Atitudes/valores: desenvolvimento de atividades para alunos do 5º ano na disciplina de ciências naturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/36153 |
Resumo: | Atualmente, a sociedade tem vindo a manifestar, ao longo dos anos, uma grande crise ou alteração no que toca aos valores, como é possível verificar por atitudes não respeitadoras dos direitos humanos que vão ocorrendo em diferentes continentes. Recorrendo à História, é possível verificar uma ligeira evolução, no entanto, e apesar de termos sociedades mais escolarizadas continuam-se a verificar atitudes desrespeitadoras. Neste contexto, revela-se de extrema importância a defesa pela educação integral e pela formação de cidadãos com valores de cidadania. Deste modo, a educação para os valores aparece com um papel fundamental e ativo no desenvolvimento fundamentado de atitudes e valores dos alunos. O presente relatório resulta de um estudo que foi implementado durante as aulas de Ciências Naturais, da Prática Pedagógica Supervisionada. A principal finalidade deste projeto foi desenvolver (planificar, produzir, implementar e avaliar) atividades orientadas para a promoção de atitudes/valores de alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Disciplina de Ciências Naturais. Procurou-se dar resposta à questão de investigação: As atividades desenvolvidas contribuem para a promoção de atitudes/valores, através da abordagem do desenvolvimento do raciocínio moral, de alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico nas Ciências Naturais? Com o objetivo de dar resposta a esta questão foram implementadas atividades de educação para os valores concebidas e produzidas neste estudo, seguindo as abordagens de Desenvolvimento do Raciocínio Moral de Kohlberg e a Clarificação de Valores de Simon, Harmin e Raths, tendo por base conceitos de biodiversidade animal. Relativamente à metodologia adotada neste estudo predominou a natureza qualitativa com um planeamento de Estudo de Caso. Neste sentido, a primeira fase deste projeto passou pela planificação e produção das atividades, que foram sendo validadas pelos orientadores do projeto. Numa segunda fase, as atividades foram implementadas no grupo de alunos e, por fim foram verificados os resultados obtidos, utilizando-se as notas de campo da professora/investigadora e os registos escritos dos alunos, para proceder à sua análise de conteúdo. As atividades aqui desenvolvidas constituem-se como um dos contributos, ainda que modesto dado o curto intervalo de tempo de intervenção, para o desenvolvimento do raciocínio moral e da clarificação de atitudes/valores dos alunos. Os principais resultados obtidos foram que os alunos manifestaram atitudes de respeito pelos colegas, de empenho na participação das atividades, de partilha de opiniões adequadas às temáticas abordadas. Portanto, as atividades implementadas apontam para uma melhoria das atitudes e valores da maioria dos alunos. |
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O presente relatório resulta de um estudo que foi implementado durante as aulas de Ciências Naturais, da Prática Pedagógica Supervisionada. A principal finalidade deste projeto foi desenvolver (planificar, produzir, implementar e avaliar) atividades orientadas para a promoção de atitudes/valores de alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Disciplina de Ciências Naturais. Procurou-se dar resposta à questão de investigação: As atividades desenvolvidas contribuem para a promoção de atitudes/valores, através da abordagem do desenvolvimento do raciocínio moral, de alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico nas Ciências Naturais? Com o objetivo de dar resposta a esta questão foram implementadas atividades de educação para os valores concebidas e produzidas neste estudo, seguindo as abordagens de Desenvolvimento do Raciocínio Moral de Kohlberg e a Clarificação de Valores de Simon, Harmin e Raths, tendo por base conceitos de biodiversidade animal. Relativamente à metodologia adotada neste estudo predominou a natureza qualitativa com um planeamento de Estudo de Caso. Neste sentido, a primeira fase deste projeto passou pela planificação e produção das atividades, que foram sendo validadas pelos orientadores do projeto. Numa segunda fase, as atividades foram implementadas no grupo de alunos e, por fim foram verificados os resultados obtidos, utilizando-se as notas de campo da professora/investigadora e os registos escritos dos alunos, para proceder à sua análise de conteúdo. As atividades aqui desenvolvidas constituem-se como um dos contributos, ainda que modesto dado o curto intervalo de tempo de intervenção, para o desenvolvimento do raciocínio moral e da clarificação de atitudes/valores dos alunos. Os principais resultados obtidos foram que os alunos manifestaram atitudes de respeito pelos colegas, de empenho na participação das atividades, de partilha de opiniões adequadas às temáticas abordadas. Portanto, as atividades implementadas apontam para uma melhoria das atitudes e valores da maioria dos alunos.Currently, society has shown over the years a big crisis or modification when we talk about values, as can be seen from the attitudes that don’t respect the human rights that are taking place in diferente continents. Using History, i tis possible to verify a slight evolution, however, aand despite of having more educated societies, disrespectful attitudes continue to be verified. In this context, is extremely important that we defense the integral educational to the formation of citizens with great values of citizenship. In this way, education for values appears to have a fundamental and active role in the reasoned development of students’ attitudes and values. The present report results from the study that was implemented during the classes of Natural Sciences, during the Surpervised Pedagogical Practice. The main purpose of this project was to develop (plan, produce, implemented and evaluate) activities aimed at promoting atttitudes/values, through the approach of the development of moral reasoning, of students in the 5th grade of the 2nd Cycle of Basic Education in the Natural Sciences class. It was importante to mention that this repor looked for to answering the research question: Do the activities developed contribute to the promotion of attitudes/values of students in the 5th grade of the 2nd Cycle of Basic Education in Natural Sciences? In order to answer this question, education activities for values were implemented, conceived and produced, following Kohlberg’s Moral Reasoning Development Aproaches and Simon, Harmin and Raths’ Values Clarification, based on concepts of animal biodiversity. Regarding the Methodology adopted in this study predominated a qualitative nature with a planning of a Case Study. In this sense, the first phase of this project involved the planning and production of activities, wich were validated by the project supervisiors. In a second phase, the activities were implemented in the group of students and, finally, the resullt obtained were verified by the content analysis and, for this, the field notes of the teacher/researcher and the written records of the students were used. The activities constitute one of the contributions, albeit modest given the short intervention time interval, for the development of moral reasoning and the clarification of students’ attitudes/values.The main results obtained were that the students expressed attitudes such as respect for colleagues, commitment to participating in activities, sharing opinions appropriate to the topics addressed. Therefore, the activities implemented point to an improvement in the attitudes and values of most students.2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13T00:00:00Z2022-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36153porMatos, Daniela Alexandra Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.687240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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