Educação para os valores no 1º CEB: propostas para o 1º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/25732 |
Resumo: | O presente relatório surgiu do interesse da professora/investigadora pela área das atitudes e valores, que foi ainda mais despertado após o tempo de observação da prática pedagógica numa escola do 1.º CEB, em que existiam a este nível alguns problemas na turma do 1º ano. Neste contexto, a finalidade do presente estudo prende-se, essencialmente, a implementação de atividades de educação para os valores, adaptadas e utilizadas neste estudo, e os seus contributos para uma melhoria das atitudes e valores, em contexto escolar, de alunos do 1.º ano de escolaridade. A questão de investigação a que se pretendeu dar resposta foi: Quais os contributos das atividades propostas de educação para os valores, para a clarificação de valores em contexto escolar e para o desenvolvimento do raciocínio moral dos alunos do 1º ano do 1.º CEB? Como forma de responder à questão de investigação foram implementadas atividades de educação de valores baseadas nas abordagens de Clarificação de Valores de Simon, Harmin e Raths, no Desenvolvimento do raciocínio moral de Laurence Kolhberg e na Educação Moral Integral de Quintana Cabanas. No que se refere à metodologia utilizada nesta investigação foi desenvolvida tendo por base o paradigma socío-critico, de acordo com uma perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação-ação. O estudo foi implementado numa turma do 1º ano de escolaridade com 26 alunos numa escola do Centro de Portugal. Foram utilizados, como instrumentos de recolha de dados, as gravações áudio, as notas de campo da professora/investigadora e, ainda, as produções dos alunos. Relativamente à análise dos dados foi utilizada a analise de conteúdo recorrendo-se ao software webQDA (versão 3.0). Relativamente aos resultados, estes apontam para o nível 1 e 2 do raciocínio moral. No que se refere às “atitudes dos alunos” existiu uma melhoria desde a primeira sessão implementada. As atividades implementadas indicam terem contribuído para uma melhoria das atitudes dos alunos. No entanto, a melhoria apresentada não se pode considerar substancial e para todos. O principal contributo deste estudo, ainda que modesto, prende-se com as potencialidades das atividades implementadas e da confirmação da sua utilidade para clarificar atitudes/valores e melhorar o seu nível e raciocínio moral |
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Como forma de responder à questão de investigação foram implementadas atividades de educação de valores baseadas nas abordagens de Clarificação de Valores de Simon, Harmin e Raths, no Desenvolvimento do raciocínio moral de Laurence Kolhberg e na Educação Moral Integral de Quintana Cabanas. No que se refere à metodologia utilizada nesta investigação foi desenvolvida tendo por base o paradigma socío-critico, de acordo com uma perspetiva metodológica qualitativa e com base num plano de investigação-ação. O estudo foi implementado numa turma do 1º ano de escolaridade com 26 alunos numa escola do Centro de Portugal. Foram utilizados, como instrumentos de recolha de dados, as gravações áudio, as notas de campo da professora/investigadora e, ainda, as produções dos alunos. Relativamente à análise dos dados foi utilizada a analise de conteúdo recorrendo-se ao software webQDA (versão 3.0). Relativamente aos resultados, estes apontam para o nível 1 e 2 do raciocínio moral. No que se refere às “atitudes dos alunos” existiu uma melhoria desde a primeira sessão implementada. As atividades implementadas indicam terem contribuído para uma melhoria das atitudes dos alunos. No entanto, a melhoria apresentada não se pode considerar substancial e para todos. O principal contributo deste estudo, ainda que modesto, prende-se com as potencialidades das atividades implementadas e da confirmação da sua utilidade para clarificar atitudes/valores e melhorar o seu nível e raciocínio moralThis report came from the interest of the teacher / researcher for the area of attitudes and values, which was even more aroused after the time of observation of teaching practice in the elementar school, where there were some problems at this level in the 1st grade. In this context, the purpose of the present study concerns essentially the implementation of educational activities for the values, adapted and used in this study, and their contributions to improving the attitudes and values, in schools, of the first students of 1st grade. The research question that was intended to answer was: What are the contributions of educational activities proposed for the values for the values clarification in schools and the development of moral reasoning of students of the 1st grade of the elementar school? In order to answer the research question were implemented values education activities based on approaches Clarification of Simon values, and Harmin Raths in the development of moral reasoning Laurence Kolhberg and Moral Education Integral Quintana Cabanas. With regard to the methodology used in this research was developed based on the socio-critical paradigm, according to a qualitative methodological perspective and based on a research-action plan. The study was implemented in a class of 1st grade with 26 students at a school in central Portugal. They were used as data collection instruments, audio recordings, field notes of the teacher / researcher and also the productions of the students. Regarding the analysis of the data was used to analyze content appealing to the webQDA software (version 3.0). On the results, they point to the level 1 and 2 of moral reasoning. With regard to the "attitudes of students" there was an improvement from the first session implemented. Activities implemented appear to have contributed to an improvement in the attitudes of the students. However, the presented improvement can not be considered substantial and for all. The main contribution of this study, however modest, is related to the potential of the implemented activities and confirmation of its usefulness to clarify attitudes / values and improve their level and moral reasoning2019-04-10T08:49:05Z2018-11-16T00:00:00Z2018-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25732TID:202231968porRodrigues, Débora Raquel Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:52Zoai:ria.ua.pt:10773/25732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:53.362349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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