Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Lassalete Pereira Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3115
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos), 21 de Janeiro de 2013, Universidade dos Açores.
id RCAP_01a373719d506e260991c1b5cc4c0ddc
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundáriaAuto-AvaliaçãoAvaliação EscolarCurrículoEducaçãoEnsino SecundárioProjecto EducativoDissertação de Mestrado, Educação (Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos), 21 de Janeiro de 2013, Universidade dos Açores.A avaliação de escolas tem adquirido, nos últimos anos, visibilidade no sistema educativo português, conduzindo a uma maior agitação dos seus intervenientes neste campo. A Lei nº31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema da avaliação da educação do ensino não superior, foi um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de avaliação de escolas, de onde se realça o caráter obrigatório da autoavaliação dos estabelecimentos de ensino. Esta investigação tem como objetivo central obter dados empíricos que, em conformidade com a problemática e subjacente a um contexto de avaliação, contribuam para compreender melhor os efeitos da implementação do processo de autoavaliação na Escola, em particular na elaboração do respetivo Projeto Educativo. O presente trabalho consiste num estudo qualitativo realizado numa escola básica e secundária dos Açores, para o qual se utilizaram como ferramenta de recolha de informação entrevistas realizadas a seis docentes, designadamente, coordenadora do relatório de autoavaliação, diretores de turma, presidente da assembleia de escola e coordenador de departamento, sendo membro da equipa de autoavaliação, vice-presidente do Conselho Executivo e a coordenadora dos diretores de turma e membro da equipa de autoavaliação. Tratou-se de docentes que acompanharam de alguma forma os processos de autoavaliação da escola. Procedeu-se também à análise documental dos relatórios de autoavaliação da escola. Os resultados obtidos levaram-nos a concluir que a implementação do processo de autoavaliação foi sentida com alguma resistência da parte dos atores educativos, havendo ainda algum desconhecimento por parte dos agentes educativos. Ficou sobretudo uma importante sensibilização não só para a reflexão acerca da importância da prática da autoavaliação, enquanto instrumento de melhoria para a escola e mecanismo de prestação de contas no quadro da regulação da educação, mas também para as dificuldades sentidas na sua operacionalização. Da análise das entrevistas, em particular daquelas em que os entrevistados faziam parte da equipa de autoavaliação, podemos concluir que mesmo assim a autoavaliação teve implicações no Projeto Curricular da Escola, nomeadamente com a inclusão de novos aspetos, tais como: as articulações horizontais e verticais dos conteúdos, os perfis de desempenho, as atividades de desenvolvimento curricular, o perfil do diretor de turma, os critérios de constituição de turmas e ainda os critérios de distribuição de serviço.ABSTRACT: The evaluation of schools has in recent years acquired the visibility in the Portuguese education system, which leaded to a greater agitation of the intervener in this field. The Law No. 31/2002 of 20 December, which approves the assessment system of the education of the non-high education level, was an important step towards the development of a school evaluation culture, where the mandatory nature of self-evaluation of schools is emphasized. This study is a qualitative study made in a primary and secondary school in the Azores. The interviews were used as an information gathering tool held with six teachers, namely, coordinator of the self-assessment report, the class teachers, president of the school assembly and department coordinator, being also a member of the self-assessment team, vice president of the Executive Council and coordinator of the class teachers and member of self-assessment team. They were teachers who followed in any/some way the self-assessment processes of the school. Also a documental analysis of the reports of school self-assessment was done. The results led us to conclude that the implementation of the self assessment process was felt with some resistance on the part of educational actors, but there is still some unawareness of educators. It was mainly an important awareness not only to reflect on the importance of the practice of self assessment as a tool for school improvement and accountability mechanism in the context of educational regulation, but also for the difficulties felt in its operationalization. From the interviews, in particular those whose teachers were part of the team self-assessment, we can thus conclude that even the self-assessment had implications in the School Curriculum Project, namely with the inclusion of new aspects, such as horizontal and vertical joints of contents, performance profiles, the curriculum development activities, the profile of the class teacher, the criteria for class formation and even the criteria for service delivery.Sousa, Francisco (José Rodrigues)Serpa, Margarida DamiãoRepositório da Universidade dos AçoresSilva, Maria Lassalete Pereira Alves2014-07-11T16:34:09Z2013-01-212013-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3115porSilva, Maria Lassalete Pereira Alves. "Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária". 2008. 101 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação (Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:01Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:42.708554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
title Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
spellingShingle Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
Silva, Maria Lassalete Pereira Alves
Auto-Avaliação
Avaliação Escolar
Currículo
Educação
Ensino Secundário
Projecto Educativo
title_short Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
title_full Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
title_fullStr Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
title_full_unstemmed Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
title_sort Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária
author Silva, Maria Lassalete Pereira Alves
author_facet Silva, Maria Lassalete Pereira Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco (José Rodrigues)
Serpa, Margarida Damião
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Lassalete Pereira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-Avaliação
Avaliação Escolar
Currículo
Educação
Ensino Secundário
Projecto Educativo
topic Auto-Avaliação
Avaliação Escolar
Currículo
Educação
Ensino Secundário
Projecto Educativo
description Dissertação de Mestrado, Educação (Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos), 21 de Janeiro de 2013, Universidade dos Açores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-21
2013-01-21T00:00:00Z
2014-07-11T16:34:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3115
url http://hdl.handle.net/10400.3/3115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Maria Lassalete Pereira Alves. "Perspetiva da comunidade docente sobre a relação entre a autoavaliação da escola e o seu projeto curricular: um estudo de caso numa escola básica e secundária". 2008. 101 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação (Concepção e Desenvolvimento de Projectos Educativos). Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130707416580096