi a otimização de processos produtivos na Unidade de Montagem de forma a aumentar a produtividade das instalações. Este objetivo rapidamente se orientou, dado o contexto atual da empresa e do mercado, para o campo da robotização e automatização de processos. Foi feita uma análise das infraestruturas e dos processos da unidade de montagem de forma a identificar os casos mais críticos para intervencionar. Após esta análise, foram realizados estudos de mercado e do estado da arte nas temáticas em questão de modo a encontrar as soluções mais adequadas e, simultaneamente, vanguardistas para os casos de estudo críticos selecionados.Foram enumeradas as necessidades para cada caso e realizados estudos complementares de análise de risco e de repetibilidade de forma a facilitar e a justificar a possível implementação de um novo meio automático. A segurança no trabalho e as opiniões dos operadores foram sempre aspetos considerados e valorizados durante o decorrer de todo o processo. Procurou-se ainda que a forma de trabalho fosse adaptada de maneira a que fossem respeitados os valores da empresa. As propostas apresentadas possibilitam uma redução da carga do operador na ordem dos 10%, para o caso de estudo da colagem de uma folha de estanquidade e rolagem de uma borracha, e de 25%, para o caso de estudo da transferência de kits. Apesar de não ter sido possível finalizar o processo de implementação dos novos meios, serve o trabalho desenvolvido como ponto de partida para a continuação da renovação das instalações do CPMG.This dissertation was developed in an industrial environment with the scope of a curricular internship that took place in Mangualde’s Production Center of the PSA Groupe. The main goal of this internship was the optimization of manufacturing processes in the Assembly Unit in a way that the overall productivity of the factory was improved. This goal rapidly targeted manufacturing processes robotization and automationgiven the current market and company’s context. An infrastructure and process analysis was conducted in the factory’s Assembly Unit to identify the most critical occurrences so that they would be intervened. After this analysis, a market and state-of-the-art study was led in the robotics and automation subjects so that the most appropriate and advanced solutions for each case were selected. The needs for each case were stated and complementary studies of risk analysis and repeatability were performed to justify and ease the possible installation of a newautomatic appliance. Safety and workers’ opinion were always taken into account and valued throughout the whole process. Work was also adapted in a way that company’s values were respected. The proposals presented make it possible for a reduction in the workers’ labourload of around 10% for the gluing of an impermeabilization cover and rolling of a window rubber sealant operation and of 25% for the kit transfer operation. Even though it was not possible to conclude the application of the new equipment, the work developed should be used as a starting point for the continuous renewal of the Mangualde’s assembly line.2018-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86048http://hdl.handle.net/10316/86048TID:202204073pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Miguel dos Santos Folquesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-02-03T11:53:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:17.127397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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