Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4254 |
Resumo: | O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010. |
id |
RCAP_01c9b07f467c43b4488691b47972383a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4254 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em abertoEnsino superiorInserção profissionalAprendizagem ao longo da vidaPolíticas educativasHigher educationProfessional insertionLifelong learningEducation policiesEnseignement supérieurInsertion professionnelApprentissage tout au long de la viePolitiques éducativesEnseñanza superiorInserción profesionalAprendizaje a lo largo de la vidaPolíticas educativasO artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010.The article is organised around a central question: in the current scenario in which the processes through which graduates achieve professional insertion are increasingly complex and uncertain, to what extent are the choices they make over the course of their academic trajectory influenced by reasons and considerations linked to their (future) occupation? In an initial section, the authors explain this question and the grounds for it in the light of the challenges facing higher education today. They then go on to present empiric data from a systematisation of various studies on the professional insertion of graduates that were carried out between 2000 and 2010.Cet article tourne autour d’une question centrale: dans le contexte actuel où l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur est de plus en plus complexe et incertaine, dans quelle mesure les choix des diplômés au long de leur parcours universitaire sont-ils influencés par des raisons et des considérations liées à leur (future) activité professionnelle? Dans la première partie, cette interrogation est abordée eu égard aux défis actuels auxquels l’enseignement supérieur doit faire face, tandis que la seconde partie présente des données empiriques provenant d’une systématisation de plusieurs études sur l’insertion professionnelle des diplômés de l’enseignement supérieur menées entre 2000 et 2010.El artículo se organiza en torno de una cuestión central: en el escenario actual en que los procesos de inserción profesional de diplomantes de la enseñanza superior son cada vez más complejos e inciertos, ¿en qué medida las elecciones de los diplomantes a lo largo de su trayectoria académica son influenciadas por razones y consideraciones ligadas a su (futura) actividad profesional? En la primera parte, esta interrogación está fundamentada y formulada teniendo en cuenta los desafíos que hoy se prenden a la enseñanza superior. Por otro lado, en la segunda parte se presentan datos empíricos provenientes de una sistematización de varios estudios sobre inserción profesional de diplomantes de enseñanza superior realizados entre 2000 y 2010.Editora Mundos Sociais/CIES-IUL2012-12-07T12:32:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/4254por0873-6529Alves, Mariana GaioAlves, NatáliaChaves, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:05Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:17.579228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
spellingShingle |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto Alves, Mariana Gaio Ensino superior Inserção profissional Aprendizagem ao longo da vida Políticas educativas Higher education Professional insertion Lifelong learning Education policies Enseignement supérieur Insertion professionnel Apprentissage tout au long de la vie Politiques éducatives Enseñanza superior Inserción profesional Aprendizaje a lo largo de la vida Políticas educativas |
title_short |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_full |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_fullStr |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_full_unstemmed |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
title_sort |
Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto |
author |
Alves, Mariana Gaio |
author_facet |
Alves, Mariana Gaio Alves, Natália Chaves, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Natália Chaves, Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mariana Gaio Alves, Natália Chaves, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Inserção profissional Aprendizagem ao longo da vida Políticas educativas Higher education Professional insertion Lifelong learning Education policies Enseignement supérieur Insertion professionnel Apprentissage tout au long de la vie Politiques éducatives Enseñanza superior Inserción profesional Aprendizaje a lo largo de la vida Políticas educativas |
topic |
Ensino superior Inserção profissional Aprendizagem ao longo da vida Políticas educativas Higher education Professional insertion Lifelong learning Education policies Enseignement supérieur Insertion professionnel Apprentissage tout au long de la vie Politiques éducatives Enseñanza superior Inserción profesional Aprendizaje a lo largo de la vida Políticas educativas |
description |
O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e explicitada tendo em conta os desafios que hoje se colocam ao ensino superior, enquanto na segunda parte se apresentam dados empíricos provenientes de uma sistematização de vários estudos sobre inserção profissional de diplomados de ensino superior realizados entre 2000 e 2010. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07T12:32:27Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/4254 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/4254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais/CIES-IUL |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais/CIES-IUL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134815718473728 |