O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, D?rcia Elo?sa Gon?alves de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Martins, Alcina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/403
Resumo: Esta investiga??o debru?a-se sobre a an?lise do Combate ao Analfabetismo em Angola e o processo de alfabetiza??o levado a cabo pelo Estado e os Parceiros Sociais no meio rural, desde o Acordo de paz em 2002, e especificamente, sobre dos Programas, Estrat?gias e Planos de Alfabetiza??o do Estado, no contexto do Sistema de Educa??o, preconizados nesse per?odo. Em Angola a maior parte das a??es de alfabetiza??o s?o asseguradas pelos parceiros sociais do Estado, pelo que procedemos ? identifica??o das Organiza??es, Associa??es Nacionais e Organiza??es Internacionais em processos de Alfabetiza??o e aos M?todos de Alfabetiza??o associados ao Plano Estrat?gico para a Revitaliza??o da Alfabetiza??o (2012). Os constrangimentos ao processo de alfabetiza??o no meio rural foram analisados em tr?s vertentes: do acesso ? educa??o e alfabetiza??o de jovens e adultos; dos professores e alfabetizadores, sua forma??o, recrutamento e fixa??o, e o da utiliza??o da L?ngua Oficial e das L?nguas Nacionais. A investiga??o teve por base uma metodologia do tipo qualitativo assente na recolha e an?lise bibliogr?fica e documental, constituindo um estudo interpretativo fruto de uma Revis?o Bibliogr?fica Narrativa. A gratuitidade, a equidade e a qualidade do ensino em Angola, enquanto objetivos primordiais dos principais documentos reitores do Sistema de Educa??o, n?o est?o a ser asseguradas ou cumpridas com a amplitude e a efic?cia pretendidas. N?o obstante as estrat?gias, os programas e os planos de alfabetiza??o concebidos ap?s 2002, a sua implementa??o n?o tem conseguido materializar-se enquanto instrumento facilitador de uma ?segunda oportunidade? educativa para jovens e adultos analfabetos. Perpetuam-se problemas no acesso ao ensino no meio rural, particularmente no que respeita ? gratuidade, aos fracos apoios e incentivos financeiros do Estado e ? insuficiente aplica??o de pol?ticas de a??o social escolar. Persistem tamb?m a escassez de professores e alfabetizadores, as suas dificuldades de caracter formativo e profissional, a limita??o de recursos de que disp?em e de incentivos que os levem a fixar-se. A utiliza??o das l?nguas maternas n?o se efetiva no processo ensino-aprendizagem, onde a sua pertin?ncia ? maior devido ? identidade bantu das popula??es. Estes constrangimentos repercutem-se no insucesso escolar dos alunos e no aumento das taxas de abandono/desist?ncia e comprometem o direito ? educa??o. Apesar do esfor?o nacional, a afeta??o de recursos do or?amento destinado ao sector da educa??o, ao combate ao analfabetismo e ? alfabetiza??o de jovens e adultos ? ainda inferior a metade do recomendado internacionalmente nesta ?rea. / This study focuses on the analysis of the struggle against Illiteracy in Angola and on the literacy process undertaken by the State and the Social Partners in the rural areas, since the Peace Agreement in 2002, and specifically on the Programs, Strategies and Plans of Literacy of the State in the context of the Education System proclaimed on that period. In Angola most literacy actions are ensured by the social partners of the State, therefore we proceed to identify the Organizations, National Associations and International Organizations in processes of Literacy and the Methods of Literacy associated to the Strategic Plan for the Revitalization of Literacy(2012). The constraints on the process of literacy in rural areas were analyzed in three strands: the access to education and literacy for young people and adults; the teachers and literacy teachers, their school formation, recruitment and fixation, and the use of the Official Language and the National Languages. The study used a qualitative methodology based on bibliographic and documentary collection and analysis, constituting an interpretative study, which is the result of a bibliographic narrative review. Free, equal and quality education in Angola as primary objectives of the main guiding documents of the Education System, are not being provided or accomplished with the scope and effectiveness required. Despite the Strategies, the Programs and the Literacy Plans designed after 2002, its implementation has not been able to be materialized as a facilitator of a "second chance" education for young people and adult illiterates. Problems remain in the access to education in rural areas, particularly, as far as free education, weak support and financial incentives from the State and inadequate implementation of the policies of school social work are concerned. The shortage of teachers and literacy teachers, the difficulties related to their training and their profession, the limited resources available and incentives that lead them to settle down also persist. The use of the mother tongues is not effective in the teaching-learning process, where its pertinence is greater due to the bantu identity of the populations. These constraints have repercussions on the students' school failure and on the abandonment rates increase and compromise the right to education. Despite the national effort, the allocation of budget resources intended for the education sector, to fight illiteracy and to improve young people and adults? literacy, is still less than half of the recommended internationally in this area.
id RCAP_cadff109c924db210e025d18c0bca8cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/403
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio ruralAnalfabetismo em Angola - Illiteracy in AngolaProcessos de alfabetiza??o - Literacy processesM?todos de alfabetiza??o - Literacy methodsParceiros sociais - Social partnersMeio rural - Rural areasEsta investiga??o debru?a-se sobre a an?lise do Combate ao Analfabetismo em Angola e o processo de alfabetiza??o levado a cabo pelo Estado e os Parceiros Sociais no meio rural, desde o Acordo de paz em 2002, e especificamente, sobre dos Programas, Estrat?gias e Planos de Alfabetiza??o do Estado, no contexto do Sistema de Educa??o, preconizados nesse per?odo. Em Angola a maior parte das a??es de alfabetiza??o s?o asseguradas pelos parceiros sociais do Estado, pelo que procedemos ? identifica??o das Organiza??es, Associa??es Nacionais e Organiza??es Internacionais em processos de Alfabetiza??o e aos M?todos de Alfabetiza??o associados ao Plano Estrat?gico para a Revitaliza??o da Alfabetiza??o (2012). Os constrangimentos ao processo de alfabetiza??o no meio rural foram analisados em tr?s vertentes: do acesso ? educa??o e alfabetiza??o de jovens e adultos; dos professores e alfabetizadores, sua forma??o, recrutamento e fixa??o, e o da utiliza??o da L?ngua Oficial e das L?nguas Nacionais. A investiga??o teve por base uma metodologia do tipo qualitativo assente na recolha e an?lise bibliogr?fica e documental, constituindo um estudo interpretativo fruto de uma Revis?o Bibliogr?fica Narrativa. A gratuitidade, a equidade e a qualidade do ensino em Angola, enquanto objetivos primordiais dos principais documentos reitores do Sistema de Educa??o, n?o est?o a ser asseguradas ou cumpridas com a amplitude e a efic?cia pretendidas. N?o obstante as estrat?gias, os programas e os planos de alfabetiza??o concebidos ap?s 2002, a sua implementa??o n?o tem conseguido materializar-se enquanto instrumento facilitador de uma ?segunda oportunidade? educativa para jovens e adultos analfabetos. Perpetuam-se problemas no acesso ao ensino no meio rural, particularmente no que respeita ? gratuidade, aos fracos apoios e incentivos financeiros do Estado e ? insuficiente aplica??o de pol?ticas de a??o social escolar. Persistem tamb?m a escassez de professores e alfabetizadores, as suas dificuldades de caracter formativo e profissional, a limita??o de recursos de que disp?em e de incentivos que os levem a fixar-se. A utiliza??o das l?nguas maternas n?o se efetiva no processo ensino-aprendizagem, onde a sua pertin?ncia ? maior devido ? identidade bantu das popula??es. Estes constrangimentos repercutem-se no insucesso escolar dos alunos e no aumento das taxas de abandono/desist?ncia e comprometem o direito ? educa??o. Apesar do esfor?o nacional, a afeta??o de recursos do or?amento destinado ao sector da educa??o, ao combate ao analfabetismo e ? alfabetiza??o de jovens e adultos ? ainda inferior a metade do recomendado internacionalmente nesta ?rea. / This study focuses on the analysis of the struggle against Illiteracy in Angola and on the literacy process undertaken by the State and the Social Partners in the rural areas, since the Peace Agreement in 2002, and specifically on the Programs, Strategies and Plans of Literacy of the State in the context of the Education System proclaimed on that period. In Angola most literacy actions are ensured by the social partners of the State, therefore we proceed to identify the Organizations, National Associations and International Organizations in processes of Literacy and the Methods of Literacy associated to the Strategic Plan for the Revitalization of Literacy(2012). The constraints on the process of literacy in rural areas were analyzed in three strands: the access to education and literacy for young people and adults; the teachers and literacy teachers, their school formation, recruitment and fixation, and the use of the Official Language and the National Languages. The study used a qualitative methodology based on bibliographic and documentary collection and analysis, constituting an interpretative study, which is the result of a bibliographic narrative review. Free, equal and quality education in Angola as primary objectives of the main guiding documents of the Education System, are not being provided or accomplished with the scope and effectiveness required. Despite the Strategies, the Programs and the Literacy Plans designed after 2002, its implementation has not been able to be materialized as a facilitator of a "second chance" education for young people and adult illiterates. Problems remain in the access to education in rural areas, particularly, as far as free education, weak support and financial incentives from the State and inadequate implementation of the policies of school social work are concerned. The shortage of teachers and literacy teachers, the difficulties related to their training and their profession, the limited resources available and incentives that lead them to settle down also persist. The use of the mother tongues is not effective in the teaching-learning process, where its pertinence is greater due to the bantu identity of the populations. These constraints have repercussions on the students' school failure and on the abandonment rates increase and compromise the right to education. Despite the national effort, the allocation of budget resources intended for the education sector, to fight illiteracy and to improve young people and adults? literacy, is still less than half of the recommended internationally in this area.ISMT2014-10-09T10:00:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/403TID:201141221porFreitas, D?rcia Elo?sa Gon?alves deMartins, Alcina (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:12ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
title O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
spellingShingle O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
Freitas, D?rcia Elo?sa Gon?alves de
Analfabetismo em Angola - Illiteracy in Angola
Processos de alfabetiza??o - Literacy processes
M?todos de alfabetiza??o - Literacy methods
Parceiros sociais - Social partners
Meio rural - Rural areas
title_short O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
title_full O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
title_fullStr O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
title_full_unstemmed O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
title_sort O Combate ao Analfabetismo em Angola desde o Acordo de Paz (2002): alfabetiza??o e os seus constrangimentos no meio rural
author Freitas, D?rcia Elo?sa Gon?alves de
author_facet Freitas, D?rcia Elo?sa Gon?alves de
Martins, Alcina (Orientadora)
author_role author
author2 Martins, Alcina (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, D?rcia Elo?sa Gon?alves de
Martins, Alcina (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Analfabetismo em Angola - Illiteracy in Angola
Processos de alfabetiza??o - Literacy processes
M?todos de alfabetiza??o - Literacy methods
Parceiros sociais - Social partners
Meio rural - Rural areas
topic Analfabetismo em Angola - Illiteracy in Angola
Processos de alfabetiza??o - Literacy processes
M?todos de alfabetiza??o - Literacy methods
Parceiros sociais - Social partners
Meio rural - Rural areas
description Esta investiga??o debru?a-se sobre a an?lise do Combate ao Analfabetismo em Angola e o processo de alfabetiza??o levado a cabo pelo Estado e os Parceiros Sociais no meio rural, desde o Acordo de paz em 2002, e especificamente, sobre dos Programas, Estrat?gias e Planos de Alfabetiza??o do Estado, no contexto do Sistema de Educa??o, preconizados nesse per?odo. Em Angola a maior parte das a??es de alfabetiza??o s?o asseguradas pelos parceiros sociais do Estado, pelo que procedemos ? identifica??o das Organiza??es, Associa??es Nacionais e Organiza??es Internacionais em processos de Alfabetiza??o e aos M?todos de Alfabetiza??o associados ao Plano Estrat?gico para a Revitaliza??o da Alfabetiza??o (2012). Os constrangimentos ao processo de alfabetiza??o no meio rural foram analisados em tr?s vertentes: do acesso ? educa??o e alfabetiza??o de jovens e adultos; dos professores e alfabetizadores, sua forma??o, recrutamento e fixa??o, e o da utiliza??o da L?ngua Oficial e das L?nguas Nacionais. A investiga??o teve por base uma metodologia do tipo qualitativo assente na recolha e an?lise bibliogr?fica e documental, constituindo um estudo interpretativo fruto de uma Revis?o Bibliogr?fica Narrativa. A gratuitidade, a equidade e a qualidade do ensino em Angola, enquanto objetivos primordiais dos principais documentos reitores do Sistema de Educa??o, n?o est?o a ser asseguradas ou cumpridas com a amplitude e a efic?cia pretendidas. N?o obstante as estrat?gias, os programas e os planos de alfabetiza??o concebidos ap?s 2002, a sua implementa??o n?o tem conseguido materializar-se enquanto instrumento facilitador de uma ?segunda oportunidade? educativa para jovens e adultos analfabetos. Perpetuam-se problemas no acesso ao ensino no meio rural, particularmente no que respeita ? gratuidade, aos fracos apoios e incentivos financeiros do Estado e ? insuficiente aplica??o de pol?ticas de a??o social escolar. Persistem tamb?m a escassez de professores e alfabetizadores, as suas dificuldades de caracter formativo e profissional, a limita??o de recursos de que disp?em e de incentivos que os levem a fixar-se. A utiliza??o das l?nguas maternas n?o se efetiva no processo ensino-aprendizagem, onde a sua pertin?ncia ? maior devido ? identidade bantu das popula??es. Estes constrangimentos repercutem-se no insucesso escolar dos alunos e no aumento das taxas de abandono/desist?ncia e comprometem o direito ? educa??o. Apesar do esfor?o nacional, a afeta??o de recursos do or?amento destinado ao sector da educa??o, ao combate ao analfabetismo e ? alfabetiza??o de jovens e adultos ? ainda inferior a metade do recomendado internacionalmente nesta ?rea. / This study focuses on the analysis of the struggle against Illiteracy in Angola and on the literacy process undertaken by the State and the Social Partners in the rural areas, since the Peace Agreement in 2002, and specifically on the Programs, Strategies and Plans of Literacy of the State in the context of the Education System proclaimed on that period. In Angola most literacy actions are ensured by the social partners of the State, therefore we proceed to identify the Organizations, National Associations and International Organizations in processes of Literacy and the Methods of Literacy associated to the Strategic Plan for the Revitalization of Literacy(2012). The constraints on the process of literacy in rural areas were analyzed in three strands: the access to education and literacy for young people and adults; the teachers and literacy teachers, their school formation, recruitment and fixation, and the use of the Official Language and the National Languages. The study used a qualitative methodology based on bibliographic and documentary collection and analysis, constituting an interpretative study, which is the result of a bibliographic narrative review. Free, equal and quality education in Angola as primary objectives of the main guiding documents of the Education System, are not being provided or accomplished with the scope and effectiveness required. Despite the Strategies, the Programs and the Literacy Plans designed after 2002, its implementation has not been able to be materialized as a facilitator of a "second chance" education for young people and adult illiterates. Problems remain in the access to education in rural areas, particularly, as far as free education, weak support and financial incentives from the State and inadequate implementation of the policies of school social work are concerned. The shortage of teachers and literacy teachers, the difficulties related to their training and their profession, the limited resources available and incentives that lead them to settle down also persist. The use of the mother tongues is not effective in the teaching-learning process, where its pertinence is greater due to the bantu identity of the populations. These constraints have repercussions on the students' school failure and on the abandonment rates increase and compromise the right to education. Despite the national effort, the allocation of budget resources intended for the education sector, to fight illiteracy and to improve young people and adults? literacy, is still less than half of the recommended internationally in this area.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-09T10:00:44Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/403
TID:201141221
url http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/403
identifier_str_mv TID:201141221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303607132028928