Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Gaio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves, Natália, Chaves, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4254
Resumo: O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010.
id RCAP_01c9b07f467c43b4488691b47972383a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4254
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em abertoEnsino superiorInserção profissionalAprendizagem ao longo da vidaPolíticas educativasHigher educationProfessional insertionLifelong learningEducation policiesEnseignement supérieurInsertion professionnelApprentissage tout au long de la viePolitiques éducativesEnseñanza superiorInserción profesionalAprendizaje a lo largo de la vidaPolíticas educativasO artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010.The article is organised around a central question: in the current scenario in which the processes through which graduates achieve professional insertion are increasingly complex and uncertain, to what extent are the choices they make over the course of their academic trajectory influenced by reasons and considerations linked to their (future) occupation? In an initial section, the authors explain this question and the grounds for it in the light of the challenges facing higher education today. They then go on to present empiric data from a systematisation of various studies on the professional insertion of graduates that were carried out between 2000 and 2010.Cet article tourne autour d’une question centrale: dans le contexte actuel où l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur est de plus en plus complexe et incertaine, dans quelle mesure les choix des diplômés au long de leur parcours universitaire sont-ils influencés par des raisons et des considérations liées à leur (future) activité professionnelle? Dans la première partie, cette interrogation est abordée eu égard aux défis actuels auxquels l’enseignement supérieur doit faire face, tandis que la seconde partie présente des données empiriques provenant d’une systématisation de plusieurs études sur l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur menées entre 2000 et 2010.El artículo se organiza en torno de una cuestión central: en el escenario actual en que los procesos de inserción profesional de diplomantes de la enseñanza superior son cada vez más complejos e inciertos, ¿en qué medida las elecciones de los diplomantes a lo largo de su trayectoria académica son influenciadas por razones y consideraciones ligadas a su (futura) actividad profesional? En la primera parte, esta interrogación está fundamentada y formulada teniendo en cuenta los desafíos que hoy se prenden a la enseñanza superior. Por otro lado, en la segunda parte se presentan datos empíricos provenientes de una sistematización de varios estudios sobre inserción profesional de diplomantes de enseñanza superior realizados entre 2000 y 2010.Editora Mundos Sociais/CIES-IUL2012-12-07T12:32:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/4254por0873-6529Alves, Mariana GaioAlves, NatáliaChaves, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:17.579228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
title Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
spellingShingle Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
Alves, Mariana Gaio
Ensino superior
Inserção profissional
Aprendizagem ao longo da vida
Políticas educativas
Higher education
Professional insertion
Lifelong learning
Education policies
Enseignement supérieur
Insertion professionnel
Apprentissage tout au long de la vie
Politiques éducatives
Enseñanza superior
Inserción profesional
Aprendizaje a lo largo de la vida
Políticas educativas
title_short Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
title_full Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
title_fullStr Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
title_full_unstemmed Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
title_sort Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
author Alves, Mariana Gaio
author_facet Alves, Mariana Gaio
Alves, Natália
Chaves, Miguel
author_role author
author2 Alves, Natália
Chaves, Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Gaio
Alves, Natália
Chaves, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Inserção profissional
Aprendizagem ao longo da vida
Políticas educativas
Higher education
Professional insertion
Lifelong learning
Education policies
Enseignement supérieur
Insertion professionnel
Apprentissage tout au long de la vie
Politiques éducatives
Enseñanza superior
Inserción profesional
Aprendizaje a lo largo de la vida
Políticas educativas
topic Ensino superior
Inserção profissional
Aprendizagem ao longo da vida
Políticas educativas
Higher education
Professional insertion
Lifelong learning
Education policies
Enseignement supérieur
Insertion professionnel
Apprentissage tout au long de la vie
Politiques éducatives
Enseñanza superior
Inserción profesional
Aprendizaje a lo largo de la vida
Políticas educativas
description O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T12:32:27Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4254
url http://hdl.handle.net/10071/4254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais/CIES-IUL
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais/CIES-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134815718473728