Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sílvia Filomena Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24608
Resumo: Com o crescimento do comércio eletrónico, as pequenas empresas enfrentam muitos desafios únicos, nomeadamente a nível tecnológico. Nesse contexto, este estudo examina as estratégias utilizadas pelas pequenas empresas em Portugal para superar esses desafios, procurando identificar as melhores estratégias. A metodologia de investigação consistiu em entrevistas em profundidade semiestruturadas para análise da perceção dos gestores sobre as suas empresas, em quatro realidades distintas, ou seja, foram realizadas entrevistas a quatro empreendedores digitais que atuam em comércio eletrónico. Os resultados demonstram que existem inúmeros benefícios em desenvolver um negócio digital em comércio eletrónico, contudo também existem muitos desafios a superar. Os principais benefícios estão maioritariamente associados aos menores custos, ao alcance global e à recolha e análise de dados. No que concerne aos maiores desafios, destacam-se os problemas legais ou regulatórios, dificuldades técnicas, designadamente na construção de um website de comércio eletrónico e fatores externos, por exemplo logísticos. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão do empreendedorismo digital em pequenas empresas portuguesas, fornecendo insights práticos para os empreendedores digitais em comércio eletrónico. Além disso, procura promover a sustentabilidade de uma empresa e a inovação num mercado em constante mudança, ajudando as pequenas empresas a prosperar no mercado digital ao adotar estratégias com base na experiência no consumidor.
id RCAP_ee5e801d62ef3a611b12ddd25f64b9bb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónicoEmpreendedorismo digitalComércio eletrónicoEstratégias de comércio eletrónicoExperiência do consumidor onlineDigital entrepreneurshipOnline consumer experienceE-CommerceE-Commerce strategiesGestãoCom o crescimento do comércio eletrónico, as pequenas empresas enfrentam muitos desafios únicos, nomeadamente a nível tecnológico. Nesse contexto, este estudo examina as estratégias utilizadas pelas pequenas empresas em Portugal para superar esses desafios, procurando identificar as melhores estratégias. A metodologia de investigação consistiu em entrevistas em profundidade semiestruturadas para análise da perceção dos gestores sobre as suas empresas, em quatro realidades distintas, ou seja, foram realizadas entrevistas a quatro empreendedores digitais que atuam em comércio eletrónico. Os resultados demonstram que existem inúmeros benefícios em desenvolver um negócio digital em comércio eletrónico, contudo também existem muitos desafios a superar. Os principais benefícios estão maioritariamente associados aos menores custos, ao alcance global e à recolha e análise de dados. No que concerne aos maiores desafios, destacam-se os problemas legais ou regulatórios, dificuldades técnicas, designadamente na construção de um website de comércio eletrónico e fatores externos, por exemplo logísticos. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão do empreendedorismo digital em pequenas empresas portuguesas, fornecendo insights práticos para os empreendedores digitais em comércio eletrónico. Além disso, procura promover a sustentabilidade de uma empresa e a inovação num mercado em constante mudança, ajudando as pequenas empresas a prosperar no mercado digital ao adotar estratégias com base na experiência no consumidor.With the growth of e-commerce, small businesses face many unique challenges, particularly technologically. In this context, this study examines the strategies used by small businesses in Portugal to overcome these challenges, seeking to identify the best strategies. The research methodology consisted of a multiple case study in four different realities, that is, interviews were carried out with digital entrepreneurs working in e-commerce. The results demonstrate that there are numerous benefits to developing a digital business in e-commerce, however there are also many challenges to overcome. The main benefits are mostly associated with lower costs, global reach and data collection and analysis. Regarding the biggest challenges, legal or regulatory problems stand out, technical difficulties, particularly in the construction of an e-commerce website and external factors, for example logistics. This research aims to contribute to the understanding of digital entrepreneurship in small Portuguese companies, providing practical insights for digital entrepreneurs in e commerce. Furthermore, it seeks to promote a company's sustainability and innovation in an ever-changing market, helping small businesses to thrive in the digital market by adopting strategies based on consumer experience.Pereira, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira BeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Sílvia Filomena Moreira2023-11-272024-09-27T00:00:00Z2023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24608TID:203474430porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T01:51:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:47.397975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
title Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
spellingShingle Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
Oliveira, Sílvia Filomena Moreira
Empreendedorismo digital
Comércio eletrónico
Estratégias de comércio eletrónico
Experiência do consumidor online
Digital entrepreneurship
Online consumer experience
E-Commerce
E-Commerce strategies
Gestão
title_short Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
title_full Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
title_fullStr Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
title_full_unstemmed Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
title_sort Estratégias e desafios do empreendedorismo digital no universo do comércio eletrónico
author Oliveira, Sílvia Filomena Moreira
author_facet Oliveira, Sílvia Filomena Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Inês Alexandra Barbosa da Veiga Pereira Beira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sílvia Filomena Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo digital
Comércio eletrónico
Estratégias de comércio eletrónico
Experiência do consumidor online
Digital entrepreneurship
Online consumer experience
E-Commerce
E-Commerce strategies
Gestão
topic Empreendedorismo digital
Comércio eletrónico
Estratégias de comércio eletrónico
Experiência do consumidor online
Digital entrepreneurship
Online consumer experience
E-Commerce
E-Commerce strategies
Gestão
description Com o crescimento do comércio eletrónico, as pequenas empresas enfrentam muitos desafios únicos, nomeadamente a nível tecnológico. Nesse contexto, este estudo examina as estratégias utilizadas pelas pequenas empresas em Portugal para superar esses desafios, procurando identificar as melhores estratégias. A metodologia de investigação consistiu em entrevistas em profundidade semiestruturadas para análise da perceção dos gestores sobre as suas empresas, em quatro realidades distintas, ou seja, foram realizadas entrevistas a quatro empreendedores digitais que atuam em comércio eletrónico. Os resultados demonstram que existem inúmeros benefícios em desenvolver um negócio digital em comércio eletrónico, contudo também existem muitos desafios a superar. Os principais benefícios estão maioritariamente associados aos menores custos, ao alcance global e à recolha e análise de dados. No que concerne aos maiores desafios, destacam-se os problemas legais ou regulatórios, dificuldades técnicas, designadamente na construção de um website de comércio eletrónico e fatores externos, por exemplo logísticos. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão do empreendedorismo digital em pequenas empresas portuguesas, fornecendo insights práticos para os empreendedores digitais em comércio eletrónico. Além disso, procura promover a sustentabilidade de uma empresa e a inovação num mercado em constante mudança, ajudando as pequenas empresas a prosperar no mercado digital ao adotar estratégias com base na experiência no consumidor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2023-11-27T00:00:00Z
2024-09-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24608
TID:203474430
url http://hdl.handle.net/10400.22/24608
identifier_str_mv TID:203474430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137055576424448