Empreendedorismo digital : a influência das redes sociais nos comportamentos de compra dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Gouveia da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43768
Resumo: Esta investigação tem como propósito o estudo de uma corrente cada vez mais em ascensão e interesse, quer em temas académicos quer a nível da gestão do seculo 21, ou seja, o empreendedorismo, mais especificamente o empreendedorismo digital. Abordando conceitos como a sociedade da informação e do conhecimento, Web 2.0, redes sociais e os novos paradigmas de relacionamento entre marcas e consumidores e faz um enquadramento do estado das opiniões dos consumidores online, sobre a influência percepcionada pelos mesmos. O seu maior objetivo é entender em que medida os consumidores se encontram dispostos a seguir determinadas marcas e empresas questionando junto dos mesmos, quais os conteúdos que mais os atraem, como interagem nas novas plataformas digitais, a sua frequência de compra e o impacto que as marcas possuem nas suas decisões de compra. A fim de avaliar o efeito que as redes sociais possuem no relacionamento com as marcas, importa averiguar a nova tendência empreendedora, nomeadamente, o empreendedorismo digital dado que este fenómeno se encontra em ascensão tanto na perspectiva da digitalização dos negócios como na criação de empresas digitais. Para isso este estudo adotou uma metodologia quantitativa, que assentou na realização de um inquérito por questionário, que reuniu 199 respostas. Concluiu-se, que a generalidade dos indivíduos se sente influenciado pelos posts de marcas e empresas. Estes consideram que esta é uma das razões que os leva a adquirir bens e serviços através das mesmas. Relativamente aos aspetos que fazem variar esse impacto, concluiu-se que embora alguns dos aspetos avaliados façam variar o impacto deste consumo, esta variação só é significativa para casos particulares e extremos entre si.
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