Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joana Patrícia Bessa de Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49726
Resumo: Os professores, para os alunos do ensino artístico especializado da música, são a mais importante influência no estudo desta área, além dos pais. Não só porque os professores transmitem conhecimentos musicais, mas também porque são quem influenciam os gostos e valores musicais, surgindo como o modelo para os discentes. A ligação criada entre o professor e o aluno é de crucial importância para o seu percurso musical, aparecendo na sua vida académica como o mentor de todas as suas aprendizagens e crescimento como pessoa e como músico. Com esta investigação, pretende-se perceber de que forma a disciplina de Formação Musical [FM] incentiva os alunos para a construção dos seus conhecimentos e aprendizagens e quais são as principais motivações para o estudo da disciplina; como devem ser os professores capazes de chegar aos alunos, e mantendo, ao longo do tempo, a vontade de aprender, não desmotivando, e não descurando o estudo da disciplina.
id RCAP_01adcda800a5c22421497759ecc03211
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49726
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musicalMotivaçãoEnsino Artístico Especializado [EAE]Formação Musical [FM]Os professores, para os alunos do ensino artístico especializado da música, são a mais importante influência no estudo desta área, além dos pais. Não só porque os professores transmitem conhecimentos musicais, mas também porque são quem influenciam os gostos e valores musicais, surgindo como o modelo para os discentes. A ligação criada entre o professor e o aluno é de crucial importância para o seu percurso musical, aparecendo na sua vida académica como o mentor de todas as suas aprendizagens e crescimento como pessoa e como músico. Com esta investigação, pretende-se perceber de que forma a disciplina de Formação Musical [FM] incentiva os alunos para a construção dos seus conhecimentos e aprendizagens e quais são as principais motivações para o estudo da disciplina; como devem ser os professores capazes de chegar aos alunos, e mantendo, ao longo do tempo, a vontade de aprender, não desmotivando, e não descurando o estudo da disciplina.Repositório ComumJoana Patrícia Bessa de Almeida2024-02-08T11:30:43Z2024-01-202024-01-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49726TID:203526147pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T04:15:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:04.445836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
title Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
spellingShingle Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
Joana Patrícia Bessa de Almeida
Motivação
Ensino Artístico Especializado [EAE]
Formação Musical [FM]
title_short Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
title_full Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
title_fullStr Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
title_full_unstemmed Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
title_sort Insucesso ou Abandono do Estudo da Formação Musical - Fatores de motivação nas aulas de formação musical
author Joana Patrícia Bessa de Almeida
author_facet Joana Patrícia Bessa de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Joana Patrícia Bessa de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ensino Artístico Especializado [EAE]
Formação Musical [FM]
topic Motivação
Ensino Artístico Especializado [EAE]
Formação Musical [FM]
description Os professores, para os alunos do ensino artístico especializado da música, são a mais importante influência no estudo desta área, além dos pais. Não só porque os professores transmitem conhecimentos musicais, mas também porque são quem influenciam os gostos e valores musicais, surgindo como o modelo para os discentes. A ligação criada entre o professor e o aluno é de crucial importância para o seu percurso musical, aparecendo na sua vida académica como o mentor de todas as suas aprendizagens e crescimento como pessoa e como músico. Com esta investigação, pretende-se perceber de que forma a disciplina de Formação Musical [FM] incentiva os alunos para a construção dos seus conhecimentos e aprendizagens e quais são as principais motivações para o estudo da disciplina; como devem ser os professores capazes de chegar aos alunos, e mantendo, ao longo do tempo, a vontade de aprender, não desmotivando, e não descurando o estudo da disciplina.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-08T11:30:43Z
2024-01-20
2024-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49726
TID:203526147
url http://hdl.handle.net/10400.26/49726
identifier_str_mv TID:203526147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137422003404800