Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gabriela Maria Urzal de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1133
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1133
Resumo: A gestão de uma organização norteada por critérios de qualidade representa um grande desafio. Uma escola, devido às suas especificidades, é uma organização à qual os sistemas tradicionais de informação para a gestão não garantem apoio eficaz na determinação das melhores estratégias de gestão. Por outro lado, a avaliação de desempenho destas instituições é hoje um imperativo legal. De acordo com o Projeto Educativo, que “... reflete a consciência de uma escola que se pretende cada vez mais crítica e criativa onde todos se vão sentir realizados porque participantes num ato educativo renovado, organizado, atualizado e partilhado de forma a conseguir a qualidade do ensino tendo em vista o sucesso educativo”, a equipa da APM – Avaliação para a Melhoria – da Escola Secundária de Rio Tinto pretende-se promotora duma engrenagem que, ao realizar a autoavaliação da Escola, de forma cíclica e em espiral crescente para a excelência, proporcione a cada um dos elementos da comunidade um espaço de reflexão para atingir esse grau de excelência. É a avaliação do trabalho realizado por esta equipa, a sua eficácia e eficiência, enquanto geradoras de mudança, que constitui a finalidade deste estudo, um estudo de caso, não se pretendendo por tal um elencar exaustivo da matéria teórica alusiva ao tema, mas antes uma reflexão crítica da concretização, implementação e consequências, dum projeto que se reveste na atualidade como um dos pilares básicos geradores de melhoria numa instituição.
id RCAP_eb2a437d071b18d2391f2315c1f6cb09
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1133
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio TintoSupervisão pedagógicaAuto-avaliação das escolasModelos de auto-avaliaçãoA gestão de uma organização norteada por critérios de qualidade representa um grande desafio. Uma escola, devido às suas especificidades, é uma organização à qual os sistemas tradicionais de informação para a gestão não garantem apoio eficaz na determinação das melhores estratégias de gestão. Por outro lado, a avaliação de desempenho destas instituições é hoje um imperativo legal. De acordo com o Projeto Educativo, que “... reflete a consciência de uma escola que se pretende cada vez mais crítica e criativa onde todos se vão sentir realizados porque participantes num ato educativo renovado, organizado, atualizado e partilhado de forma a conseguir a qualidade do ensino tendo em vista o sucesso educativo”, a equipa da APM – Avaliação para a Melhoria – da Escola Secundária de Rio Tinto pretende-se promotora duma engrenagem que, ao realizar a autoavaliação da Escola, de forma cíclica e em espiral crescente para a excelência, proporcione a cada um dos elementos da comunidade um espaço de reflexão para atingir esse grau de excelência. É a avaliação do trabalho realizado por esta equipa, a sua eficácia e eficiência, enquanto geradoras de mudança, que constitui a finalidade deste estudo, um estudo de caso, não se pretendendo por tal um elencar exaustivo da matéria teórica alusiva ao tema, mas antes uma reflexão crítica da concretização, implementação e consequências, dum projeto que se reveste na atualidade como um dos pilares básicos geradores de melhoria numa instituição.Guiding an organization based on quality goals is a great challenge. A school, due to its specificities, is an organization that cannot be effectively supported by traditional administration information services and that means it is difficult to achieve the best administration strategies. On the other hand the evaluation of performance of this type of institutions is a legal requirement nowadays. According to the Educational Project that “… reflects the consciousness of a school, creative and critical, where everyone should feel well by being part of a renewed educational act, organized, updated and shared, leading to teaching quality and educational success, the APM team of Escola Secundária de Rio Tinto shall be responsible, by means of self-evaluation methods, for opening the road to excellence, inviting every community member to a reflection time and space to achieve that same degree of excellence. The real focus of this study is the evaluation of the work done by this team, its efficiency and effectiveness while change generators, a case study, leaving aside an extended theoretical revision correlated to the theme but making a critical reflection on the achievements, implementation and consequences of a project which is a cornerstone in the improvement of an organization.2012-06-11T16:26:29Z2013-05-20T14:05:27Z2012-04-01T00:00:00Z2012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1133http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1133porCarvalho, Gabriela Maria Urzal deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:38Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:39.151972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
title Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
spellingShingle Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
Carvalho, Gabriela Maria Urzal de
Supervisão pedagógica
Auto-avaliação das escolas
Modelos de auto-avaliação
title_short Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
title_full Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
title_fullStr Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
title_full_unstemmed Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
title_sort Um olhar crítico sobre o processo de autoavaliação da Escola Secundária de Rio Tinto
author Carvalho, Gabriela Maria Urzal de
author_facet Carvalho, Gabriela Maria Urzal de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gabriela Maria Urzal de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Auto-avaliação das escolas
Modelos de auto-avaliação
topic Supervisão pedagógica
Auto-avaliação das escolas
Modelos de auto-avaliação
description A gestão de uma organização norteada por critérios de qualidade representa um grande desafio. Uma escola, devido às suas especificidades, é uma organização à qual os sistemas tradicionais de informação para a gestão não garantem apoio eficaz na determinação das melhores estratégias de gestão. Por outro lado, a avaliação de desempenho destas instituições é hoje um imperativo legal. De acordo com o Projeto Educativo, que “... reflete a consciência de uma escola que se pretende cada vez mais crítica e criativa onde todos se vão sentir realizados porque participantes num ato educativo renovado, organizado, atualizado e partilhado de forma a conseguir a qualidade do ensino tendo em vista o sucesso educativo”, a equipa da APM – Avaliação para a Melhoria – da Escola Secundária de Rio Tinto pretende-se promotora duma engrenagem que, ao realizar a autoavaliação da Escola, de forma cíclica e em espiral crescente para a excelência, proporcione a cada um dos elementos da comunidade um espaço de reflexão para atingir esse grau de excelência. É a avaliação do trabalho realizado por esta equipa, a sua eficácia e eficiência, enquanto geradoras de mudança, que constitui a finalidade deste estudo, um estudo de caso, não se pretendendo por tal um elencar exaustivo da matéria teórica alusiva ao tema, mas antes uma reflexão crítica da concretização, implementação e consequências, dum projeto que se reveste na atualidade como um dos pilares básicos geradores de melhoria numa instituição.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-11T16:26:29Z
2012-04-01T00:00:00Z
2012-04
2013-05-20T14:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1133
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1133
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1133
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619997515776