Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tchitetele, Faustino
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/22244
Resumo: Angola possui elevadíssimas taxas no que concerne ao analfabetismo de adultos, mormente nas localidades rurais. Este trabalho teve como objetivo de investigação a forma como os adultos que residem em zonas rurais de Angola (em concreto na região de Caluquembe-Huíla) percecionam a importância da alfabetização e a sua relação com a literacia no seu dia-a-dia. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa (Estudo de caso) e recorreu-se a entrevistas semidiretivas realizadas a adultos analfabetos e também a adultos que não frequentaram programas de alfabetização. Segundo a pesquisa realizada, o analfabetismo abrange sobretudo o sexo feminino, com consequências drásticas no bem-estar das famílias e constituindo uma barreira para o desenvolvimento sustentável da sociedade angolana e não só. A falta de alfabetização das mulheres, sobretudo adultas, tem implicações no dia-a-dia, dificultando a interpretação de textos escritos e também a educação das crianças. A implementação do projeto de Alfabetização de Adultos em Angola promovido pelo Governo, tem como parceiros as igrejas e outros organismos sociais. Foi nesta senda, que a Missão do Cola em Caluquembe implementou, a partir de 2007 o projeto de alfabetização de adultos numa zona marcada pela guerra e pela pobreza extrema e em que a população se dedica sobretudo ao trabalho no campo. Este projeto permitiu que muitos adultos dessem um grande passo na aprendizagem da leitura, da escrita e da literacia. Contudo, muitos continuam de fora, sendo necessário procurar formas de ultrapassar as principais barreiras que ainda os afastam dos processos de aprendizagem ao longo da vida. Entre essas barreiras, devem destacar-se as barreiras motivacionais (o “estudo” é deixado para as crianças e para as camadas jovens), para além de outras, como as que remetem para a falta de equipamentos e de professores assim como dificuldades em conciliar a frequência das ações com as tarefas do dia-a-dia, sobretudo no caso das mulheres.
id RCAP_01c23ddb24b344bd2d2f0a937647a5ca
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-ColaAlfabetização de adultosAngolaLiteraciaAnalfabetismoAprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learningMeio ruralAdult literacyLiteracyIlliteracyRural environmentAngola possui elevadíssimas taxas no que concerne ao analfabetismo de adultos, mormente nas localidades rurais. Este trabalho teve como objetivo de investigação a forma como os adultos que residem em zonas rurais de Angola (em concreto na região de Caluquembe-Huíla) percecionam a importância da alfabetização e a sua relação com a literacia no seu dia-a-dia. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa (Estudo de caso) e recorreu-se a entrevistas semidiretivas realizadas a adultos analfabetos e também a adultos que não frequentaram programas de alfabetização. Segundo a pesquisa realizada, o analfabetismo abrange sobretudo o sexo feminino, com consequências drásticas no bem-estar das famílias e constituindo uma barreira para o desenvolvimento sustentável da sociedade angolana e não só. A falta de alfabetização das mulheres, sobretudo adultas, tem implicações no dia-a-dia, dificultando a interpretação de textos escritos e também a educação das crianças. A implementação do projeto de Alfabetização de Adultos em Angola promovido pelo Governo, tem como parceiros as igrejas e outros organismos sociais. Foi nesta senda, que a Missão do Cola em Caluquembe implementou, a partir de 2007 o projeto de alfabetização de adultos numa zona marcada pela guerra e pela pobreza extrema e em que a população se dedica sobretudo ao trabalho no campo. Este projeto permitiu que muitos adultos dessem um grande passo na aprendizagem da leitura, da escrita e da literacia. Contudo, muitos continuam de fora, sendo necessário procurar formas de ultrapassar as principais barreiras que ainda os afastam dos processos de aprendizagem ao longo da vida. Entre essas barreiras, devem destacar-se as barreiras motivacionais (o “estudo” é deixado para as crianças e para as camadas jovens), para além de outras, como as que remetem para a falta de equipamentos e de professores assim como dificuldades em conciliar a frequência das ações com as tarefas do dia-a-dia, sobretudo no caso das mulheres.Angola has extremely high rates of adult illiteracy, especially in rural areas. This work aimed to investigate how adults living in rural areas of Angola (specifically in the region of Caluquembe-Huíla) perceive the importance of literacy and how they relate to it in their daily lives. The methodology followed a qualitative approach (Case Study) and semidirective interviews were conducted with illiterate adults and with adults who did not attend literacy programmes. According to the research, illiteracy mainly affects the female gender, thus causing drastic consequences for the well-being of families and creating a barrier for the sustainable development of the angolan society and beyond. The lack of literacy among women, especially adults, has serious implications in their daily lives, making it difficult to interpret written texts and also to educate children. The implementation of the Adult Literacy project in Angola, which was promoted by the Government, partnered up with churches and other social organisations. In this context, the Cola Mission in Caluquembe implemented the adult literacy project in 2007, in an area marked by war and extreme poverty, in which the population is mainly dedicated to agriculture. This project allowed many adults to take a big step in literacy and learning to read and write. However, many others remain outside, so it is necessary to find ways to overcome the main barriers that keep them from lifelong learning processes. Among these barriers, motivational ones should be highlighted (studying is left for children and young people), in addition to others, such as those which refer to the lack of equipment and teachers, as well as difficulties in reconciling the frequency of actions with day-to-day tasks, especially in the case of women.2021-03-01T10:19:22Z2020-11-13T00:00:00Z2020-11-132020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22244TID:202545326porTchitetele, Faustinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:58:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:30:06.991382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
title Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
spellingShingle Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
Tchitetele, Faustino
Alfabetização de adultos
Angola
Literacia
Analfabetismo
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Meio rural
Adult literacy
Literacy
Illiteracy
Rural environment
title_short Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
title_full Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
title_fullStr Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
title_full_unstemmed Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
title_sort Alfabetização de adultos no mundo rural em Angola: O caso do município de Caluquembe-Cola
author Tchitetele, Faustino
author_facet Tchitetele, Faustino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tchitetele, Faustino
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de adultos
Angola
Literacia
Analfabetismo
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Meio rural
Adult literacy
Literacy
Illiteracy
Rural environment
topic Alfabetização de adultos
Angola
Literacia
Analfabetismo
Aprendizagem ao longo da vida -- Lifelong learning
Meio rural
Adult literacy
Literacy
Illiteracy
Rural environment
description Angola possui elevadíssimas taxas no que concerne ao analfabetismo de adultos, mormente nas localidades rurais. Este trabalho teve como objetivo de investigação a forma como os adultos que residem em zonas rurais de Angola (em concreto na região de Caluquembe-Huíla) percecionam a importância da alfabetização e a sua relação com a literacia no seu dia-a-dia. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa (Estudo de caso) e recorreu-se a entrevistas semidiretivas realizadas a adultos analfabetos e também a adultos que não frequentaram programas de alfabetização. Segundo a pesquisa realizada, o analfabetismo abrange sobretudo o sexo feminino, com consequências drásticas no bem-estar das famílias e constituindo uma barreira para o desenvolvimento sustentável da sociedade angolana e não só. A falta de alfabetização das mulheres, sobretudo adultas, tem implicações no dia-a-dia, dificultando a interpretação de textos escritos e também a educação das crianças. A implementação do projeto de Alfabetização de Adultos em Angola promovido pelo Governo, tem como parceiros as igrejas e outros organismos sociais. Foi nesta senda, que a Missão do Cola em Caluquembe implementou, a partir de 2007 o projeto de alfabetização de adultos numa zona marcada pela guerra e pela pobreza extrema e em que a população se dedica sobretudo ao trabalho no campo. Este projeto permitiu que muitos adultos dessem um grande passo na aprendizagem da leitura, da escrita e da literacia. Contudo, muitos continuam de fora, sendo necessário procurar formas de ultrapassar as principais barreiras que ainda os afastam dos processos de aprendizagem ao longo da vida. Entre essas barreiras, devem destacar-se as barreiras motivacionais (o “estudo” é deixado para as crianças e para as camadas jovens), para além de outras, como as que remetem para a falta de equipamentos e de professores assim como dificuldades em conciliar a frequência das ações com as tarefas do dia-a-dia, sobretudo no caso das mulheres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-13T00:00:00Z
2020-11-13
2020-07
2021-03-01T10:19:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/22244
TID:202545326
url http://hdl.handle.net/10071/22244
identifier_str_mv TID:202545326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134862816313344